Brasil corre risco de colapso no número de professores, alertam especialistas

Segundo episódio da série ‘É Sobre Educação’ debate a crise na formação docente e apresenta a residência educacional como caminho possível

30 de junho de 2025

Brasil corre risco de colapso no número de professores, alertam especialistas

O segundo episódio da série É Sobre Educação, parceria do Estadão Blue Studio com o Sesi-SP, já está no ar.

O programa aborda os fatores que explicam a crise e os caminhos possíveis para o déficit no número de professores no Brasil e é comandado pela jornalista Camila Silveira, que conversa com Jerry Adriano Villanova Chacon, coordenador da Residência Educacional da Faculdade Sesi de Educação, e Helena Singer, socióloga e vice-presidente da Ashoka América Latina.

De acordo com projeções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), até 2040, o o Brasil pode enfrentar um déficit superior a 235 mil professores no ensino médio, com um cenário especialmente crítico nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Durante o bate-papo, Chacon afirma que a crise é estrutural. “Temos um problema de atratividade da carreira, falta de valorização e, principalmente, uma formação inicial desconectada da realidade das escolas.”

Helena destaca a desmotivação com a profissão. “O modelo educacional ainda segue uma lógica do século 19. Isso desmotiva os jovens a seguirem a docência e compromete a qualidade da formação”.

A Faculdade Sesi de Educação, conectada com esse cenário, adota um modelo baseado na residência educacional. “Nossos alunos aprendem dentro da escola desde o primeiro semestre, com apoio de orientadores da Faculdade e professores de referência das escolas parceiras”, explica Chacon. Helena considera o modelo promissor. “Esses programas reconhecem que a escola também produz conhecimento, e não apenas aplica teorias da universidade”, observa.

Especialistas defendem que é preciso garantir políticas públicas duradouras, com boas condições de trabalho, vínculos estáveis e valorização da carreira – só assim será possível evitar o colapso no número de professores nos próximos anos.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sesi-SP.