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Ressignificar o marketing é o segredo do sucesso

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de dezembro de 2023

PR NEWSWIRE

Especialista da Linx explica como as grandes marcas conseguem conquistar a Geração Z

SÃO PAULO, 13 de dezembro de 2023 /PRNewswire/ — Você já ouviu a expressão: “as empresas estão fazendo muito barulho em um mundo já muito barulhento”? Se ainda não a conhece, o mundo corporativo atual precisa fazer essa reflexão. Investir em comunicação e em ações de marketing é vital para qualquer empresa. No entanto, será que apenas ações excessivas de marketing são suficientes para manter uma empresa competitiva diante dos concorrentes?

Um estudo realizado pela Imperative, em parceria com o LinkedIn, revelou que empresas com propósitos sólidos têm uma taxa de rotatividade 49% mais baixa e experimentam um crescimento de receita 42% mais rápido. Esses dados indicam que, para sobreviver e prosperar no mercado atual, não basta apenas vender. Hoje, é essencial ir além, tendo uma atuação claramente definida e fundamentada em propósitos. 

Para Guga Schifino, diretor de novos negócios da Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, a atuação baseada em propósito – alinhada a uma estratégia de comunicação estruturada – é o segredo-chave para as empresas se destacarem. Isso porque, em um mercado dinâmico e em constante evolução, oferecer produtos inovadores tornou-se relativamente fácil, dado o grande número de marcas lançando produtos interessantes a todo momento. Para se destacar da concorrência, a empresa precisa não apenas oferecer produtos ou serviços de qualidade, mas fazer a diferença em questões fundamentais para a sociedade, como meio ambiente, igualdade, diversidade, inclusão social e combate à fome.

De acordo com o especialista, as marcas precisam mostrar ao mundo como contribuem de maneira positiva e por que vale a pena consumir o seu produto. Muitas podem argumentar que é por meio de estratégias de marketing, fazendo ainda mais barulho com seus produtos ou serviços. No entanto, considerando que o mundo já está saturado de informações, fazer a diferença requer contribuições efetivas para causas relevantes.

“Empresas que atuam com propósito, além de oferecerem bons produtos, precisam ser autênticas e transparentes. Não basta criar uma mensagem bonita reproduzida por um ator. Cada ação de marketing precisa ser verdadeira, representando uma experiência vivida e aplicável no mundo real. São essas ações bem-executadas que destacarão a marca em um mercado cada vez mais competitivo e ruidoso”, explica o executivo.

Marcas com propósito

Para Guga Schifino, já existem marcas fazendo a diferença em sua atuação baseada em propósito, como a varejista americana Patagonia, especializada em roupas esportivas, que direciona seus investimentos para combater as mudanças climáticas.

Outro exemplo é o navegador alemão Ecosia, que já atraiu mais de 50 milhões de usuários ao se autodenominar o motor de busca que planta árvores. Além de destinar seus lucros para o plantio de árvores, o navegador prioriza os produtos mais “verdes” em suas buscas, incentivando um consumo consciente e preocupado com o meio ambiente.

No cenário brasileiro, a Reserva, marca de moda, se destaca ao viabilizar cinco pratos de comida a quem tem fome a cada peça de roupa vendida. Desde 2016, mais de 55 milhões de pratos foram distribuídos por meio da ONG Banco de Alimentos e do Projeto Mesa Brasil.

O especialista explica, ainda, que esse posicionamento vem conquistando cada vez mais adeptos devido a um fator crucial: a Geração Z. Essa geração, que representa mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, entre 10 e 25 anos, está se tornando decisiva nas relações de consumo. Com 40% dos gastos globais atribuídos a esse grupo, torna-se evidente que as marcas precisam ir além de serem simplesmente boas em seus segmentos.

“Em um mercado competitivo e com um público mais exigente, composto pela Geração Z, as empresas não podem depender apenas de produtos inovadores. Elas precisam investir em um marketing eficaz, comunicar-se com clareza e adotar propósitos que realmente causem um impacto positivo no mundo”, finaliza.

Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação.
Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa

FONTE Linx

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