Belo Monte: energia essencial para o Brasil
Ao completar cinco anos de operação plena, usina associa a geração de energia limpa e renovável a projetos socioeconômicos que impulsionam o desenvolvimento sustentável da região amazônica
6 de dezembro de 2024
Essencial para a segurança energética do Brasil, a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, desempenha um papel estratégico como “bateria natural” do sistema, contribuindo para a reserva nacional em períodos de alta de consumo.
Mesmo com a seca severa que atingiu a Região Norte do Brasil, neste ano, a usina produziu 6% de toda a energia utilizada no Brasil no primeiro semestre. Outro exemplo de sua relevância é que, em alguns momentos do ano, diante da onda de calor recorde que o Brasil enfrentou, Belo Monte chegou a contribuir com 12% da energia elétrica necessária para suprir o consumo nacional, o que equivale ao atendimento de 60 milhões de pessoas.
Paulo Roberto Pinto, presidente da Norte Energia, concessionária da usina, destaca a sua contribuição. “Belo Monte demonstra a importância das fontes de energia renováveis e limpas para alimentar os grandes centros urbanos, impulsionar a economia e assegurar o funcionamento dos serviços públicos essenciais, sem prejudicar o meio ambiente.”
Outro diferencial de Belo Monte é que ela se tornou uma fonte de desenvolvimento para a região do médio Xingu, gerando 1.700 empregos diretos e indiretos. Além disso, já investiu R$ 8 bilhões em ações socioambientais e destinou R$ 1,2 bilhão às comunidades indígenas.
Essas e outras ações contribuíram para que o porcentual de moradores abaixo da linha da pobreza na cidade de Altamira (PA), com 130 mil habitantes, caísse de 25% para 3% entre 2010 e 2023, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Norte Energia.
Leia também
-
Mercado
-
13 de março de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt estreia com Adriana Alcântara, da Audible Brasil
-
10 de março de 2025
SHEIN expande marketplace para mais cinco Estados brasileiros
-
10 de março de 2025
Soft skills e formação humanística são essenciais na era da IA
-
Aspas
-
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
-
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
-
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
-
Eventos
-
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
-
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Publicações
-
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
-
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Podcast
-
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
-
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
-
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
-
Vídeos
-
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
-
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
-
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO