NAvegue pelos canais

PR Newswire Esportes

Flavio Maluf, CEO da Eucatex, e o compromisso sólido com o meio ambiente

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de setembro de 2023

PR NEWSWIRE

SÃO PAULO, 20 de setembro de 2023 /PRNewswire/ — A preocupação com o meio ambiente é um tema urgente e cada vez mais recorrente. A valorização de empresas que adotam boas práticas cresceu e atrai consumidores, investidores e parceiros. Para a Eucatex, o assunto não é novo. Desde os anos 80, a sustentabilidade é um dos seus pilares.

Flavio Maluf, CEO da Eucatex

Nascida de uma base florestal, o cuidado com a  natureza acompanhou sua evolução, com o desenvolvimento de programas e ações alinhados às práticas de ESG, que envolvem plantio, manejo, reciclagem, monitoramento e projetos de educação e treinamento com foco na conscientização ambiental.

Pioneirismo em linha de reciclagem de madeira
Pioneira no setor em criar uma linha de reciclagem de madeira, desde 2004, a Eucatex desenvolve o Programa de Reciclagem, que se tornou benchmark no Brasil. Através dele, rejeitos de madeira são recolhidos, transformados em biomassa e utilizados em seu sistema de produção, gerando menos impacto ao meio ambiente.

Hoje, são 300 empresas parceiras, 100 mil toneladas de madeira recicladas por ano e 1 milhão de árvores preservadas por ano. “Em vez da madeira ser encaminhada para aterros sanitários, gerando gás carbônico, a Eucatex a utiliza.”, explica Flavio Maluf.

Florestas renováveis e energia solar: mais produtividade, menos impacto ambiental
Através da sua Divisão Florestal, a Eucatex gera florestas renováveis, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável adotado em todas as etapas, desde o planejamento, passando por produção de mudas, manejo e monitoramento, até a colheita e transporte da madeira para suas unidades fabris.

As fábricas do Grupo Eucatex são abastecidas pelas áreas plantadas com eucalipto. São gerados 1,8 milhões de metros cúbicos de madeira por ano, quantidade suficiente para manter a sustentabilidade do sistema. São economizados, por conta desta iniciativa, 1.500 hectares por ano do plantio de florestas e preservados 5.800 hectares de reservas naturais e de preservação permanente.

Com investimento e atualizações de tecnologia constantes, as áreas reflorestadas equivalem atualmente a 1120 campos de futebol. Para melhoria do plantio, são realizadas pesquisas de material genético e de desenvolvimento do manejo florestal, apoiando as áreas operacionais quanto à nutrição, pragas, doenças e qualidade das atividades em campo.

A área florestal da empresa gera mais de 800 empregos diretos (próprio e terceiros), apoiando o desenvolvimento social e econômico das regiões onde está inserida.

Preservação e recuperação ambiental
Os plantios da empresa respeitam as curvas da mata nativa, delimitados pelas áreas de vegetação nativa e Áreas de Preservação Permanente. Essa atenção é fundamental para preservar espécies da flora e fauna dos biomas locais.

Monitoramentos e análises também servem como ferramentas importantes para minimizar e mitigar efeitos adversos sobre as espécies e seus habitats. A partir das duas ações, e? possi?vel identificar as áreas com necessidade de recuperac?a?o ambiental e indicar medidas para a recuperac?a?o gradativa da vegetac?a?o. Em relação à fauna, quando necessárias, são realizadas ações para conter processos erosivos e acelerar o avanço do processo natural de regeneração da vegetação.

Investimento em energia solar              
Além de todo o investimento na área florestal, a Eucatex também adotou o uso da energia solar, em uma parceria de longo prazo com a Comerc Energia. Para isso, foram investidos R$300 milhões na Usina Solar Castilho, a maior do Estado de São Paulo, com capacidade de geração de 269 MWp.

“Hoje, 60% do consumo de energia elétrica das nossas fábricas vêm da geração solar. Isso é uma grande conquista, totalmente alinhada à nossa filosofia.”, comemora Flavio Maluf.

Disseminar conhecimento para promover conscientização
Para que todo o ecossistema funcione, é fundamental conscientizar colaboradores e parceiros sobre a importância de estar em harmonia com o meio ambiente. Para isso, são desenvolvidos treinamentos sobre assuntos diversos, como detecção e combate a focos de incêndio, requisitos ambientais e primeiros socorros. A constante capacitação, além de disseminar conhecimento, promove o desenvolvimento pessoal e a integração entre equipes.

Desde 1999, a empresa também conta com o Programa de Educação Ambiental (PEA) para alunos dos 5º e 6º anos das redes municipais de ensino em Bofete e Salto (SP), que tratam sobre a importância da preservação do meio ambiente e do manejo responsável. O programa promove expedições pedagógicas, colocando os participantes em contato com os recursos naturais de onde moram, despertando de maneira lúdica e, ao mesmo tempo, prática, curiosidade sobre o entorno. Até então, foram contabilizados mais de 28 mil visitantes.

Selo FSC e outras certificações
A empresa ainda conta com diversas certificações, como o selo FSC e ISO 14001.

“Fomos uma das primeiras empresas brasileiras a ter o selo de sustentabilidade e de manejo florestal responsável. Desde os anos 90 somos certificados pelo FSC, o maior reconhecimento de sustentabilidade, e a nossa Unidade Florestal tem a certificação ISO 14001 há mais de 20 anos”.  conta Flavio Maluf.

SOBRE A EUCATEX       
Liderada pelo CEO Flavio Maluf, e presente nos segmentos de construção civil e industrial, a empresa se mantém como um dos maiores produtores brasileiros de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira, tintas e vernizes. São 73 anos de história, 3 gerações de colaboradores, 6 fábricas no Brasil, escritórios nos Estados Unidos, e exportação para mais de 40 países.

Fotografia: https://mma.prnewswire.com/media/2215308/Flavio_Maluf__6___1.jpg

FONTE Eucatex

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe