Conferência promovida pela Abrasel, em parceria com a FGV, apresenta estudo inédito e reúne especialistas para debater soluções que impulsionem a produtividade e a formalização do setor
9 de dezembro de 2024
O setor de alimentação fora do lar enfrenta um momento crucial para redefinir seu papel na economia e na sociedade, já que impactos de crises recentes, como a pandemia, evidenciaram algumas de suas fragilidades estruturais, além da informalidade ainda alargamento e desafios de produtividade.
E foi para discutir assuntos relacionados a esses temas que foi realizada a conferência Bares e Restaurantes no Brasil, no dia 2 de dezembro, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), contou com a participação de acadêmicos, líderes empresariais e autoridades.
Durante a abertura dos painéis, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, falou sobre a importância de ações coordenadas. “Nosso desafio é oferecer à sociedade iniciativas integradas que resgatem um segmento vital, mas ainda desestruturado.”
O evento contou com a apresentação de um estudo inédito elaborado pela Escola de Economia de São Paulo da FGV (FGV EESP), que apresentou um diagnóstico abrangente do setor e propôs soluções para superar os entraves e melhorar a produtividade do setor.
Dentre os números apresentados, está o de que o setor representa cerca de 3,6% do PIB nacional e emprega 5 milhões formalmente, além de outros milhões na informalidade.
Em um dos painéis, foi discutida a importância da colaboração entre empresas, governo e entidades do setor. O representante da Coca-Cola, por exemplo, falou sobre como as ações coordenadas podem impactar positivamente a experiência do consumidor e a rentabilidade do setor. “A união de esforços é essencial para promover um ambiente de negócios mais saudável e sustentável, beneficiando toda a cadeia de valor”, disse Daniel Kastrup, diretor sênior de Varejo da empresa.
Já Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, reforçou a importância desta colaboração. “A união de forças entre empresas, governo e entidades é essencial para construir um Brasil mais simples para empreender e melhor para viver. Esse é o nosso compromisso com o setor e com o País.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Abrasel.
17 de março de 2025
Ana Peretti, da Electrolux, revela desafios e estratégias de liderança no Talks Estadão Mídia & Mkt
13 de março de 2025
Talks Estadão Mídia & Mkt estreia com Adriana Alcântara, da Audible Brasil
10 de março de 2025
SHEIN expande marketplace para mais cinco Estados brasileiros
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO