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O otimismo econômico dobra, mas quase metade dos CEOs não acredita que suas empresas serão viáveis em uma década, à medida que as pressões tecnológicas e climáticas se aceleram: Pesquisa Global de CEOs da PwC

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de janeiro de 2024

PR NEWSWIRE

  • Dobra a proporção de CEOs otimistas em relação às perspectivas de crescimento global, de 18% para 38%, à medida que as preocupações com a inflação e a volatilidade macroeconômica diminuem
  • 39% dos CEOs esperam que o número de funcionários de suas empresas aumente em 5% ou mais em 2024
  • Contudo, a confiança é frágil: quase a metade (45%) não acredita que seu negócio será viável em uma década sem reinvenção – um aumento em comparação aos 39% em 2023
  • Os CEOs esperam mais pressão nos próximos três anos do que experimentaram nos últimos cinco devido a tecnologia, clima e diversas outras megatendências.
  • Quatro em cada dez CEOs relatam que aceitaram retornos menores para investimentos favoráveis ao clima.
  • 70% esperam que a Inteligência Artificial Generativa mude significativamente a forma como suas empresas criam valor nos próximos três anos.

DAVOS, Suíça, 16 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ —  A proporção de CEOs que acreditam que o crescimento econômico global melhorará nos próximos 12 meses mais que dobrou em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, a proporção de CEOs preocupados com a viabilidade de longo prazo de seus negócios aumentou para 45%, à medida que as pressões tecnológicas e climáticas se intensificam, de acordo com a 27ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, publicada hoje.

A pesquisa, que entrevistou 4.702 CEO em 105 países e territórios, concluiu que 38% dos CEO estão otimistas quanto às perspectivas de crescimento econômico global nos próximos 12 meses, um aumento em comparação aos 18% em 2023. As expectativas de declínio econômico dos CEOs também caíram de uma alta recorde na pesquisa do ano passado (73%) para 45%, já que a exposição percebida à inflação e à volatilidade macroeconômica caiu 16 pontos percentuais (para 24%) e 7 pontos percentuais (para 24%), respectivamente. Apesar dos conflitos em curso, a proporção de CEOs que achavam que sua empresa estava muito ou extremamente exposta ao risco de conflitos geopolíticos caiu 7 pontos percentuais (para 18%).

Os CEOs da maioria das regiões do mundo também têm maior probabilidade de serem otimistas em relação às perspectivas econômicas internas, ou seja, nacionais, do que pessimistas. Entretanto, os CEOs da América do Norte e da Europa Ocidental contrariam a tendência – na Europa Ocidental, 32% esperam que suas economias internas melhorem, 48% esperam que diminuam; na América do Norte, 31% e 52%, respectivamente.

Os CEOs estão mais propensos a planejar aumentar em vez de diminuir seu quadro de funcionários nos próximos 12 meses, com 39% relatando que esperam aumentar seu quadro de funcionários em 5% ou mais. Os empregadores de todas as regiões estão mais propensos a aumentar em vez de diminuir o número de funcionários, sendo o Oriente Médio a região mais otimista em relação às contratações (65%).

Embora a trajetória seja positiva, a confiança é frágil à medida que as megatendências, incluindo a disrupção tecnológica – exemplificada pela IA generativa – e a transição climática convergem. Quase metade (45%) dos CEOs diz que não acredita seu negócio será viável em uma década se continuar no mesmo caminho – um aumento em comparação aos 39% em 2023. Refletindo a incerteza sobre como gerenciarão as megatendências, os CEOs estão um pouco menos confiantes do que no ano passado nas perspectivas de crescimento da receita de sua própria empresa nos próximos 12 meses – de 42% para 37%.

Bob Moritz, presidente global da PwC, disse:

“Como os líderes empresariais estão cada vez menos preocupados com os desafios macroeconômicos, eles estão se concentrando mais nas forças disruptivas de seus setores. Apesar do crescente otimismo face à economia global, eles estão, na verdade, menos otimistas do que no ano passado em relação às suas próprias perspectivas de receita e mais conscientes da necessidade de reinvenção fundamental de seu negócio. Seja acelerando a implantação da IA generativa ou desenvolvendo seus negócios para enfrentar os desafios e as oportunidades da transição climática, este é um ano de transformação.”

A oportunidade da IA 

Majoritariamente, os CEOs vê a IA generativa como um catalisador para a reinvenção que impulsionará a eficiência, a inovação e a mudança transformacional. Quase três quartos (70%) acreditam que ela mudará significativamente a forma como sua empresa cria, entrega e captura valor nos próximos três anos.

Os CEOs também estão otimistas com relação ao impacto de curto prazo. Nos próximos 12 meses, quase três quintos (58%) esperam que ela melhore a qualidade de seus produtos ou serviços e quase a metade (48%) diz que ela aumentará sua capacidade de criar confiança com as partes interessadas. Eles também esperam melhores resultados para seus negócios – 41% esperam que isso tenha um impacto positivo na receita e 46% esperam que tenha um impacto positivo na lucratividade. O setor de tecnologia, mídia e comunicações é o mais positivo em relação ao impacto sobre os lucros (54%), enquanto o setor de energia, serviços públicos e recursos é o menos otimista (36%). 

Entretanto, embora os CEOs estejam cada vez mais atentos aos benefícios transformadores da IA generativa, a grande maioria afirma que isso exigirá a qualificação da força de trabalho (69%). Eles também expressaram preocupação com o aumento associado do risco de segurança cibernética (64%), desinformação (52%), responsabilidades legais e riscos de reputação (46%) e preconceito em relação a grupos específicos de clientes ou funcionários (34%) em suas empresas.

CEOs relatam progresso nas prioridades climáticas

À medida que os CEOs estabelecem prioridades, muitos estão vendo a transição climática como um desregulador do setor que contém oportunidades distintas, além de riscos. Quase um terço espera que a mudança climática altere a forma como eles criam, entregam e capturam valor nos próximos três anos, um aumento em comparação com menos de um quarto que afirmou o mesmo em relação aos últimos cinco anos.

Os CEOs estão progredindo na transformação de seus compromissos em ações. 76% deram início ou concluíram medidas para melhorar a eficiência energética, ao passo que 58% relatam ter feito progressos semelhantes no que diz respeito à inovação de novos produtos, serviços ou tecnologias favoráveis ao clima.

Por outro lado, apenas 45% afirmam ter progredido ou concluído a incorporação do risco climático no planejamento financeiro (e 31% afirmam não ter planos de fazê-lo). As ações de adaptação aos riscos climáticos físicos também estão atrasadas, com 47% (29% não têm planos para agir).

A pesquisa sugere um amplo apoio à descarbonização, com apenas 26% afirmando que a falta de apoio da diretoria ou da gestão é pelo menos uma barreira moderada para a descarbonização. Em vez disso, os CEOs citam a complexidade regulatória (54%) e os retornos econômicos menores para investimentos favoráveis ao clima (51%) como as maiores barreiras a serem superadas. Os CEOs estão começando a enfrentar a barreira econômica, com quatro em cada dez relatando que aceitaram taxas de retorno mais baixas para investimentos favoráveis ao clima do que para outros investimentos – na maioria dos casos, entre um e quatro pontos percentuais mais baixos.

A necessidade de reinvenção

À medida que os CEOs se tornam mais conscientes das megatendências enfrentadas pelas empresas globalmente, os entrevistados da pesquisa expressaram uma preocupação crescente com a viabilidade de longo prazo de seus negócios. Quase metade (45%) observa que estão preocupados com a viabilidade de seus negócios além da próxima década sem reinvenção – um aumento em comparação aos 39% em 2023. Vale destacar que as empresas menores estão em maior risco: 56% dos CEOs liderando empresas com receita anual inferior a US$ 100 milhões acreditam que seus negócios só serão viáveis por 10 anos ou menos se continuarem no caminho atual. Esse número cai para 27% para aqueles que geram US$ 25 bilhões ou mais em receita anual.

Quase todos (97%) os CEOs observam que adotaram medidas para mudar a forma como criam, fornecem e capturam valor nos últimos cinco anos, e mais de três quartos (76%) tomaram pelo menos uma medida que teve um impacto grande ou muito grande no modelo de negócios de sua empresa.

Mas, embora os CEOs estejam agindo, eles enfrentam vários desafios. Dois terços (64%) citam o ambiente regulatório como inibidor de sua capacidade de reinventar seu modelo de negócios em pelo menos um grau moderado, 55% apontam para preocupações operacionais concorrentes e 52% apontam para a falta de habilidades na força de trabalho de sua empresa.

Um obstáculo adicional é a ineficiência. Os CEOs percebem ineficiências significativas em uma variedade de atividades rotineiras de suas empresas – de reuniões de tomada de decisões até e-mails – considerando cerca de 40% do tempo gasto nessas tarefas como ineficiente. Uma estimativa conservadora da PwC sobre o custo dessa ineficiência seria equivalente a um imposto autoimposto de US$ 10 trilhões sobre a produtividade.

Bob Moritz, presidente global da PwC, conclui:

Os dados deste ano sugerem um alto grau de incerteza entre os CEOs, mas eles estão adotando medidas. Eles estão transformando seus modelos de negócios, investindo em tecnologia e em seu pessoal, e gerenciando os riscos e oportunidades apresentados pela transição climática. Se as empresas pretendem prosperar a curto e longo prazo, construir confiança e oferecer valor sustentado e de longo prazo, elas devem acelerar o ritmo de reinvenção.”

Notas aos editores: 

Sobre a 27ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC

A PwC entrevistou 4.702 CEOs em 105 países e territórios de 2 de outubro a 10 de novembro de 2023. Os números globais e regionais são ponderados proporcionalmente ao PIB nominal do país. Os números do setor e do país baseiam-se em dados não ponderados da amostra completa de 4.702 CEOs. Os resultados completos podem ser acessados em pwc.com/ceosurvey, e as entrevistas podem ser encontradas em strategy-business.com/inside-the-mind-of-the-ceo.

Sobre a PwC

Na PwC, nosso objetivo é criar confiança na sociedade e resolver questões importantes. Somos uma rede de empresas em 151 países, com mais de 360.000 pessoas comprometidas em oferecer qualidade em serviços de auditoria, consultoria e tributários. Saiba mais e nos conte o que é importante para você, acessando www.pwc.com.

 

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FONTE PwC

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