Segundo dia do evento discutiu avanço da indústria limpa americana, papel da IA no consumo energético e liderança brasileira na agricultura regenerativa
25 de junho de 2025
Joshua Volz, subsecretário adjunto do departamento de Energia dos Estados Unidos, foi o convidado especial da palestra de abertura do segundo dia do Energy Summit 2025, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Durante o evento, que é o maior do Brasil focado em transição energética, sustentabilidade e inovação, o executivo falou sobre a atual política de energia de seu país e da relação com o Brasil. Ele destacou que o governo americano trabalha para acelerar o ritmo de financiamento aos projetos voltados para esse setor.
“O Brasil é uma força muito grande na América Latina, com muitos recursos e também com um capital humano fantástico. Estamos fazendo aqui parcerias bilaterais como um tecido que vai aumentar nossas relações”, disse, sobre o setor energético.
Sobre energia limpa, o norte-americano ressaltou que os recursos de hidrocarbonetos são essenciais para a matriz energética mundial. “A indústria americana está no caminho para se tornar ainda mais verde e mais eficiente, num nível que não existe em outras partes do mundo. E o Brasil também desempenha um papel muito importante nesse setor, com a oportunidade de ser um dos atores principais em nível mundial.”
O Energy Summit 2025 é realizado em parceria com o MIT e reúne mais de 10 mil participantes, com a presença de algumas das principais corporações do setor de energia, como Petrobras, Itaipu Binacional, Repsol, Grupo Equatorial, Energisa, Copa Energia e Auren.
Outro convidado do evento foi Rattan Lal, professor distinto e diretor do Centro Rattan Lal na Ohio State University, nos Estados Unidos.
Ele encerrou o segundo dia do Energy Summit por meio de vídeo, em que falou da otimização do uso de energia e sequestro carbono na agricultura para reduzir as emissões de CO² na atmosfera. O especialista em saúde do solo, sequestro de carbono e agricultura regenerativa disse que o Brasil é um sucesso no setor agrícola.
“Quero parabenizar os agricultores e cientistas brasileiros pela transformação de seu sistema agrícola, que contribuiu significativamente para o aumento da exportação e para a segurança alimentar de sua população”, disse.
“Desde 1960, o Brasil passou de importador para o maior exportador de alimentos do mundo. E agora está entre os cinco maiores produtores de 36 produtos diferentes. Essa transformação é atribuída para a melhoria do solo e o desenvolvimento de novas variedades de sementes.”
Em 2007, o professor fez parte do grupo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, como integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.
21 de janeiro de 2026
Acordo traz à América Latina tratamento oral para ataques de angioedema hereditário
Fundação Grupo Boticário aposta na natureza para reduzir impactos das mudanças climáticas
15 de janeiro de 2026
Encontro discute os impactos da justiça gratuita no judiciário trabalhista
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO