PR Newswire Internacional
Sonepar aposta em “portfólio verde” e práticas sustentáveis para o mercado de materiais elétricos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 30 de novembro de 2022
PR NEWSWIRE
Sonepar aposta em “portfólio verde” e práticas sustentáveis para o mercado de materiais elétricos
PR Newswire
SÃO PAULO, 30 de novembro de 2022
SÃO PAULO, 30 de novembro de 2022 /PRNewswire/ — A Sonepar, líder nacional na distribuição de materiais elétricos, alcançou um faturamento recorde no Brasil em 2021, com R$ 1,92 bilhão em vendas e crescimento de 30% em relação a 2020. A melhor notícia, no entanto, é que esse resultado expressivo está totalmente alinhado às práticas de governança ambiental, social e corporativa, conhecidas internacionalmente pela sigla ESG ? tema que ganhou ainda mais relevância após a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), realizada neste mês de novembro, no Egito.
Operando no país por meio das empresas Dimensional, Eletronor e Nortel, a Sonepar integra o desenvolvimento sustentável em seu plano estratégico e opera alinhada com diretrizes globais do Grupo. Assim, a companhia está completamente comprometida em ser mais sustentável e está se preparando para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.
Em 2019, a companhia mediu sua pegada de carbono pela primeira vez no Brasil e vem trabalhando muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos, tendo como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C até 2050.
Além de todo o compromisso com a sustentabilidade, a grande missão da organização é apoiar os clientes a atuar de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo a pegada de carbono. Nesse sentido, o investimento na capacitação da força de vendas das empresas é constante, para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar seus próprios fornecedores a se engajar neste movimento também.
“A Sonepar tem percebido um aumento na demanda dos clientes por iniciativas ligadas à sustentabilidade, envolvendo tanto ações voltadas para produtos e serviços quanto ações internas da empresa, à mensuração da pegada de carbono, à busca por eficiência energética e até à redução no consumo de combustíveis”, destaca Ricardo Daizem, diretor de Operações da Sonepar no Brasil. “Ajudar os clientes a atuarem de uma forma mais verde e eficiente envolve o olhar para o produto em todas as suas etapas: aplicação, avaliação do seu tempo de vida, serviços para reparo, manutenção e descarte ao final do ciclo de uso”, complementa.
Parceria com os fornecedores
Para fazer a diferença nessa atuação sustentável com os clientes e o mercado, o Grupo iniciou o desenvolvimento de um portfólio verde de produtos, que hoje conta com mais de 40 mil itens cadastrados.
Para que esses “produtos verdes” pudessem ser identificados, o engajamento dos fornecedores foi fundamental. A companhia iniciou as abordagens com um grupo de fabricantes estratégicos e esclareceu os critérios para a classificação dos materiais elétricos. Em seguida, os fornecedores levantaram dados sobre seus portfólios, que passaram por uma avaliação e uma validação conjuntas.
“É possível mapear e classificar os itens como parte do portfólio verde com base em quatro categorias: Redução do Consumo de Energia; Circularidade (capacidade de reciclagem, reparo e eliminação de resíduos); Materiais Sustentáveis (análise da composição, se tem menos substâncias tóxicas, se está enquadrado nas regulamentações EcoLabel, REACH e ROHS); e Certificação de Produtos ou Serviços (se possuem selos como Green Eletron, Eurociclo etc.)”, explica Bianca Bricio, gerente de Sustentabilidade da Sonepar no Brasil.
Bianca ainda relata que a empresa adequou os sistemas internos e externos para deixar as informações sobre os produtos sustentáveis disponíveis à equipe comercial, aos fornecedores e aos clientes. “Além disso, promovemos constantemente campanhas e treinamentos, tanto aos nossos colaboradores quanto aos fabricantes, com o objetivo de proporcionar uma escolha mais consciente aos clientes”, afirma ela.
A Sonepar aposta que, com essas medidas, os clientes podem compreender exatamente o diferencial dos produtos que estão adquirindo. Neste contexto, o preço dos itens passa a ser secundário na priorização de compra, conforme aponta Rafael Kenji, gerente de produtos da empresa: “em muitos casos, o preço dos produtos verdes é o mesmo dos demais. Porém, mesmo que o preço varie entre 5% e 15%, eles acabam ganhando a preferência dos clientes, que optam pelas marcas conscientes e comprometidas com o planeta, além de terem a ciência de que esses itens trarão maior benefício e eficiência às suas aplicações e operações”.
Sobre a Sonepar
A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 45 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 100 empresas em 40 países. Em 2021, o Grupo registrou vendas de ? 26,4 bilhões (em 31 de dezembro de 2021). No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar no Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel. Possui 70 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.800 colaboradores e registrou em 2021 um faturamento de R$ 1,9 bilhão em vendas. Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas digitais. Mais informações em https://sonepar.com.br/
FONTE Sonepar
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional PTC Therapeutics abraça a causa de pessoas com doenças raras por meio de campanha de conscientização no Rio de Janeiro
2 de março de 2023PR NEWSWIRE PTC Therapeutics abraça a causa de pessoas com doenças raras por meio de campanha de conscientização no Rio de Janeiro PR Newswire RIO DE JANEIRO, 2 de março de 2023 Em sua segunda
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Flex Company reúne especialistas e profissionais do setor automotivo para capacitação em veículos híbridos elétricos
30 de outubro de 2023PR NEWSWIRE – Segunda edição do Mundo Pró VHE acontece no próximo dia 04 de novembro, em São Caetano do Sul, interior de São Paulo, e irá reunir principais profissionais da área para
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Casa Santa Luzia otimiza gestão de pessoas com solução da Linx
28 de julho de 2023PR NEWSWIRE Mais de 600 colaboradores foram positivamente impactados pelo software de gestão de recursos humanos SÃO PAULO, 28 de julho de 2023 /PRNewswire/ — A Casa Santa Luzia,
Saiba Mais