NAvegue pelos canais

PR Newswire Internacional

Evento “Explorando alternativas de captação: estratégias financeiras para o crescimento empresarial” da MZ reúne mais de 150 profissionais do mercado de capitais

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de junho de 2024

PR NEWSWIRE

SÃO PAULO, 10 de junho de 2024 /PRNewswire/ — A MZ, líder global em soluções de relações com investidores, realizou com sucesso o evento “Explorando alternativas de captação: estratégias financeiras para o crescimento empresarial” na última sexta-feira, 07 de junho. O encontro reuniu mais de 150 profissionais do mercado de capitais para discutir estratégias financeiras e alternativas de captação de recursos, incluindo processos de IPO e emissões de títulos.

O evento foi uma importante oportunidade para as companhias interessadas em explorar novas formas de captar recursos e desenvolver estratégias financeiras robustas para impulsionar seu crescimento e sustentabilidade. Com uma programação rica e diversificada, os participantes puderam compartilhar conhecimentos, fortalecer conexões e aprender com a experiência de especialistas renomados. Acompanhe alguns dos pontos discutidos a seguir.

Painel 1: O que muda após um IPO e como criar uma jornada de valor no mercado

Moderado por Amanda Munhoz, sócia da MZ, o painel contou com a participação de Daniel Soraggi, CFO e IRO da Estapar. Daniel compartilhou a experiência da Estapar com o IPO realizado em 2020, ressaltando a importância de se cercar de profissionais experientes, iniciar os processos com antecedência e simplificar as etapas. “Tudo muda para melhor após o IPO”, destacou Daniel, mencionando melhorias na governança corporativa, estratégia e visibilidade da empresa.

Painel 2: Preparação e custos para abertura de capital no Brasil

Com mediação de Cássio Rufino, CFO e COO da MZ, o segundo painel trouxe insights valiosos de Carlos Zanotta, sócio da Capital Markets na Deloitte, e Rogério Santana, Head of Client Relationship da B3. Na conversa, Zanotta enfatizou os principais custos do processo de IPO, como os bancos, advogados e auditores, deixando como dica a integração de toda a equipe durante esta etapa. “Você precisa mobilizar o time e garantir quem são os seus assessores. Não fique só no que é obrigatório, ajuste os seus gaps e se antecipe a eles”. Já Rogério destacou a importância de criar relacionamentos com potenciais investidores bem antes do IPO. “Quando eles já conhecem a empresa, sua estratégia e sua capacidade de execução você ganha confiança”. Não tenha medo do processo”, aconselhou Zanotta.

Painel 3: O valor de uma estratégia de RI em empresas de capital fechado

O terceiro painel, também moderado por Cássio Rufino, contou com a participação de Marcus Thieme, CFO da Caramuru Alimentos. Marcus discutiu a importância de um programa de RI mesmo em empresas de capital fechado, destacando os benefícios de uma boa comunicação com o mercado e a preparação adequada da empresa. “Nós, por exemplo, temos um linkedin muito ativo. Use essa plataforma para falar sobre sua empresa, é o seu público. Crie uma cultura de comunicação com o mercado”, incentivou Marcus.

Painel 4: Emissão de títulos: estratégias e oportunidades para empresas

João Marin, sócio da MZ, moderou o painel que teve as participações inspiradoras de Felipe Souto, CEO do Grupo Bloxs, e Marcos Arruda. Ambos discutiram como a resolução 360 facilitou o acesso ao mercado de capitais.  “As coisas estão mudando muito rápido. O que tenho percebido nos últimos anos é que está cada vez mais viável para empresas de médio porte, e até mesmo àquelas de pequeno porte, acessarem o mercado de capitais”, disse Marcos. “Estamos vivendo um momento transformacional”, afirmou Felipe, que também destacou o papel da tecnologia e da regulação nesse processo.

Painel 5: A importância do rating nas decisões de investimento

Com a moderação de Marcele Magalhães, sócia da MZ, a quinta discussão do dia contou com Alexandre Garcia, Diretor e Analista de Corporates, e Nathalia Seoane, Senior Director, ambos da Fitch Ratings. Duarnte a bate o papo, Nathalia destacou a importância do rating para investidores e empresas. “Do ponto de vista do investidor, o rating traz mais conforto, transparência e te ajuda na alocação de dívida. Já para empresas, ele auxilia na gestão interna e no maior poder de barganha com fornecedores e clientes. Inclusive, nossos próprios clientes afirmam isso”.  Por outro lado, Alexandre explicou os fatores qualitativos e quantitativos analisados nas avaliações de crédito. “A gente começa analisando fatores qualitativos, aspectos de governança corporativa, questões ESG e também o grupo no qual a empresa está inserida. Depois vem o quantitativo que envolve as demonstrações financeiras e outros números da companhia”, explica.

Painel 6: Mercado de acesso e como implementar uma estratégia para aumento de liquidez

Moderado por PH Zabisky, CEO da MZ, o sexto painel contou com Patrícia Stille, Co-Fundadora e CEO, e Rodrigo Fiszman, Sócio e Presidente Conselho, ambos da BEE4. Rodrigo enfatizou os benefícios do acesso ao capital, como a facilidade para aquisições e a visibilidade. Também destacou que “para empresas familiares isso também facilita o desenvolvimento e a evolução para se tornar uma corporation“. Já Patrícia destacou a importância de um ecossistema bem definido. “A medida que a gente vai expandindo nosso ecossistema, vamos construindo liquidez e gerando valor para a companhia”, completou.

Painel 7: Processo de captação de recursos: preparação e obrigações

Fechando o evento, com moderação de Angela Pugliese, cofundadora e presidente do W-CFO Brazil, o painel teve a participação de Christiane Bechara, Sócia, CFO e Head de Compliance da KPTL – Venture Capital, Jorge Planet Mira, Vice-Presidente da Datasite, e Taeli Tremarin Klaumann, CFO da Conta Simples. Falando sobre preparação e obrigações, Christiane destacou a necessidade de uma boa estrutura para diligência. “Além dos pontos básicos, tenha um registro na junta comercial, um captable em ordem, um balancete recente e contratos e propriedade intelectual no nome da companhia”. Enquanto isso, Jorge explicou como a tecnologia pode acelerar e melhorar o processo de captação, e Taeli enfatizou a importância de comunicar bem o negócio durante a captação de recursos. “Isso define o resultado de uma negociação”, ressaltou.

O evento foi um sucesso, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências, e reafirmando o compromisso da MZ em fortalecer as conexões e o crescimento sustentável das empresas.

Convite para Live

Para continuar debatendo o tema e aprofundar-se na importância da comunicação financeira com o mercado durante todo o processo de captação de recursos, a MZ convida a todos a assistirem sua próxima live: “Como usar o LinkedIn a favor da sua captação de recursos”. O evento online acontecerá no dia 17 de junho às 14h e será uma oportunidade imperdível para aprender como utilizar essa poderosa ferramenta para maximizar suas estratégias de captação. Não perca!

Faça sua inscrição clicando AQUI.

Sobre a MZ

A MZ (www.mzgroup.com) é o maior player global independente e o líder em soluções de relações com investidores (RI). A Companhia, fundada em 1999, ultrapassou a marca de 2.000 websites publicados, servindo atualmente mais de 800 empresas e gestoras de investimento em 12 bolsas de valores. Com o propósito de empoderar estratégias de RI, a MZ entrega tecnologias inovadoras e atendimento excepcional aos clientes, assegurando parcerias de longo prazo.

Assessoria de Imprensa
imprensa@mzgroup.com

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2434541/BOARD_MZ.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/evento-explorando-alternativas-de-captacao-estrategias-financeiras-para-o-crescimento-empresarial-da-mz-reune-mais-de-150-profissionais-do-mercado-de-capitais-302168350.html

FONTE MZ

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe