Entender os subtipos de câncer de mama, ovário e endométrio é essencial para tratamentos individualizados, que aumentam as chances de sobrevida e a qualidade de vida das pacientes
14 de fevereiro de 2025
Quando se fala em cânceres comuns em mulheres, como os de mama, ovário e endométrio, a individualização do cuidado tem sido um divisor de águas na forma como as pacientes são tratadas.
Isso porque cada caso traz características únicas que influenciam no prognóstico e nas possibilidades de tratamento – e, nesse sentido, testes genéticos e moleculares se tornam fundamentais.
A oncologista Bruna Zucchetti, do Grupo Dasa, explica que os testes genéticos analisam o DNA herdado e identificam mutações transmitidas de geração em geração.
Estas informações são essenciais para orientar medidas preventivas ou tratamentos personalizados. “A testagem genética também impacta familiares, que podem adotar medidas preventivas”, afirma.
Os subtipos do câncer de mama, por exemplo, são determinantes para a escolha do tratamento. Eles podem ser: triplo-negativo, HER2 positivo e luminal. Vale lembrar que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e afeta cerca de uma a cada oito ao longo da vida.
“No caso dos tumores triplo-negativos, a quimioterapia associada à imunoterapia é o pilar principal. Já nos tumores HER2 positivos, usamos terapias-alvo, como anticorpos monoclonais e medicamentos que bloqueiam essa proteína na superfície das células tumorais”, diz a oncologista do Grupo Dasa.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Astrazeneca.
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
IA aplicada aos negócios: agora é pra valer
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
9 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO