PR Newswire Internacional
PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: As principais marcas e varejistas do mundo unem suas forças para enfrentar o desafio dos resíduos plásticos através de embalagens e compromissos politicos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de dezembro de 2020
As principais marcas e varejistas do mundo unem suas forças para enfrentar o desafio dos resíduos plásticos através de embalagens e compromissos politicos
PR Newswire
PARIS, 8 de dezembro de 2020
Com o desenvolvimento das duas primeiras “Regras de ouro do design”, empresas com uma receita anual coletiva de mais de 1 trilhão de euros visam reduzir a utilização de plásticos e melhorar a reciclabilidade, eliminando progressivamente materiais, cores e rótulos problemáticos de suas embalagens
Novo parecer sobre o enquadramento de otimização do programa de Responsabilidade estendida dos produtores promove soluções lideradas pela indústria para fortalecer e expandir os sistemas de reciclagem em todo o mundo
PARIS, 8 de dezembro de 2020 Demonstrando liderança mundial nos esforços da indústria de bens de consumo para enfrentar o desafio da poluição de plásticos e contribuir para promover um mundo onde nenhum resíduo de plástico acabe na natureza, a Aliança de ações contra os resíduos de plásticos do The Consumer Goods Forum (CGF) anuncia hoje os primeiros avanços fundamentais realizados pelos membros da Aliança para transformar a relação da indústria com as embalagens plásticas.

Com foco nas principais mudanças de design de embalagens e no desenvolvimento de um enquadramento para programas de otimização da Responsabilidade estendida dos produtores (EPR), essas ações ilustram o papel de liderança da Aliança na indústria para reduzir os resíduos de plásticos, impulsionando ações tangíveis e evolutivas que impactarão a qualidade e reciclabilidade de embalagens plásticas e apoiarão esquemas de gerenciamento de resíduos em todo o mundo.
O desenvolvimento da nova Aliança no início deste ano se baseia no endosso do CGF de 2018 ao Compromisso mundial da Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen MacArthur. A visão da Aliança de avançar em direção à Nova Economia do Plástico está incorporada em suas quatro prioridades principais:
- adoção de diretrizes de design para embalagens de plástico para reduzir a quantidade de plástico utilizado nas embalagens e aumentar seu valor, qualidade e reciclabilidade;
- alinhamento em um enquadramento para programas de EPR para apoiar a melhoria e o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento de resíduos em todo o mundo;
- suporte de inovações de reciclagem; e
- condução de novos programas em mercados avançados e em transição para aumentar as taxas de reciclagem.
Avançando em sua primeira prioridade, os membros da Aliança finalizaram as duas primeiras “Regras de ouro do design” para o design de embalagens de plástico concebidas para acelerar o progresso em direção ao seu objetivo de utilizar menos e melhor plástico. Essas regras têm como objetivo ajudar a reduzir a complexidade do processo de reciclagem de diferentes tipos de materiais, aumentando assim as taxas de reciclagem. As duas primeiras têm como foco aumentar o valor da reciclagem de garrafas PET e remover elementos problemáticos da embalagem, como negro de fumo, PVC (cloreto de polivinil) e EPS (poliestireno expandido), que complicam o processo de reciclagem. Os consumidores poderão ver o impacto dessas mudanças, pois os produtos de uso diário, como garrafas descartáveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza doméstica, embalagens para alimentos e recipientes para levar, serão feitos com materiais que podem ser reciclados mais facilmente.
Os membros da Aliança de todo o mundo, com uma receita compartilhada de mais de 1 trilhão de euros e representando mais de 10 por cento do mercado mundial de embalagens plásticas, se comprometeram a adotar essas regras na medida do possível até 2025. Esses compromissos surgem após a identificação e priorização de oportunidades em seus portfólios de embalagens, que podem ter um impacto específico e valioso. Eles também se comprometem a informar sobre a implementação das regras através de um processo simples alinhado com os relatórios do Compromisso mundial da Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen MacArthur. Os detalhes sobre o que essas duas primeiras regras envolvem e quais membros as adotaram estão disponíveis no site da Aliança.
Além disso, os membros da Aliança lançaram um novo parecer, “Construção de uma economia circular para embalagens: uma visão da indústria de bens de consumo sobre a otimização da responsabilidade estendida dos produtores”, que proporciona um enquadramento para o desenvolvimento e implementação de programas de EPR em todo o mundo. Reconhecendo que a indústria não pode alcançar uma economia circular trabalhando sozinha, a Aliança apoia o desenvolvimento de programas de EPR para facilitar a colaboração da indústria e do governo na melhoria do gerenciamento de resíduos. Os membros da Aliança poderão utilizar este enquadramento para orientar seu envolvimento com os mercados ao redor do mundo e contribuir para um apoio eficaz dos esquemas locais de reciclagem. O artigo está disponível para download no site da Aliança.
Essas ações no design e EPR são supervisionadas pela liderança da Aliança. A Aliança é patrocinada no Conselho do CGF por Alan Jope, CEO da Unilever e Galen Weston, Presidente Executivo da Loblaw Companies Limited. Seu Comitê Diretor é copresidido por Barry Parkin, Diretor de Compras e Sustentabilidade da Mars, Incorporated e Robert Nicol, Vice-presidente de Assuntos Corporativos da Walmart no Canadá.
Alan Jope, CEO da Unilever, disse: “Devemos agir urgentemente para deter os resíduos plásticos e passar para um modelo circular. Esta é a prioridade número um para nós da Aliança. Nenhuma empresa pode conseguir isso sozinha, e é por isso que unimos forças para impulsionar a mudança em nosso próprio setor e, esperamos, dar o exemplo para outros setores”.
Galen Weston, Presidente Executivo da Loblaw Companies Limited, disse: “Nosso setor gera uma parcela significativa dos resíduos plásticos do mundo. Como empresas que concebem, embalam e vendem produtos, devemos ser uma parte substancial da solução. Como uma Aliança, apoiamos ativamente decisões impactantes e políticas equilibradas que reduzam os resíduos plásticos”.
Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo, disse: “Nosso setor está tomando medidas vitais para lutar contra o desperdício de embalagens e poluição de plásticos, incluindo inovação de materiais e de design, novos formatos e sistemas de embalagens e a criação de melhores programas de reciclagem. Sabemos que o setor público tem um papel importante a desempenhar. Um espírito de parceria público-privada está no centro de nossa nova orientação sobre a otimização dos sistemas de responsabilidade estendida dos produtores”.
Doug McMillon, CEO da Walmart, disse: “O uso contínuo e generalizado de plástico em nosso setor evidenciou a necessidade de uma ação rápida para reverter seus efeitos negativos em nosso planeta e nas pessoas. O setor deu alguns passos, mas, até o momento, nosso trabalho não foi suficiente. A Aliança de ações contra os resíduos de plásticos do CGF está dando um passo audacioso na direção certa, criando regras de design de embalagens indispensáveis para incentivar a ação coletiva. Este trabalho é fundamental para o nosso próprio objetivo de nos tornarmos uma empresa regenerativa ? que restaura, renova e reabastece ? e estamos ansiosos para progredir juntos”.
As 36 empresas membros da Aliança de ações contra os resíduos de plásticos são: Amcor, Barilla, Bel Group, Beijing Hualian Group, Carrefour, The Coca-Cola Company, Colgate-Palmolive, Danone, Dairy Farm, Essity, Grupo Bimbo, GSK, Henkel, ICA, Jerónimo Martins, Johnson & Johnson Consumer Health, Kao Corporation, Land O’Lakes, L’Oréal, Loblaw Companies Limited, Mars, Incorporated, Merck Animal Health, Mondel?z International, Nestlé, NTUC Fairprice, PepsiCo, Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Rewe Group, Sainsbury’s, SC Johnson, SIG Combibloc Group, Tetra Pak, Unilever PLC, Walgreens Boots Alliance e Walmart.
— Fim —
Sobre a Aliança de ações contra os resíduos de plásticos do The Consumer Goods Forum
A Aliança de ações contra os resíduos de plásticos do The Consumer Goods Forum (“CGF”) foi fundada em 2020 com o objetivo de desenvolver uma abordagem mais circular para o desenvolvimento e processamento de embalagens plásticas na indústria de bens de consumo. O desenvolvimento da Aliança se baseia no endosso do CGF de 2018 à Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen MacArthur. Como um grupo liderado por um CEO de 36 varejistas e fabricantes comprometidos e inovadores, a visão da Aliança de acelerar o progresso em direção à Nova Economia do Plástico é incorporada por seus objetivos centrais para que os membros trabalhem na implementação de medidas de impacto graças a colaborações de múltiplas partes interessadas que contribuirão para que a circularidade passe a ser a norma na indústria. Para obter mais informações sobre o trabalho do CGF na redução dos resíduos de plástico, visite www.tcgfplasticwaste.com.
Sobre The Consumer Goods Forum
The Consumer Goods Forum (“CGF”) é uma rede industrial global baseada na igualdade gerenciada por seus membros para incentivar a adoção global de práticas e normas úteis para a indústria de bens de consumo por todo o mundo. Reúne os CEOs e gerentes seniores de cerca de 400 varejistas, produtores, prestadores de serviços e outras partes interessadas em 70 países e reflete a diversidade da indústria em termos geográficos, de tamanho, formato e categoria de produtos. Suas empresas associadas têm vendas combinadas de 3,5 trilhões de euros e empregam, diretamente, quase 10 milhões de pessoas, com mais 90 milhões de empregos relacionados estimados ao longo da cadeia de valor. Ele é gerenciado por seu Conselho de Administração, que inclui 58 CEOs de varejo e produtores. Para mais informações, visite: www.theconsumergoodsforum.com.
Logo: https://mma.prnewswire.com/media/1279200/The_Consumer_Goods_Forum_Logo.jpg
FONTE The Consumer Goods Forum
PR NEWSWIRE
Leia também
-
PR Newswire Internacional Multicrediário participa da 20ª edição da Expo Óptica
5 de abril de 2024A Multicrediário marca presença na 20ª edição da Expo Óptica, maior evento do setor na América Latina, que será realizado de 10 a 13 de abril no Expo Center Norte (pavilhão vermel
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: Latin America’s 50 Best Restaurants Anuncia Restaurante Fauna Como Vencedor Do Miele One To Watch Award 2020
10 de novembro de 2020Latin America’s 50 Best Restaurants Anuncia Restaurante Fauna Como Vencedor Do Miele One To Watch Award 2020 PR Newswire VALLE DE GUADALUPE, México, 10 de novembro de 2020 VALLE DE GUADALUPE,
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional Bayer apresenta fungicida inédito, novos modelos de negócio e inovação em sementes na Tecnoshow Comigo
24 de março de 2023PR NEWSWIRE Visitantes podem ver avanços em soja, milho, proteção de cultivos, agricultura digital e sustentabilidade, além de obter recomendações com especialistas do setor SÃO PAULO, 24 de
Saiba Mais