Expansão é impulsionada por políticas municipais que atraem startups, simplificam tributos e consolidam a capital como referência em inovação
31 de outubro de 2025
Cerca de 7,4 mil novas empresas ligadas à economia digital surgiram na cidade de São Paulo somente no primeiro semestre de 2025, reforçando o momento de crescimento acelerado no setor de tecnologia.
Segundo os números, são, em média, mais de 1,2 mil novas empresas por mês, ou 40 por dia.
O reflexo está no fato de que, em dez anos, a arrecadação das empresas de tecnologia cresceu 521%, passando de R$ 1,04 bilhão em 2014 para R$ 6,48 bilhões em 2024.
Apenas no primeiro semestre de 2025, o setor já contribuiu com R$ 4,01 bilhões, mesmo com alíquotas médias entre 2% e 5%, que abrangem a maioria das atividades tecnológicas.
Além disso, dados recentes da Secretaria Municipal da Fazenda, que incluem desde grandes corporações internacionais até microempreendedores individuais (MEIs) que atuam com tecnologia, mostram que a capital abriga 360,2 mil empresas do setor tecnológico, número 63,5% maior que o de 2015, quando havia 220 mil.
De 2021 a 2025, o crescimento foi de cerca de 20%, passando de 299,6 mil para 360,2 mil.
O crescimento tecnológico de São Paulo é resultado direto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ecossistema empreendedor.
Por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Prefeitura investe em programas de aceleração que oferecem apoio financeiro, capacitação técnica, mentorias, espaços de coworking e conexão com investidores.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.
18 de dezembro de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt encerra temporada dedicada à liderança feminina
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO