Jornada Nacional de Inovação da Indústria está percorrendo todos os estados brasileiros com a missão de mapear e impulsionar a transição para o futuro verde e digital
5 de dezembro de 2025
Desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria é um projeto ambicioso e inédito que tem como objetivo mapear o estado da arte da inovação para a indústria no Brasil.
Assim, conhecendo in loco experiências inspiradoras e promovendo o diálogo entre protagonistas desse processo, dando voz a quem está criando novos negócios e novas possibilidades para a indústria.
A caravana teve início em julho e já passou por mais de 30 cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. A programação segue pelos estados do Sudeste e do Norte até março. Serão visitadas 80 cidades em todas as 27 unidades da federação.
“Conectar os diversos atores dos ecossistemas regionais tem sido um caminho promissor em busca de soluções concretas para os desafios reais da indústria”, avalia Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI.
O executivo participou de boa parte dos eventos da Jornada realizados até agora e segue “na estrada” ao lado da equipe.
A programação dos encontros, em cada cidade, envolve painéis, workshops e apresentações sobre soluções e desafios para o cenário de inovação tecnológica no Brasil. Projeta-se a participação total de mais de 4 mil pessoas em todo o País.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, diz que a Jornada contribui para transformar um paradigma – a histórica concentração do ecossistema de inovação brasileiro nos grandes centros.
“A Jornada rompe essa lógica ao levar o debate e as oportunidades de inovação para os territórios, revelando o potencial de estados e regiões fora do eixo tradicional. E democratiza o acesso à inovação, permitindo que os pequenos negócios participem de um movimento nacional de transformação”, afirma Quick.
“É o Brasil se olhando no espelho e descobrindo que a inovação está em todas as regiões, em todos os sotaques e em todos os tamanhos de empresa.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CNI.
22 de dezembro de 2025
Transplantes, pesquisa e gestão pública: como a Rede D’Or atua em responsabilidade social
XP lança selo de excelência e busca elevar padrões de qualidade no mercado financeiro
Pará desponta na criação de um modelo de pecuária rastreável e sustentável
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO