NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Menarini Group e SciClone Pharmaceuticals anunciam colaboração exclusiva de sublicenciamento para desenvolver e comercializar o medicamento ORSERDU® (Elacestrant) na China para tratar o câncer de mama avançado ou metastático

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de novembro de 2023

PR NEWSWIRE

  • O ORSERDU é o primeiro tratamento especificamente aprovado para pacientes com câncer de mama ER+, HER2- avançados ou metastáticos que abrigam mutações no ESR1, representando a primeira inovação em terapia endócrina em quase 20 anos. 
  • As mutações do ESR1 estão presentes em até 40% dos cânceres de mama avançados ou metastáticos ER+, HER2-, e são conhecidas por impulsionar a resistência à terapia endócrina padrão, tornando esses tumores mais difíceis de se tratar. 
  • O acordo inclui pagamentos adiantados, por marcos e royalties de vendas, todos não divulgados. 

FLORENÇA, Itália e HONG KONG, 8 de novembro de 2023 /PRNewswire/ — A Menarini Group (“Menarini”), empresa líder internacional em diagnósticos e produtos farmacêuticos, e a SciClone Pharmaceuticals (Holdings) Ltd. (“SciClone”), empresa biofarmacêutica internacional, anunciaram hoje que fizeram um acordo exclusivo de sublicenciamento para desenvolver e comercializar o ORSERDU® (elacestrant) na República Popular da China, em um esforço de expandir as opções de tratamento para pacientes com câncer de mama metastático (CMM).

MENARINI_GROUP_Logo

O ORSERDU, uma monoterapia endócrina oral, administrada uma vez ao dia para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático em mulheres na pós-menopausa ou homens adultos com ER+, HER2-, ESR1e progressão da doença após pelo menos uma linha de terapia endócrina, foi aprovado pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos em janeiro de 2023, em processo de análise prioritária e acelerada. Em setembro de 2023, o ORSERDU foi aprovado pela Comissão Europeia. A Stemline Therapeutics, uma subsidiária integral da Menarini Group, focada em oferecer tratamentos oncológicos transformadores para pacientes com câncer, comercializa o ORSERDU nos EUA e na UE.

Nos termos do acordo de sublicenciamento, a SciClone buscará o desenvolvimento e o registro do ORSERDU na China e comercializará o fármaco após sua aprovação regulatória na China.

“Os pacientes que vivem com câncer de mama metastático precisam de opções eficazes e aceitáveis”, disse Elcin Barker Ergun, CEO da Menarini Group. “Estamos orgulhosos da parceria com a SciClone, em um esforço para registrar um novo tratamento contra o câncer de mama que possa oferecer, a pacientes chineses, eficácia em uma pílula administrada uma vez ao dia”.

Aproximadamente 70% dos casos de câncer de mama são ER+, HER2-, e até 40% dos tumores avançados ou metastáticos de ER+, HER2- abrigam mutações no ESR1, que se desenvolvem como resultado da exposição à terapia endócrina no cenário metastático. Essas mutações são conhecidas por impulsionar a resistência à terapia endócrina padrão e, até agora, os tumores que abrigam essas mutações têm sido mais difíceis de tratar. 

“A China responde por 20% dos cânceres de mama em todo o mundo,¹ e sabemos que esses pacientes precisam de novas opções terapêuticas, particularmente em cenário metastático”, disse Zhao Hong, Diretor Executivo, Presidente e CEO da SciClone. “Acreditamos que esse acordo nos permitirá trabalhar para oferecer aos oncologistas uma opção importante de tratamento para pacientes com câncer de mama ER+, HER2- CMM cujos tumores tenham mutação no ESR1“.

A aprovação do ORSERDU nos EUA e na UE é respaldada por dados do ensaio clínico EMERALD de Fase 3, que demonstrou uma sobrevida livre de progressão (SLP) estatisticamente significativa com o elacestrant em comparação com o padrão de cuidados (SOC, na sigla em inglês), definido como a escolha do investigador para uma monoterapia endócrina aprovada. Os principais desfechos do estudo foram de SLP na população geral de pacientes e em pacientes com mutações no ESR1. No grupo de pacientes cujos tumores apresentavam mutações no ESR1, o elacestrant alcançou uma SLP média de 3,8 meses, em comparação com 1,9 meses no tratamento SOC, reduzindo o risco de progressão ou óbito em 45% (HR de SLP = 0,55, 95% CI: 0,39, 0,77) em relação ao tratamento padrão.

Uma análise post-hoc do subgrupo dos resultados de SLP do estudo EMERALD, que foi apresentada no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS) 2022, demonstrou que a duração do tratamento anterior com CDK4/6i foi positivamente associada a uma SLP mais longa no elacestrant, mas não com o SOC. Pacientes com mutações no ESR1 que tiverem sido tratados com CDK4/6i por mais de 12 meses antes da randomização do estudo EMERALD, o elacestrant alcançou uma SLP média de 8,6 meses, em comparação com 1,9 meses no SOC, com redução de 59% no risco de progressão ou morte (HR = 0,41 95% CI: 0,26-0,63).

Os dados de segurança foram consistentes com os resultados relatados anteriormente. As reações adversas mais comuns com o ORSERDU foram dor musculoesquelética, náusea, aumento dos triglicerídeos, aumento do colesterol, vômitos, fadiga, dispepsia, diarreia, diminuição do cálcio, dor nas costas, aumento da creatinina, artralgia, diminuição do sódio, constipação, dor de cabeça, ondas de calor, dor abdominal, anemia, diminuição do potássio e aumento da alanina aminotransferase. Informações importantes de segurança para o ORSERDU estão fornecidas abaixo.

Sobre o Ensaio Clínico EMERALD de Fase 3 (NCT03778931)
O estudo do EMERALD de Fase 3 é um ensaio clínico randomizado, aberto e controlado ativamente, que avalia o elacestrant como monoterapia de segunda ou terceira linha em pacientes com câncer de mama avançado/metastático com ER+ e HER2-. O estudo inscreveu 478 pacientes que haviam recebido tratamento prévio com uma ou duas linhas de terapia endócrina, incluindo um inibidor de CDK4/6. Os participantes do estudo foram randomizados para receber Elacestrant ou a opção do investigador de agente hormonal aprovado. Os desfechos primários do estudo foram a sobrevida livre de progressão (SLP) na população geral de pacientes e em pacientes com mutações no gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1). No grupo de pacientes cujos tumores tiveram mutações no ESR1, o elacestrant alcançou uma SLP média de 3,8 meses, em comparação com 1,9 meses no SOC, reduzindo o risco de progressão ou óbito em 45% (HR de SLP = 0,55, 95% CI: 0,39, 0,77) em comparação com o SOC.

Sobre o ORSERDU (elacestrant)
Indicação para os EUA: o 
ORSERDU (elacestrant), comprimidos de 345 mg, é indicado para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático em mulheres na pós-menopausa ou homens adultos com receptor de estrogênio (ER) positivo, receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo (HER2) e mutação no ESR1com progressão da doença após pelo menos uma linha de terapia endócrina.

As informações completas da prescrição para os EUA podem ser encontradas em www.orserdu.com.

Informações de segurança importantes
Aviso e precauções 

Dyslipidemia: a hipercolesterolemia e a hipertrigliceridemia ocorreram em pacientes que tomavam ORSERDU com incidência de 30% e 27%, respectivamente. A incidência de hipercolesterolemia de grau 3 e 4 e hipertrigliceridemia foi de 0,9% e 2,2%, respectivamente.  Monitore o perfil lipídico antes de iniciar e periodicamente enquanto estiver tomando o ORSERDU.
Toxicidade Embrio-Fetal: Com base em descobertas em animais e em seu mecanismo de ação, o ORSERDU pode causar danos fetais quando administrado a uma mulher grávida.  Oriente mulheres grávidas e mulheres com potencial reprodutivo sobre o risco potencial para o feto. Oriente mulheres com potencial reprodutivo a usarem métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a última dose. Oriente pacientes do sexo masculino com parceiras femininas com potencial reprodutivo a usarem métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a dose final.

Reações adversas 

Reações adversas graves ocorreram em 12% dos pacientes que receberam ORSERDU. As reações adversas graves em >1% dos pacientes que receberam ORSERDU foram dor musculoesquelética (1,7%) e náusea (1,3%). Reações adversas fatais ocorreram em 1,7% dos pacientes que receberam ORSERDU, incluindo parada cardíaca, choque séptico, diverticulite e causa desconhecida (um paciente cada).
As reações adversas mais comuns (>10%), incluindo anormalidades laboratoriais, do ORSERDU foram dor musculoesquelética (41%), náusea (35%), aumento do colesterol (30%), aumento da AST (29%), aumento dos triglicerídeos (27%), fadiga (26%), diminuição da hemoglobina (26%), vômitos (19%), aumento da ALT (17%), diminuição do sódio (16%), aumento da creatinina (16%), diminuição do apetite (15%), diarreia (13%), dor de cabeça (12%), constipação (12%), dor abdominal (11%), ondas de calor (11%) e dispepsia (10%).

Interações medicamentosas 

Uso concomitante com indutores e/ou inibidores do CYP3A4: evite o uso concomitante de inibidores fortes ou moderados do CYP3A4 com ORSERDU. Evite o uso concomitante de indutores fortes ou moderados do CYP3A4 com ORSERDU.

Uso em populações específicas 

Lactação: oriente mulheres lactantes a não amamentarem durante o tratamento com ORSERDU e por 1 semana após a última dose.
Insuficiência hepática: evite o uso de ORSERDU em pacientes com insuficiência hepática grave (Child-Pugh C). Reduza a dose de ORSERDU em pacientes com insuficiência hepática moderada (Child-Pugh B).
A segurança e a eficácia do ORSERDU em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Para relatar SUSPEITAS DE REAÇÕES ADVERSAS, entre em contato com a Stemline Therapeutics, Inc. em 1-877-332-7961 ou FDA em 1-800-FDA-1088 ou www.fda.gov/medwatch.

O elacestrant também está sendo investigado em vários ensaios clínicos sobre o câncer de mama metastático, isoladamente ou em combinação com outras terapias: ELEVATE (NCT05563220); ELECTRA (NCT05386108); e ELCIN (NCT05596409). O elacestrant também está sendo avaliado no câncer de mama em estágio inicial.

Sobre a Menarini Group
A Menarini Group é uma empresa farmacêutica e de diagnóstico líder internacional, com faturamento de mais de US$ 4,4 bilhões e mais de 17 mil funcionários. A Menarini se concentra em áreas terapêuticas com necessidades não atendidas, criando produtos para cardiologia, oncologia, pneumologia, gastroenterologia, doenças infecciosas, diabetologia, inflamação e analgesia. Com 18 centros de produção e 9 centros de pesquisa e desenvolvimento, os produtos da Menarini estão disponíveis em 140 países em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.menarini.com.

Sobre a Stemline Therapeutics Inc.
A Stemline Therapeutics, Inc. (“Stemline”), uma subsidiária integral da Menarini Group, é uma empresa biofarmacêutica em estágio comercial focada no desenvolvimento e comercialização de novas terapias oncológicas. A Stemline comercializa o ORSERDU® (elacestrant) nos EUA e na U.E., uma terapia endócrina oral indicada para o tratamento de câncer de mama avançado ou metastático em mulheres na pós-menopausa ou homens adultos com receptor de estrogênio (ER) positivo, receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 negativo (HER2), e mutação no ESR1 com progressão da doença após pelo menos uma linha de terapia endócrina. A Stemline também comercializa o ELZONRIS® (tagraxofusp-erzs), um novo tratamento direcionado ao CD123 para pacientes com neoplasia blástica de células dendríticas plasmocitóides (BPDCN), um câncer hematológico agressivo, nos Estados Unidos e na Europa, sendo o único tratamento aprovado para o BPDCN nos Estados Unidos e na UE até o momento. A Stemline também comercializa o NEXPOVIO® (selinexor) na Europa, um inibidor de XPO1 para mieloma múltiplo. A Stemline também tem extenso pipeline clínico de pequenas moléculas e produtos biológicos em vários estágios de desenvolvimento para uma série de cânceres sólidos e hematológicos.

Sobre a SciClone Pharmaceuticals (Holdings) Limited
A SciClone Pharmaceuticals (Holdings) Limited (“SciClone Pharmaceuticals”, HKEX: 6600) é uma empresa biofarmacêutica global com uma plataforma integrada para o desenvolvimento e a comercialização de terapias inovadoras para o câncer e infecções graves. Com uma transformação estratégica orientada para a inovação, a SciClone estabeleceu um portfólio de produtos com vantagens diferenciadas, incluindo uma série de produtos/pipelines potenciais de primeira classe e os melhores da categoria. Mantendo-se fiel à aspiração original do Grupo: “A SciClone dá esperança à vida”, a SciClone se dedica a melhorar a saúde dos pacientes, oferecendo produtos e serviços de saúde de alto nível com padrões globais de atendimento. Para saber mais sobre a SciClone, acesse www.sciclone.com.

¹ Ferlay J, Ervik M, Lam F, Colombet M, Mery L, Piñeros M, Znaor A, Soerjomataram I, Bray F (2020). Global Cancer Observatory: Cancer Today. Lyon, France: International Agency for Research on Cancer. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today, acessado em [01 de novembro de 2023].

² Bardia et al. Ensaio Clínico EMERALD de Fase 3 do elacestrant em comparação com o padrão de terapia endócrina em pacientes com câncer de mama metastático ER+/HER2-: resultados atualizados por duração de CDK4/6i anterior em cenário metastático. SABCS 2022. GS3-01

Logotipo ? https://mma.prnewswire.com/media/1958938/MENARINI_GROUP_Logo.jpg

FONTE Menarini Industrie Farmaceutiche Riunite

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe