Cemig aposta em sustentabilidade para impulsionar o futuro da energia

Em podcast, CEO da companhia fala sobre os caminhos que a empresa tem trilhado rumo a um futuro mais sustentável

26 de junho de 2025

Cemig aposta em sustentabilidade para impulsionar o futuro da energia

A jornalista Camila Silveira conversou com o CEO da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, para um podcast especial produzido pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Cemig.

O executivo falou sobre os caminhos que a empresa tem trilhado rumo a um futuro mais sustentável, incluindo a meta de zerar as emissões líquidas de carbono até 2040.

Durante o bate-papo, também foram abordados temas como a importância dos investimentos em inovação e os impactos sociais de programas já consolidados, como o projeto de eficiência energética e o Minas LED.

“A Cemig, hoje, está fazendo o maior investimento da história, são 59 bilhões de reais”, disse Passanezi Filho. “E esse investimento é muito concentrado em rede. O que a rede faz? Na hora que eu crio a infraestrutura, eu permito, por exemplo, substituir o óleo combustível ou o óleo diesel, na irrigação, pela energia renovável. E aí eu estou melhorando as emissões no planeta.”

De acordo com o CEO, sustentabilidade, inovação e responsabilidade social não são apenas compromissos institucionais, mas também alavancas de desenvolvimento.

A modernização da iluminação pública em diversas cidades mineiras, por exemplo, traz ganhos ambientais e segurança para a população. Já as inovações que saem dos laboratórios e chegam à operação demonstram o papel da tecnologia como aliada na transição energética.

Clique aqui para ouvir o podcast, produzido pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Cemig.