PR Newswire Internacional
PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: GOL Expande Voos com a Retomada da Demanda por Viagens Aéreas
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de novembro de 2020
GOL Expande Voos com a Retomada da Demanda por Viagens Aéreas
PR Newswire
SÃO PAULO, 4 de Novembro de 2020
A Companhia mantém sólida posição de liquidez, sem vencimentos significativos de dívida até 2024;
Forte disciplina na gestão da capacidade resultou em taxa de ocupação de 79%;
Voos diários triplicam para 360 no 3T20 e o Boeing 737 MAX se aproxima da aprovação
SÃO PAULO, 4 de Novembro de 2020 /PRNewswire/ — A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, anunciou hoje o resultado consolidado do terceiro trimestre de 2020 (3T20) e detalhou suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia global de COVID-19.
Todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e também com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre de queda abrupta na demanda com o mesmo período do ano anterior. Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção “despesas operacionais” a seguir. As comparações são em relação ao terceiro trimestre de 2019 (3T19), exceto quando especificadas de outra forma.
“Os resultados promissores do terceiro trimestre refletem o retorno dos passageiros aos céus no Brasil e a nossa confiança nos diferenciais competitivos da GOL”, disse Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente. “O número de Clientes voando conosco no terceiro trimestre triplicou em comparação ao 2T20, o que é uma recuperação notável considerando o ambiente desafiador de mercado. A GOL prontamente atendeu essa demanda por meio de seu modelo de gestão de frota altamente flexível, ao mesmo tempo em que manteve taxas de ocupação de aproximadamente 80%. Isso comprova a sustentabilidade do modelo GOL de baixo custo com frota de um único tipo de aeronave, aliado aos esforços de nossa equipe de Gestão, desde o início da crise, em preservar o caixa e proteger nosso balanço patrimonial. Acreditamos que a Companhia está agora em uma posição de mercado vantajosa, à medida em que a demanda por viagens deve se acelerar continuamente em 2020 e 2021.”
A GOL manteve uma posição sólida de liquidez e encerrou o trimestre com R$2,2 bilhões em liquidez. De março a setembro, a Companhia realizou todos os ajustes necessários para atravessar este período de redução de demanda, priorizando o equilíbrio entre as entradas e saídas de seu fluxo de caixa operacional.
Desde o início da pandemia, a GOL tem trabalhado incansavelmente com todos os seus stakeholders para garantir que a Companhia mantenha uma liquidez adequada. A Companhia reequilibrou seu cronograma de amortização de dívidas, focou na manutenção dos empregos e fortaleceu a relação comercial com seus principais parceiros de negócios. Os mercados de crédito reconheceram a força e a qualidade dessa execução, aumentando os preços da dívida não garantida de longo prazo da GOL no mercado secundário em mais de 35% desde o início do 3T20.
Kakinoff acrescentou: “Temos sido diligentes com a gestão das operações e da saúde financeira da GOL durante esta crise e agradecemos aos nossos stakeholders pelo comprometimento e pelo apoio contínuo.”
Com o retorno contínuo da demanda no 3T20, a GOL ampliou a oferta de voos na região Nordeste e inaugurou o hub de Salvador, garantindo assim a mais completa e abrangente malha aérea para atender a retomada das viagens a lazer. Os primeiros indicadores de busca de passagens e o aumento do nível de vendas nos grandes mercados nacionais contribuirão para a contínua ampliação do seu crescimento sustentável no mercado doméstico. A participação atual da GOL no mercado doméstico é de aproximadamente 40%, representando um aumento de dois pontos percentuais desde o início da pandemia. A liderança da GOL no mercado nacional contribuirá ainda mais para seu diferencial de desalavancagem e competitividade.
Essas iniciativas tornam a Companhia muito bem preparada para absorver o contínuo crescimento da demanda de passageiros advinda da continuada recuperação econômica brasileira que se espera para o próximo ano.
Sumário dos Resultados do 3T20
- O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) diminuiu 72% comparativamente ao 3T19, totalizando 3,2 bilhões de RPKs. Entretanto, registramos um aumento de 63% em RPK de julho a setembro;
- O Assento Quilômetro Ofertado (ASK) reduziu 70% em relação ao 3T19, entretanto cresceu 59% dentro do trimestre;
- A GOL transportou 2,6 milhões de Clientes no trimestre, uma diminuição de 73% versus o 3T19, contudo uma evolução de mais de 300% na comparação com o 2T20. Durante o feriado de Independência, a GOL registrou 55 mil Clientes transportados em um único dia, o que representa 55% do registrado no mesmo período de 2019;
- A receita líquida foi de R$975 milhões, uma queda de 74% em relação ao 3T19, porém uma expansão de 172% versus o 2T20. A receita mensal iniciou com R$240 milhões em julho e terminou com R$465 milhões em setembro, representando um crescimento de 94% dentro do 3T20. As outras receitas (principalmente cargas e fidelidade) totalizaram R$95,9 milhões, equivalente a 9,8% do total de receitas;
- A Receita Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (RASK) foi de 24,42 centavos (R$), redução de 12% em relação ao 3T19. A Receita de Passageiros Líquida por Assento Quilômetro Ofertado (PRASK) chegou a 22,02 centavos (R$), queda de 16% em relação ao 3T19;
- O EBITDA ajustado e o EBIT ajustado foram de R$284 milhões e R$114 milhões, respectivamente, e refletem o resultado do gerenciamento racional e responsável da oferta em relação à demanda; e
- O prejuízo líquido após participação de minoritários foi de R$872 milhões (excluindo variações cambiais e monetárias, perdas líquidas não recorrentes, perdas relacionadas a Exchangeable Notes e resultados não realizados de capped calls).
VÍDEOS DA ADMINISTRAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO & ÍNTEGRA DO RELEASE DE RESULTADOS
Acesse release de resultados, vídeos da administração, apresentação e demonstrações financeiras completas em: www.voegol.com.br/ri
Teleconferência 3T20: 4 de novembro de 2020, 13h30 (Brasil), Telefone: +55 (11) 3181-8565, Código: GOL, com transmissão via webcast (https://webcastlite.mziq.com/cover.html?webcastId=0e8531b0-4fc8-41c6-8f48-5bfeafbef79c).
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (www.voegol.com.br): O maior grupo de serviços de transporte e viagens aéreas do Brasil, com atuação em transporte de passageiros, transporte de carga e programas de fidelidade de coalizão.
FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
PR NEWSWIRE
Leia também
-
PR Newswire Internacional A Automation Anywhere anuncia os vencedores do Global Partner of the Year de 2024
11 de junho de 2024A Automation Anywhere, líder em soluções de automação alimentadas por IA, anunciou hoje os vencedores de seu Global Partner of the Year Awards apresentados no Partner Summit anual
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional O ChatGPT e o futuro da sociedade
23 de fevereiro de 2023PR NEWSWIRE O ChatGPT e o futuro da sociedade PR Newswire SAO PAULO, 23 de fevereiro de 2023 João Calaresi SAO PAULO, 23 de fevereiro de 2023 /PRNewswire/ — Nas últimas semanas, um assunto
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Volkswagen Caminhões e Ônibus divulga novo Relatório de Sustentabilidade
10 de julho de 2024Dados referentes a 2023 reafirmam propósito, missão, visão e valores praticados pela empresa
Saiba Mais