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Mapa dos apps de compra: estudo destrincha a evolução do e-commerce mobile brasileiro nos últimos 4 anos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de novembro de 2022
PR NEWSWIRE
Mapa dos apps de compra: estudo destrincha a evolução do e-commerce mobile brasileiro nos últimos 4 anos
PR Newswire
SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022
SÃO PAULO, 29 de novembro de 2022 /PRNewswire/ — O brasileiro está mais disposto a realizar compras via aplicativos do que esteve em 2021 ? ao menos, é isso que diz o número de downloads de apps de e-commerce realizados no território nacional. De acordo com estudo que acaba de ser divulgado pela RankMyApp, o primeiro semestre de 2022 registrou 15,7 milhões de instalações, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total foi de 15,3 milhões.
“Esses dados mostram que o brasileiro está cada vez mais habituado a utilizar o celular para realizar algum tipo de compra. É um caminho sem volta, já que pesquisas de mercado apontam que, em 2021, 54% das vendas no e-commerce vieram do mobile”, afirma o CEO da RankMyApp, Leandro Scalise. “Com exceção a 2020, que foi um capítulo à parte por conta da chegada da pandemia, 2021 foi o ano mais forte da série histórica, com 32,2 milhões de apps baixados. Porém 2022 deve superar em mais de 3% esse número, impulsionado por um segundo semestre com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, além, é claro, da Copa do Mundo”, acrescenta ele.
Mais de 350 milhões de dados analisados
Para produzir o levantamento, a RankMyApp – líder nacional no mercado de mobile marketing e com mais de 600 clientes espalhados por 17 países – analisou 350 milhões de dados de aquisição anonimizados, 283 milhões de visualizações e 70 milhões de instalações de apps no Google Play e na App Store, entre janeiro de 2018 e junho de 2022.
“O meio digital muda o tempo todo, em uma velocidade imensa. E esse relatório mapeia o mobile marketing brasileiro, com informações preciosas para que as empresas e agências de mídia possam definir as melhores estratégias para alcançar novos clientes ou para despertar o desejo de compra em clientes inativos. Planejamento e gestão de mídia são as chaves para o sucesso no varejo”, pontua Scalise.
O cenário brasileiro
É perceptível a aceleração dos hábitos de consumo on-line nos últimos anos. Estima-se que 40% dos usuários de internet em todo o mundo já compram produtos on-line. Isso equivale a mais de 1 bilhão de compradores. O Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet. As vendas online têm crescido ano a ano e, atualmente, já representam 1% do PIB brasileiro.
Segundo o estudo “Perfil do E-commerce”, foi registrado no último ano um crescimento de 38% no número de lojas on-line, atingindo a marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país. Esses dados tendem a crescer bastante nos próximos anos, conforme o fortalecimento do papel do mobile como um instrumento importante para aumento de receita e relacionamento com os clientes. Por isso, o crescimento do m-commerce ou e-commerce mobile é outra tendência interessante que deve ser observada.
Em 2021, mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile. Essa dado faz correlação com uma pesquisa que aponta que 92% dos brasileiros, além de pesquisarem preços, também já fazem compras pelo celular.
Downloads de apps de e-commerce
- 2018: 22,0 milhões
- 2019: 26,5 milhões
- 2020: 54,0 milhões
- 2021: 32,2 milhões
- 2022: 15,7 milhões (até junho)
“Nota-se que 2020 apresentou alta de 104% em relação a 2019, muito por conta do início da pandemia da Covid-19, período em que as pessoas não sabiam quando poderiam sair de casa novamente para ter uma vida mais próxima do normal”, explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da empresa. “Já nos outros anos da série, as instalações do m-commerce vêm apresentando um crescimento sustentável, e 2022 muito provavelmente seguirá essa tendência”.
Destaques sobre instalações
- 2018: os meses com maior número de downloads foram janeiro (queima de estoque do fim do ano anterior), novembro (Black Friday) e dezembro (Natal e Ano-Novo);
- 2019: aumento de 20% em relação a 2019, já que a economia brasileira demonstrava sinais de recuperação pós-crise de 2014. O maior número de downloads foi presenciado em janeiro, novembro e dezembro, sendo novembro o mês com maior número de instalações da série histórica (exceção feita aos meses de 2020);
- 2020: alta de 104% em relação ao ano anterior, sendo maio, junho e julho os meses com mais instalações, impulsionados pelos efeitos da pandemia e do isolamento social;
- 2021: queda de 40% em relação a 2020, porém alta de 21% em relação a 2019, sendo os meses com maior número de downloads março (Dia do Consumidor), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday);
- 2022: aumento de 2,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021, com destaque para março (Dia do Consumidor), abril e maio (Dia das Mães).
Total de downloads nas datas comemorativas (por ano e categoria)
Liquidações de janeiro |
||||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
TOTAL |
|
Marketplace |
1,86 mi |
1,42 mi |
1,27 mi |
1,12 mi |
940,1 mil |
6,61 mi |
Móveis & Eletro |
221,6 mil |
549 mil |
2,78 mi |
1,13 mi |
1,23 mi |
5,91 mi |
Artigos Esportivos |
63,6 mil |
118,2 mil |
365,8 mil |
183,1 mil |
268,4 mil |
999 mil |
Saúde & Beleza |
77,8 mil |
57,4 mil |
101,9 mil |
133,3 mil |
175,1 mil |
545 mil |
TOTAL |
2,22 mi |
2,14 mi |
4,52 mi |
2,57 mi |
2,61 mi |
14,1 mi |
Dia do Consumidor (março) |
||||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
TOTAL |
|
Marketplace |
1,42 mi |
1,3 mi |
1,04 mi |
1,03 mi |
963,6 mil |
5,75 mi |
Móveis & Eletro |
220,2 mil |
341,9 mil |
1,75 mi |
1,46 mi |
1,22 mi |
4,99 mi |
Artigos Esportivos |
68,2 mil |
118,4 mil |
399,9 mil |
216,1 mil |
288 mil |
1,09 mi |
Saúde & Beleza |
113,6 mil |
109,2 mil |
141,3 mil |
154,7 mil |
199,2 mil |
718 mil |
TOTAL |
1,82 mi |
1,87 mi |
3,33 mi |
2,86 mi |
2,67 mi |
12,5 mi |
Dia das Mães (maio) |
||||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
TOTAL |
|
Móveis & Eletro |
220,7 mil |
442,7 mil |
3,8 mi |
1,22 mi |
1,37 mi |
7,05 mi |
Marketplace |
1,23 mi |
1,24 mi |
1,47 mi |
986,9 mil |
857,8 mil |
5,79 mi |
Artigos Esportivos |
68,5 mil |
164,6 mil |
964,8 mil |
212,7 mil |
304,2 mil |
1,71 mi |
Saúde & Beleza |
84,1 mil |
76,4 mil |
235,4 mil |
163 mil |
195,2 mil |
754,1 mil |
TOTAL |
1,6 mi |
1,92 mi |
6,47 mi |
2,58 mi |
2,73 mi |
15,3 mi |
Dia dos Namorados (junho) |
||||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
TOTAL |
|
Móveis & Eletro |
205,7 mil |
395,4 mil |
4,11 mi |
1,13 mi |
1,24 mi |
7,08 mi |
Marketplace |
1,21 mi |
1,17 mi |
1,43 mi |
925,3 mil |
786 mil |
5,52 mi |
Artigos Esportivos |
66 mil |
143,6 mil |
968,7 mil |
204,2 mil |
306,5 mil |
1,69 mi |
Saúde & Beleza |
75,9 mil |
70,3 mil |
178,4 mil |
168,6 mil |
176,9 mil |
670,1 mil |
TOTAL |
1,56 mi |
1,78 mi |
6,69 mi |
2,43 mi |
2,51 mi |
14,97 mi |
Dia dos Pais (agosto) |
|||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
TOTAL |
|
Móveis & Eletro |
295,1 mil |
467,9 mil |
3,17 mi |
1,49 mi |
5,42 mi |
Marketplace |
1,3 mi |
1,21 mi |
1,27 mi |
939,5 mil |
4,72 mi |
Artigos Esportivos |
70,4 mil |
153,6 mil |
775,8 mil |
279,3 mil |
1,28 mi |
Saúde & Beleza |
98,8 mil |
92,3 mil |
148,3 mil |
179,4 mil |
518,8 mil |
TOTAL |
1,76 mi |
1,92 mi |
5,36 mi |
2,89 mi |
11,94 mi |
Dia dos Crianças (outubro) |
|||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
TOTAL |
|
Marketplace |
1,32 mi |
1,1 mi |
1,04 mi |
902,7 mil |
4,36 mi |
Móveis & Eletro |
409,6 mil |
698,8 mil |
1,71 mi |
1,34 mi |
4,16 mi |
Artigos Esportivos |
72,9 mil |
159,5 mil |
378,7 mil |
328,5 mil |
939,6 mil |
Saúde & Beleza |
81,4 mil |
94,4 mil |
137,7 mil |
161,3 mil |
474,8 mil |
TOTAL |
1,88 mi |
2,05 mi |
3,27 mi |
2,73 mi |
9,93 mi |
Black Friday (novembro) |
|||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
TOTAL |
|
Móveis & Eletro |
984,2 mil |
2,58 mi |
2,47 mi |
848,2 mil |
6,88 mi |
Marketplace |
1,28 mi |
1,07 mi |
1,01 mi |
1,83 mi |
5,19 mi |
Artigos Esportivos |
140,1 mil |
324,9 mil |
432,9 mil |
347,3 mil |
1,24 mi |
Saúde & Beleza |
144,7 mil |
228,3 mil |
238,4 mil |
274,7 mil |
886,1 mil |
TOTAL |
2,55 mi |
4,2 mi |
4,15 mi |
3,3 mi |
14,2 mi |
Natal (dezembro) |
|||||
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
TOTAL |
|
Móveis & Eletro |
451,3 mil |
1,68 mi |
1,19 mi |
1,29 mi |
4,6 mi |
Marketplace |
1,27 mi |
1,1 mi |
1,03 mi |
787,3 mil |
4,2 mi |
Artigos Esportivos |
159 mil |
339,4 mil |
247,5 mil |
331,1 mil |
1,1 mi |
Saúde & Beleza |
49,7 mil |
105,4 mil |
159,1 mil |
209,1 mil |
523,3 mil |
TOTAL |
1,93 mi |
3,22 mi |
2,63 mi |
2,62 mi |
10,4 mi |
Sobre a RankMyApp
A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.
FONTE RankMyApp
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