Brasil em foco no debate sobre segurança alimentar

Encontro em São Paulo reuniu Anvisa, Mapa e especialistas para discutir como a ciência, a inovação e a regulação fortalecem o setor

16 de outubro de 2025

Brasil em foco no debate sobre segurança alimentar

Realizado pelo Estadão, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o fórum Os Caminhos para Fortalecer a Segurança Alimentar no Brasil e no Mundo teve como proposta falar sobre a segurança alimentar – que vai muito além de garantir quantidade de comida na mesa e também depende de alimentos seguros, confiáveis e produzidos de forma sustentável.

O evento reuniu representantes da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para discutir ciência, inovação, regulação e políticas públicas no setor.

João Dornellas (foto), presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), disse que a indústria brasileira tem papel fundamental na segurança alimentar global. “O Brasil não é apenas o ‘celeiro do mundo’, mas também o ‘supermercado do mundo’, exportando produtos industrializados que geram emprego e renda localmente.”

Já Cleber Oliveira Soares, secretário executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ressalta que “a indústria nacional abastece mais de 200 milhões de brasileiros e exporta para mais de 190 países, consolidando o Brasil como o maior exportador mundial de alimentos industrializados desde 2022”.

Para Patrícia Castilho, gerente-geral de Alimentos da Anvisa, uma regulação bem-feita é fundamental para “impulsionar a indústria brasileira”. De acordo com a executiva, o País possui, atualmente, 83 temas em sua agenda regulatória, o que exige atualização constante das normas sem criar barreiras à inovação ou ao comércio, mantendo sempre a proteção do consumidor como prioridade e o desenvolvimento da indústria de alimentos.

Foto: João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), na abertura do evento Caminhos Para Fortalecer a Segurança Alimentar no Brasil e no Mundo (Crédito: Daniel Teixeira/Estadão)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.