PR Newswire Brasil
CGTN: visita do Presidente Xi à Rússia para promover a paz mundial e impulsionar o desenvolvimento global
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de março de 2023
PR NEWSWIRE
CGTN: visita do Presidente Xi à Rússia para promover a paz mundial e impulsionar o desenvolvimento global
PR Newswire
PEQUIM, 20 de março de 2023
Em meio a esse cenário global, o Presidente Xi Jinping da China e sua contraparte russa Vladimir Putin se reunirão em Moscou, de 20 a 22 de março, para discutir a parceria estratégica abrangente de coordenação da China-Russia, trocar opiniões sobre os principais assuntos internacionais e regionais e prosseguir com a cooperação prática entre os dois países, de acordo com a Chinese Foreign Ministry.
A China acabou de concluir as sessões anuais de sua legislatura nacional e o principal órgão consultivo, no qual o governo chinês revelou seu objetivo de PIB (2023 %): cerca de 5 %, o que muitos dizem ser conservador devido à rápida recuperação das atividades econômicas da China. E recentemente o país também intermediou um acordo de paz entre a Arábia Saudita e o Irã, avançando com sucesso na retomada de suas relações diplomáticas.
À medida que a China está reiniciando sua economia – uma força motriz significativa para a economia global em dificuldade e está desempenhando um papel mais ativo no campo político global, a comunidade internacional tem grandes expectativas para o próximo encontro entre os presidentes chinês e russo.
Uma viagem para promover a paz mundial
A próxima visita de Estado à Rússia marca a primeira viagem internacional de Xi depois de assumir seu terceiro mandato como presidente chinês no início deste mês, e também sua primeira visita à Rússia desde o início do conflito Rússia-Ucrânia iniciado em fevereiro de 2022.
Observando que a visita aprofundará ainda mais a confiança e o entendimento mútuos entre os dois países, Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse em uma coletiva de imprensa regular que também será uma viagem para promover a paz.
Observando que a relação entre a China e a Rússia se baseia nos princípios de não aliança, não confronto e não direcionamento de terceiros, Wang disse que, com base nisso, a China e a Rússia promoverão um mundo multipolar e uma maior democracia nas relações internacionais e contribuirão para o desenvolvimento e o progresso mundiais.
Quanto às tão esperadas palestras sobre a crise da Ucrânia, Wang disse que a China continuará mantendo seu objetivo e posição justa sobre a questão e desempenhando um papel construtivo na promoção das negociações de paz.
O sucesso da China na mediação de uma aproximação entre a Arábia Saudita e o Irã não apenas provou a viabilidade das conversas de paz, mas também levantou a esperança de que possa fazer o mesmo na resolução do conflito da Ucrânia.
Observando que a China tem relações amigáveis com a Rússia e a Ucrânia, Yuan Sha, membro assistente de pesquisa em estudos do Departamento de Estudos Americanos do China Institute of International Studies, acredita que o papel de mediação construtiva da China entre a Rússia e a Ucrânia poderia ser esperado, já que a mediação bem-sucedida da China entre a Arábia Saudita e o Irã deu à China as credenciais de intermediária honesta e construtiva.
Yuan acrescentou que a China reiterou o seu compromisso de promover a paz e facilitar as negociações entre a Rússia e aUcrânia.
Uma viagem de cooperação para impulsionar a recuperação econômica global
“Quanto mais turbulento o mundo for, mais importante é que as relações entre a China e a Rússia avancem continuamente”, disse o embaixador chinês na Rússia Zhang Hanhui em uma entrevista recente.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores chinês, a visita de Xi à Rússia será uma viagem de cooperação para promover a colaboração mutuamente benéfica em vários campos, aprofundar a sinergia entre a Iniciativa Cinturão e Rota e a União Econômica Eurasiática, e ajudar os dois países a alcançar seus respectivos objetivos de desenvolvimento e revitalização.
Como o ano de 2023 marca o 10.º aniversário da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI) proposta pela China, Cui Hongjian, diretor do Departamento de Estudos Europeus do Instituto de Estudos Internacionais da China, disse que a Rússia é um parceiro importante da China na cooperação BRI e que seu futuro e a cooperação adicional dentro da estrutura pode beneficiar mais países e regiões.
Observando que China e a Rússia podem impulsionar continuamente projetos em áreas como energia e infraestrutura, Ding Xiaoxing, diretor da Eurasia Institute of the China Institutes of Contemporary International Relations, disse que o crescimento constante da cooperação entre China e Russia injetará mais energia positiva na recuperação econômica mundial.
Em 2022, o comércio bilateral entre China e Rússia atingiu um recorde de US$ 190.27 bilhões, disse o Embaixador Zhang, acrescentando que o comércio de energia desempenhou um papel ainda mais fundamental no comércio bilateral, enquanto as exportações da China de produtos elétricos, automóveis e peças automotivas para a Rússia tiveram um crescimento substancial.
Na quinta-feira, um trem de carga China-Europa destinado a Moscou partiu de Pequim. O trem, cheio de mercadorias, incluindo eletrodomésticos, roupas e peças automotivas, está previsto para chegar depois de viajar cerca de 18 dias.
“Acreditamos que o comércio da China-Russia chegará a novos patamares em 2023. Nós nos esforçamos para atingir a meta comercial de US$ 200 bilhões até o final deste ano, estabelecida pelos dois chefes de estado”, disse Zhang.
Embora a cooperação geral entre os dois países esteja florescendo, intercâmbios culturais e intercâmbios interpessoais também estão prosperando. Atualmente, os dois povos estão marcando o ano de 2023 de intercâmbios esportivos.
FONTE CGTN
A OESP nao e(sao) responsavel(is) por erros, incorrecoes, atrasos ou quaisquer decisoes tomadas por seus clientes com base nos Conteudos ora disponibilizados, bem como tais Conteudos nao representam a opiniao da OESP e sao de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Brasil Novo relatório da Fundação Access to Medicine mostra o que as empresas farmacêuticas podem fazer para garantir que os poucos antimicrobianos promissores em desenvolvimento cheguem aos pacientes na linha de frente da resistência aos medicamentos
23 de maio de 2024A corrida para criar antibióticos e antifúngicos substitutos para combater superbactérias está ficando perigosamente aquém, colocando pessoas em todo o mundo em risco. No entanto,
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil Um novo telão digital para publicidade externa chega ao centro de Barcelona: LED DREAM Group transforma o Stage Front Stadium com telão LED de última geração
19 de abril de 2024O Stage Front Stadium em Barcelona passou por uma transformação revolucionária graças à cooperação entre o RCD Espanyol, o grupo de investimentos Publimaes e o LED DREAM Group. A
Saiba Mais -
PR Newswire Brasil PR NEWSWIRE – BRASIL :: NexChange Group e grupo Marita são anfitriões da cúpula virtual Africa Blockchain Week para mostrar o salto tecnológico do continente
17 de março de 2021NexChange Group e grupo Marita são anfitriões da cúpula virtual Africa Blockchain Week para mostrar o salto tecnológico do continente PR Newswire HONG KONG, 17 de março de 2021 HONG KONG, 17 de
Saiba Mais