NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

Abu Dabi: a capital do capital termina 2023 com o ADGM como a IFC de crescimento mais rápido da região

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 7 de março de 2024

PR NEWSWIRE

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 7 de março de 2024 /PRNewswire/ — O Abu Dhabi Global Market (ADGM) declarou 2023 como um ano de sucesso para o centro financeiro internacional da capital dos Emirados Árabes Unidos, destacando seu desempenho como o centro financeiro de crescimento mais rápido na região por dois anos consecutivos, bem como a ascensão de Abu Dhabi como um centro financeiro reconhecido mundialmente.

Abu Dhabi Global Market Logo

O ADGM teve um início forte em 2023, com base no crescimento significativo demonstrado em 2022, juntamente com uma perspectiva positiva para o próximo ano. Isto foi destacado pelos números de crescimento trimestral e semestral de 2023 em todos os aspectos.

O capital financeiro mais forte da região

O setor de gestão de ativos do ADGM começou forte em 2023 e terminou ainda mais forte, conforme continuou a registrar um ingresso sem precedentes de gestores de ativos globais estabelecendo suas operações na IFC.

Os ativos sob gestão (AUM) em 31 de dezembro de 2023 apresentaram um aumento anual de 35% em comparação com os números de 2022. Numerosas empresas de investimento e fundos hedge foram criadas no âmbito do ADGM, conforme registrado nos dados do final do ano; com o total de gestores de ativos operando no ADGM chegando a 102 que administram 141 fundos.

Emergindo como um destino preferido para empresas além-fronteiras, o ADGM testemunhou o estabelecimento de grandes gigantes globais e regionais do setor no ADGM. O número de entidades operacionais saltou para 1.825, um crescimento de 32% quando comparado aos números de 2022 (1.378 entidades operacionais em 2022). Alguns dos nomes que merecem destaque incluem Brevan Howard, Ardian, Goldman Sachs, Tikehau Capital, Blackstone, SBI Capital, Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), Apollo, Fifth Wall, Fidera e Vibrant Capital. Incluindo entidades locais e regionais de renome, como ADQ, Chimera, G42, Gulf Capital, OneIM e Investcorp. Além disso, há mais de 125 empresas em processo de registo no ADGM.

Os números do final de 2023 também refletem 88 instituições financeiras e 2 bolsas que receberam IPA do ADGM, das quais um número significativo faz parte do setor de gestão de ativos. Devido ao número de empresas de gestão de ativos que estão migrando para o ADGM, os principais provedores de serviços de ativos e fundos, como os prestadores de serviços de contabilidade e administração de fundos, estão apostando na oportunidade que o ADGM está abrindo.

Este crescimento é substanciado pelo aumento da força de trabalho do ADGM, que subiu para 13.394 – um aumento de 22% em um ano. Várias instituições financeiras globais e bancos de investimento baseados no ADGM, como o JP Morgan e BNP Paribas.

S. Ex.ª Ahmed Al Jasim Al Zaabi, presidente do ADGM disse: “Um ano na economia do Falcão de Abu Dhabi e um ano de crescimento excepcional para o Mercado Global de Abu Dhabi. Quando pensamos nestes fatores em conjunto, isso nos leva à compreensão do que a consistência, a persistência e o alinhamento com os objetivos econômicos podem alcançar. Em apenas oito anos, nos tornamos um dos maiores distritos financeiros do mundo e o centro financeiro internacional de mais rápido crescimento na região, durante dois anos consecutivos”.

S. Ex.ª acrescentou: “Ao reforçar a posição internacional de Abu Dhabi como a ‘capital do capital’, o ADGM capitalizou verdadeiramente o potencial da capital para o cenário financeiro e liberou estrategicamente oportunidades nos setores subjacentes. O crescimento que testemunhamos hoje é a concretização das visões da liderança dos EAU. Continuamos fortemente positivos à medida que avançamos para 2024″.

ADFW 2023 – Encontro de Titãs Financeiros em Abu Dhabi

A Abu Dhabi Finance Week (ADFW) 2023 elevou o padrão para eventos financeiros na região ao apresentar o melhor dos melhores do mundo todo. O evento recebeu com sucesso mais de 18.000 participantes, apresentando cinco fóruns que abrangeram 46 eventos secundários, 180 sessões e 300 palestrantes internacionais, regionais e locais de diversas origens. O impacto global do evento foi bastante elevado, onde 39% dos presentes representaram participantes globais de mais de 100 países.

Ícones internacionais do setor financeiro, como Jamie Dimon, presidente e CEO do JP Morgan e Ray Dalio, fundador, copresidente e codiretor de investimentos da Bridgewater Associates, falaram da ascensão de Abu Dhabi como um centro financeiro global durante a ADFW.

Um total de 23 anúncios de mercado foram registados durante a Semana Financeira de Abu Dhabi, incluindo grandes atualizações operacionais por parte do Banco Mundial e do JP Morgan, juntamente com uma forte escalação de instituições financeiras emergentes que vão desde fintechs e finanças sustentáveis.

Ano da Sustentabilidade e COP28

Com o ‘Ano da Sustentabilidade’ 2023 continuando em 2024 e a conclusão da COP28 sediada nos EAU, o ADGM liderou múltiplas iniciativas que promoveram o financiamento sustentável, alinhando-se perfeitamente com os objetivos de sustentabilidade de Abu Dhabi e dos EAU.

No primeiro semestre de 2023, o ADGM introduziu o primeiro quadro regulamentar abrangente da região para Finanças Sustentáveis. Isso foi acompanhado pelo Grupo de Trabalho de Finanças Sustentáveis dos EAU (SFWG), presidido pelo ADGM, publicando a sua terceira declaração pública que enfatiza três objetivos fundamentais do SFWG dos EAU, pouco antes da COP28. Outro anúncio na mesma época foi a designação do ADGM como ‘Principal Parceiro de Financiamento Climático’ da COP28 e se tornar o lar do pioneiro Centro Global de Financiamento Climático (GCFC), que acelerará o desenvolvimento de estruturas e habilidades de financiamento climático, além de defender as melhores práticas nos Emirados Árabes Unidos e globalmente. A COP28 também testemunhou o lançamento do ALTÉRRA, um veículo catalítico climático de 30 bilhões de dólares, no ADGM, que impulsionará os esforços internacionais para criar um sistema de financiamento climático mais justo, com ênfase na melhoria do acesso ao financiamento para o Sul Global.

Além disso, 28 novos signatários assinaram a Declaração de Finanças Sustentáveis de Abu Dhabi no ano passado, uma iniciativa liderada pelo ADGM, elevando a contagem total de signatários comprometidos para 145.

Principais conquistas – 2023

  • O ADGM se expandiu dez vezes ao colocar a Ilha Al Reem sob sua jurisdição em maio de 2023, tornando-a um dos maiores distritos financeiros internacionais do mundo, com uma área geográfica de 14,38 milhões de metros quadrados.
  • O ADGM lançou o seu Relatório inaugural de Avaliação de Riscos de Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (ML/TF) de Pessoas Jurídicas e Acordos do ADGM (Relatório LPA) em maio de 2023.
  • A FSRA do ADGM anunciou revisões em suas Regras e Orientações sobre Sanções e Combate à Lavagem de Dinheiro (“o Livro de Regras AML”).
  • A Autoridade de Registro (RA) do ADGM publicou o quadro legislativo para Fundações de Distributed Ledger Technology (DLT, Tecnologia de Ledge Distribuído).

Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/1696045/Abu_Dhabi_Global_Market_Logo.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/abu-dabi-a-capital-do-capital-termina-2023-com-o-adgm-como-a-ifc-de-crescimento-mais-rapido-da-regiao-302083088.html

FONTE ADGM

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe