NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

‘Turning Point’ COP16 Concluindo com Ação Acelerada e Ambição para Combater a Degradação da Terra e a Seca

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 13 de dezembro de 2024

PR NEWSWIRE

A Agenda de Ação de Riade fornece uma plataforma de lançamento para o envolvimento internacional

Mais de US $ 12 bilhões garantidos para iniciativas de restauração de terras e resiliência à seca

Riyadh Global Drought Resilience Partnership mobiliza ação internacional

RIAD, Arábia Saudita, 13 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ — A Presidência da COP16 da Arábia Saudita realizou a maior reunião da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) até o momento, mobilizando atores estatais e não estatais em um momento marcante para a luta contra a degradação da terra, a desertificação e a seca. A COP16 em Riade viu uma série de grandes parcerias internacionais anunciadas para melhorar os esforços de restauração de terras e resiliência à seca, ao mesmo tempo em que amplia a conscientização internacional sobre as crises globais causadas pela contínua degradação da terra.

'Turning Point? COP16 Concluding with Accelerated Action and Ambition to Fight Land Degradation and Drought

Durante as negociações críticas da ONU, a Presidência da UNCCD COP16 da Arábia Saudita lançou a Agenda de Ação de Riade para estimular contribuições duradouras, envolvimento e ação na resiliência global à seca e restauração de terras. A Agenda de Ação de Riade já iniciou a colaboração com mais de 100 iniciativas novas e existentes.

Uma prioridade política para o mandato da Presidência da UNCCD COP16 da Arábia Saudita, ela se envolverá com países, setor privado, instituições financeiras, organizações internacionais, ONGs e outras partes interessadas para fortalecer as iniciativas existentes que reforçam a ação global sobre degradação da terra, desertificação e seca ou defender novas iniciativas. 

“A Agenda de Ação de Riade já ajudou a galvanizar atores estatais e não estatais em todo o mundo. No entanto, a COP16 em Riade é apenas o começo de seu impacto, e a Presidência da COP16 da UNCCD da Arábia Saudita continuará a se envolver com todos, desde a comunidade de investimentos, ONGs e cientistas até povos indígenas e agricultores, para maximizar seu legado global duradouro “, disse o Dr. Osama Faqeeha, Vice-Ministro do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Água e Agricultura e Conselheiro da Presidência da COP16 da UNCCD.

Ibrahim Thiaw, Secretário Executivo da UNCCD, disse: “Expressamos profunda gratidão ao Reino da Arábia Saudita por sediar esta primeira COP da UNCCD na região do Oriente Médio e Norte da África, destacando soluções inovadoras e mostrando liderança regional em questões de terra e seca. A COP16 da UNCCD atraiu mais de 24.000 participantes registrados e contou com mais de 600 eventos como parte da primeira Agenda de Ação para envolver atores não estatais no trabalho da Convenção.”

A COP16 em Riad garantiu mais de US $ 12 bilhões em promessas de financiamento de grandes organizações internacionais, ampliando o papel das instituições financeiras e do setor privado no combate à degradação da terra, desertificação e seca. Como parte da Agenda de Ação de Riade, foi lançada a inovadora Riyadh Global Drought Resilience Partnership. A parceria já mobilizou mais de US $ 2 bilhões em financiamento para a resiliência à seca e operará ao lado da UNCCD, de países, organizações internacionais e outras partes interessadas. Ele terá como alvo os 80 países mais vulneráveis à seca.

“A Riyadh Global Drought Resilience Partnership trabalhará para proporcionar uma mudança transformadora na forma como a seca é enfrentada em todo o mundo. Aproveitando o impacto coletivo das principais instituições globais, ela moverá a gestão da seca para além da resposta reativa à crise, por meio do aprimoramento dos sistemas de alerta precoce, financiamento, avaliações de vulnerabilidade e mitigação do risco de seca. Este é um momento marcante para o combate à seca internacional, e estamos a apelar a países, empresas, organizações, cientistas, ONGs, instituições financeiras e comunidades para que se juntem a esta parceria fundamental “, acrescentou o Dr. Faqeeha. 

Um total de sete dias temáticos ocorreram na Zona Verde e Azul para galvanizar a ação do setor público e privado, incluindo o Land Day, o Agri-food System Day, o Governance Day, o People’s Day, o Science, Technology and Innovation Day, o Resilience Day e o Finance Day. Tanto a zona Verde quanto a Azul tiveram mais de 57.000 participantes e milhares de eventos, diálogos e painéis de discussão.

Os anúncios feitos durante os dias temáticos incluíram o lançamento, pela Arábia Saudita, do projeto REMDY, uma plataforma baseada em IA para avaliação da saúde da terra. Como parte da Agenda de Ação de Riade, a Presidência da UNCCD COP16 da Arábia Saudita também anunciou o lançamento de uma iniciativa internacional para monitoramento de tempestades de areia e poeira, expandindo os sistemas globais de alerta precoce. Com sede em Jidá, o Sistema de Aconselhamento e Avaliação de Alerta de Tempestade de Areia e Poeira (SDS-WAS) aumenta o número de nós globais afiliados à Organização Meteorológica Mundial para quatro. A Arábia Saudita também prometeu US $ 10 milhões em financiamento nos próximos cinco anos para aprimorar os sistemas de alerta precoce em países atualmente incapazes de monitorar tempestades de areia e poeira.

Enquanto isso, durante a COP16 em Riade, a UNCCD lançou uma série de grandes publicações destacando a urgência em combater a degradação da terra, a desertificação e a seca. A avaliação de risco financeiro da UNCCD catalogou o déficit anual de US $ 278 bilhões em financiamento para restauração de terras e resiliência à seca. O relatório enfatizou a necessidade urgente de envolvimento do setor privado. A UNCCD também emitiu um relatório histórico sobre a crescente expansão global das terras secas, descobrindo que três quartos das terras da Terra se tornaram permanentemente mais secas nas últimas três décadas.

“Da insegurança alimentar e hídrica a conflitos e migrações, é indiscutível que a degradação da terra, a seca e a desertificação estão impulsionando crises globais que afetam quase todas as pessoas em nosso planeta. A COP16 em Riade tem sido um ponto de virada na conscientização internacional sobre a necessidade urgente de acelerar a restauração da terra e a resiliência à seca “, disse o Conselheiro da Presidência da COP16, Faqeeha.

“Ao longo da COP16 em Riad, fui encorajado pelas discussões francas e ousadas que estão ocorrendo, espero que a comunidade internacional agora transforme isso em ação. A Presidência da UNCCD COP16 da Arábia Saudita está apenas começando, e pretendemos intensificar nosso envolvimento com o setor público e privado nos próximos anos para mobilizar recursos globais, melhorar a colaboração e, finalmente, restaurar a terra “, acrescentou o Dr. Faqeeha.

SOBRE A COP16 EM RIAD

A conferência da COP16 da UNCCD acontecerá de 2 a 13 de dezembro de 2024, no Boulevard Riyadh City, na Arábia Saudita. A conferência, com o tema ‘Nossa Terra. Our Future’, marcará o 30º aniversário da UNCCD e visa garantir ações multilaterais em questões críticas como restauração de terras, resiliência à seca, posse da terra e tempestades de areia e poeira. 

Para mais informações sobre a UNCCD COP16, ou para registrar seu interesse em participar da Zona Verde, visite UNCCDCOP16.org 

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2580239/UNCCD_COP16.jpg
Logotipo – https://mma.prnewswire.com/media/2556588/5076034/UNCCD_COP16__Logo.jpg

UNCCD COP16 Logo

 

 

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/turning-point-cop16-concluindo-com-acao-acelerada-e-ambicao-para-combater-a-degradacao-da-terra-e-a-seca-302331239.html

FONTE UNCCD COP16 Presidency

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe