Fundado em 2019, hub lidera iniciativas para as cinco divisões da indústria no País
6 de agosto de 2024
Dona de marcas como Omo, Dove, Kibon e Knorr, a Unilever trabalha desde 2019 com um centro de inteligência de dados, iniciativa fundamental para que se possa entender o comportamento dos consumidores.
Chamado de Data Hub, o centro vem redefinindo as relações da companhia com seus próprios produtos, com varejistas e com o consumidor final. Marcelo Costa (foto), líder da divisão de Cuidados com a Casa da Unilever Brasil, explica que a intenção inicial era otimizar o planejamento do negócio, com foco no fluxo entre vendas e produção.
“Com o passar do tempo, passamos a utilizar inteligência de dados para além desse ciclo, aplicando conhecimento para planejar inovações. Dessa forma, conseguimos não só projetar volumes, como também prever a performance dos produtos”, afirma o executivo.
Costa também destaca a importância de conhecer todas as características da loja que receberá o produto, por exemplo, já que, desse modo, é possível propor o sortimento adequado que vai potencializar o resultado obtido em determinado local. “É uma relação de ganha-ganha para indústria, varejo e também para o consumidor, que encontra os produtos que ele está buscando com facilidade.”
Com a inteligência de dados, dá para ter acesso a inúmeras variáveis, como o número de vezes que a loja recebe produtos do Centro de Distribuição, o tamanho da gôndola disponível para a marca e o giro de produtos naquela loja em específico.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
19 de março de 2025
Bacia do Rio Doce avança rumo à universalização do saneamento básico
Estudo aponta que 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Saiba como economizar!
17 de março de 2025
Ana Peretti, da Electrolux, revela desafios e estratégias de liderança no Talks Estadão Mídia & Mkt
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO