NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Aramco, Baosteel e PIF assinam acordo para estabelecer o primeiro complexo integrado de fabricação de placas de aço na Arábia Saudita

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 2 de maio de 2023

PR NEWSWIRE

DHAHRAN, Arábia Saudita, 2 de maio de 2023 /PRNewswire/ — A Aramco, uma das empresas líder em energia integrada e produtos químicos, Baoshan Iron & Steel Co., Ltd. (Baosteel), o conglomerado de aço líder mundial e o Public Investment Fund (PIF) assinaram um acordo de acionistas para estabelecer um complexo integrado de fabricação de placas de aço no Reino da Arábia Saudita.

Aramco, Baosteel and PIF signing ceremony for the steel plate manufacturing joint venture in Dhahran, Saudi Arabia, on May 1

Sujeito às aprovações regulatórias e condições habituais de fechamento, espera-se que o complexo seja localizado na cidade Industrial de Ras al-Khair, uma das quatro novas Zonas Econômicas Especiais anunciadas recentemente por Sua Alteza Real Príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Príncipe Herdeiro, primeiro-ministro e Presidente do Conselho de Economia e Assuntos de Desenvolvimento.

O complexo reuniria o ecossistema incomparável de energia e serviços industriais da Aramco, a capacidade avançada do setor de placas de aço da Baosteel e a sólida experiência em investimentos e recursos financeiros do PIF. Seria a primeira instalação desse tipo no Reino e na região GCC, avançando no ecossistema regional do setor siderúrgico. O projeto tem como objetivo melhorar o setor de manufatura doméstica por meio da localização da produção de placas de aço pesado, transferência de conhecimentos e criação de oportunidades de exportação.

Espera-se que a instalação tenha uma capacidade de produção de placas de aço de até 1,5 milhões de toneladas por ano. Também seria equipado com uma fornalha de ferro direto reduzido (direct reduced iron – DRI) à base de gás natural e uma fornalha de arco elétrico, que visa reduzir as emissões de CO2 do processo de fabricação de aço em até 60%, em comparação com um forno de explosão tradicional. A usina DRI seria compatível com hidrogênio, sem a necessidade de grandes modificações de equipamentos, reduzindo potencialmente as emissões de CO2 em até 90% no futuro.

Amin H. Nasser, presidente e CEO da Aramco, disse:“Espera-se que a primeira unidade de produção de placas de aço do Reino melhore o ecossistema do setor de aço da Arábia Saudita e a localização da cadeia de suprimentos. Sob o principal programa de investimento industrial da Aramco, o Namaat, e apoiado pelo programa Shareek do governo, espera-se que essa joint venture gere empregos e contribua para o crescimento econômico e a diversificação. Esta joint venture também é um exemplo sobre como reunir conhecimentos de outros setores. Com a Baosteel e o PIF apoiando a capacitação no setor industrial do Reino, a Aramco tem como objetivo criar valor adicional para nossa empresa e nossos parceiros”.

Yazeed A. Al-Humied, Vice-Governador e Chefe de Investimentos MENA do PIF, disse: “O PIF está diversificando a economia saudita, abrindo oportunidades e capacitando setores estratégicos importantes no mercado local. Esta parceria visa estabelecer uma instalação integrada de fabricação de placas de aço que fortalecerá o desenvolvimento industrial da Arábia Saudita e possibilitará seu papel como fornecedora no setor de metais. Também se baseará no mandato do PIF de estabelecer novas parcerias estratégicas local e globalmente, localizar tecnologias e conhecimentos, capacitar o setor privado e criar mais oportunidades de emprego diretas e indiretas no mercado local. Desde 2017, o PIF investiu em 13 setores estratégicos e estabeleceu 77 novas empresas no mercado interno”.

Zou Jixin, Presidente da Baosteel, disse:“Este projeto é uma prática ativa da Baosteel para explorar caminhos de baixo carbono para a indústria siderúrgica, uma grande conquista na promoção da estratégia internacional de desenvolvimento da Baosteel. O projeto tem como objetivo contribuir positivamente para a localização da cadeia do setor de aço, a criação de empregos e a prosperidade econômica local na Arábia Saudita”.

Sr. Chen Derong, Presidente da Baowu Group (a empresa controladora da Baosteel), e o Sr. Hu Wangming, presidente da Baowu Group, endossaram ainda mais o projeto com total confiança.

A Arábia Saudita seria o principal mercado-alvo do projeto, com planos de exportar para a GCC e para a região mais ampla do Oriente Médio e Norte da África (MENA). Espera-se que ela crie novos empregos e reduza significativamente a dependência do aço importado, atendendo clientes em vários setores industriais estratégicos, incluindo tubulações, construção naval, fabricação de plataformas offshore, fabricação de plataformas offshore e fabricação de vasos de tanque e pressão. Também teria como objetivo atender aos setores de construção, energias renováveis e marítimo.

O investimento está alinhado com a estratégia do PIF de desbloquear os recursos de setores promissores e estrategicamente importantes que possam impulsionar a diversificação da economia local. Ele apoiará vários setores prioritários do PIF que requerem chapas de aço e criarão uma indústria siderúrgica mais resiliente na região.

O complexo de placas de aço é apoiado pelo programa Shareek para grandes empresas, que visa promover uma maior cooperação público-privada, criar empregos e aumentar o desenvolvimento da economia saudita, fornecendo incentivos para investimentos domésticos. Também se enquadra no programa Namaat da Aramco, que visa estabelecer parcerias estratégicas que impulsionem a diversificação e expansão econômica, da cadeia de suprimentos e dos investimentos industriais da Arábia Saudita.

Legenda da foto: 

Cerimônia de assinatura da Aramco, Baosteel e PIF para a joint venture de fabricação de placas de aço em Dhahran, Arábia Saudita, 1º de Maio

Sobre a Aramco 

A Aramco é uma empresa global de produtos químicos e energia integrada. Somos orientados por nossa crença fundamental de que energia significa oportunidade. Da produção aproximada de um a cada oito barris de petróleo do mundo até o desenvolvimento de novas tecnologias de energia, nossa equipe global se dedica a gerar impacto em tudo o que fazemos. Nos focamos em tornar nossos recursos mais confiáveis, sustentáveis e úteis. Isso ajuda a promover a estabilidade e o crescimento de longo prazo em todo o mundo. www.aramco.com.

Sobre a PIF 

O Public Investment Fund (PIF) é um dos maiores e mais impactantes fundos soberanos do mundo. Desde 2015, quando o Conselho foi reconstituído e a supervisão transferida para o Conselho de Assuntos Econômicos e Desenvolvimento, o conselho de administração do Fundo é presidido por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, Primeiro Ministro, Presidente do Conselho de Economia e Desenvolvimento e Presidente do Fundo de Investimento Público. O PIF tem um papel de liderança no avanço da transformação e diversificação econômica da Arábia Saudita, além de contribuir para moldar o futuro da economia global. Desde 2017, o PIF constituiu 77 empresas e criou, direta e indiretamente, mais de 500.000 postos de trabalho no final de 2021.

O PIF está construindo um portfólio diversificado ao aproveitar oportunidades de investimento atraentes e de longo prazo em 13 setores estratégicos na Arábia Saudita e globalmente. A estratégia do PIF, definida no Programa PIF 2021-2025 – um dos programas de realização da Visão 2030 – visa capacitar muitos setores promissores e contribuir para aumentar o conteúdo local por meio da criação de parcerias com o setor privado, além de injetar pelo menos 150 bilhões riais anualmente na economia local. O PIF trabalha para transferir tecnologias e localizar conhecimento, construindo uma economia próspera e sustentável internamente. Como braço de investimento da Arábia Saudita, o PIF busca investimentos exclusivos e está construindo alianças e parcerias estratégicas com instituições e organizações internacionais de prestígio, que contribuem para alcançar valor real de longo prazo para a Arábia Saudita, de acordo com os objetivos da Visão 2030. O PIF também criou um modelo de governança operacional que reflete suas principais tarefas e objetivos, de acordo com as melhores práticas internacionais. A aplicação deste modelo de governança melhora o nível de transparência e eficácia na tomada de decisões e no progresso futuro.

Mais informações sobre o PIF podem ser encontradas em http://www.pif.gov.sa.

Sobre a Baosteel 

A Baosteel é uma empresa líder mundial, moderna, de ferro e aço. A empresa possui a capacidade de fabricação e serviço de primeira classe e ocupa o segundo lugar na produção de aço bruto; o primeiro na produção de folhas automotivas; e o primeiro na produção de aço de silício entre todas as empresas listadas globalmente. Também é uma das empresas globais de aço, com os produtos de aço de carbono mais completos.

A Baosteel atribui grande ênfase ao cultivo de sua capacidade de inovação, desenvolve e implementa ativamente tecnologias avançadas para fabricação, conservação de energia e proteção ambiental e possui uma rede de marketing, processamento e serviços com cobertura nacional e envolvimento mundial. Seus produtos de ponta, desenvolvidos de forma independente, atingem o nível mais avançado do mundo. Com um objetivo estratégico de se tornar a empresa de ferro e aço mais competitiva globalmente e na empresa listada com o maior valor de investimento, a Baosteel se dedica a oferecer produtos e serviços de destaque, criando o melhor valor para os acionistas e para a sociedade, e alcançando o desenvolvimento conjunto com as partes interessadas.

www.baosteel.com

Isenção de responsabilidade 

O comunicado de imprensa contém declarações prospectivas. Todas as declarações que não sejam relacionadas a fatos históricos ou atuais incluídas no comunicado à imprensa são declarações prospectivas. As declarações prospectivas apresentam as expectativas e projeções atuais da empresa com relação aos seus gastos de capital e investimentos, grandes projetos, desempenho na exploração e produção, inclusive em relação aos pares, e crescimento no processamento e distribuição e produtos químicos. Essas declarações podem incluir, sem limitação, quaisquer declarações precedidas, seguidas ou incluindo palavras como “direcionar”, “acreditar”, “esperar”, “visar”, “pretender”, “poder”, “antecipar”, “estimar”, “planejar”, “projetar”, “irá”, “pode ter”, “provavelmente”, “deve”, “seria”, “poderia”, “continuar”, “avançar” e outras palavras e termos de significado semelhante ou o seu correspondente negativo. Essas declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que estão fora do controle da empresa e que podem fazer com que os resultados, desempenho ou realizações reais da empresa sejam materialmente diferentes dos resultados, desempenho ou realizações esperados expressos ou implícitos por essas declarações prospectivas, incluindo os seguintes fatores: oferta e demanda internacional de petróleo bruto e os preços pelos quais a Aramco vende o petróleo bruto; o impacto da COVID-19 nos negócios e na situação econômica e na oferta e demanda de petróleo bruto, gás e produtos refinados e petroquímicos; desenvolvimentos econômicos ou políticos adversos que possam interferir nos resultados das operações da empresa; pressões competitivas enfrentadas pela empresa; qualquer desvio significativo ou mudanças nas condições econômicas e operacionais existentes que possam afetar a quantidade e os valores estimados das reservas comprovadas; riscos e perigos operacionais nos setores de petróleo e gás, refino e petroquímico; a natureza cíclica dos setores de petróleo e gás, refino e petroquímico; condições meteorológicas; instabilidade política e social e conflitos armados reais ou em potencial nas regiões em que a Aramco opera e em outras áreas; perdas por riscos relacionados a seguro insuficiente; a capacidade da empresa de entregar projetos atuais e futuros; litígio a que a empresa está ou possa estar sujeita; a capacidade da empresa de obter benefícios de aquisições recentes e futuras, inclusive com relação à SABIC; riscos relacionados a operações internacionais, incluindo sanções e restrições comerciais, leis antissuborno e de combate à corrupção e outras leis e regulamentos; riscos relacionados ao petróleo, gás, meio ambiente, saúde e segurança e outros que afetam os setores em que a Aramco opera; a dependência da empresa de sua alta administração e principais funcionários; a confiabilidade e segurança dos sistemas de TI da empresa; preocupações e impactos das mudanças climáticas; riscos relacionados a projetos dirigidos pelo governo e outras exigências do governo, inclusive relacionadas ao nível máximo de produção de petróleo bruto definido pelo governo e meta de capacidade máxima sustentável (MSC); oscilações nas taxas de juros e nas taxas de câmbio; e outros riscos e incertezas que possam fazer com que os resultados reais sejam diferentes das declarações prospectivas contidas neste comunicado à imprensa, conforme estabelecido nos relatórios periódicos mais recentes da empresa enviados à bolsa de valores da Árabia Saudita, Tadawul. Para obter mais informações sobre os possíveis riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam diferentes dos resultados previstos, consulte os relatórios periódicos mais recentes da empresa enviados à Tadawul. Essas declarações prospectivas são baseadas em várias suposições relacionada às estratégias de negócios atuais e futuras da empresa e o ambiente no qual ela operará no futuro. As informações contidas no comunicado à imprensa, incluindo, mas não limitadas às declarações prospectivas, aplicam-se apenas à data deste comunicado à imprensa e não se destinam a fornecer nenhuma garantia quanto aos resultados futuros. A empresa se isenta expressamente de qualquer obrigação ou compromisso de divulgar quaisquer atualizações ou revisões do comunicado de imprensa, incluindo quaisquer dados financeiros ou declarações prospectivas, quer seja como resultado de novas informações e eventos futuros, a menos que exigido pela lei ou regulamentação vigente. Nenhum indivíduo deve interpretar o comunicado de imprensa como uma orientação financeira, fiscal ou de investimento. Não se deve depositar confiança indevida nas declarações prospectivas.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2067167/Aramco_Baosteel.jpg

FONTE Aramco

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe