Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil

Jornada Nacional de Inovação da Indústria está percorrendo todos os estados brasileiros com a missão de mapear e impulsionar a transição para o futuro verde e digital

5 de dezembro de 2025

Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil

Desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Jornada Nacional de Inovação da Indústria é um projeto ambicioso e inédito que tem como objetivo mapear o estado da arte da inovação para a indústria no Brasil.

Assim, conhecendo in loco experiências inspiradoras e promovendo o diálogo entre protagonistas desse processo, dando voz a quem está criando novos negócios e novas possibilidades para a indústria.

A caravana teve início em julho e já passou por mais de 30 cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. A programação segue pelos estados do Sudeste e do Norte até março. Serão visitadas 80 cidades em todas as 27 unidades da federação.

“Conectar os diversos atores dos ecossistemas regionais tem sido um caminho promissor em busca de soluções concretas para os desafios reais da indústria”, avalia Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI.

O executivo participou de boa parte dos eventos da Jornada realizados até agora e segue “na estrada” ao lado da equipe.

A programação dos encontros, em cada cidade, envolve painéis, workshops e apresentações sobre soluções e desafios para o cenário de inovação tecnológica no Brasil. Projeta-se a participação total de mais de 4 mil pessoas em todo o País.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, diz que a Jornada contribui para transformar um paradigma – a histórica concentração do ecossistema de inovação brasileiro nos grandes centros.

“A Jornada rompe essa lógica ao levar o debate e as oportunidades de inovação para os territórios, revelando o potencial de estados e regiões fora do eixo tradicional. E democratiza o acesso à inovação, permitindo que os pequenos negócios participem de um movimento nacional de transformação”, afirma Quick.

“É o Brasil se olhando no espelho e descobrindo que a inovação está em todas as regiões, em todos os sotaques e em todos os tamanhos de empresa.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de CNI.