NAvegue pelos canais

PR Newswire Brasil

10 dicas para mitigar o impacto do eclipse do “anel de fogo” na energia solar

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de outubro de 2023

PR NEWSWIRE

XANGAI, 10 de outubro de 2023 /PRNewswire/– À medida que os EUA aguarda ansiosamente o próximo eclipse solar anular, previsto para acontecer no sábado, 14 de outubro, após uma ausência de 11 anos, causará um impacto direto na produção de energia das usinas fotovoltaicas solares (PV). À frente desta importante ocasião, a Qn-SOLAR, fabricante líder de energia fotovoltaica, oferece estratégias eficazes para minimizar os efeitos adversos das superposições solares na geração de energia fotovoltaica.

Segundo a NASA, o eclipse solar anular, também conhecido como “anel de fogo”, começa em Oregon às 9:13 PT e termina no Texas às 12:03 TC. Um eclipse solar anular acontece quando o Lua está próxima ou em seu ponto mais distante da Terra, parecendo um pouco menor do que o sol, portanto, não bloqueia todo o disco solar.

Os eclipses solares representam um desafio significativo para a geração de energia solar, uma vez que a redução da irradiância afeta diretamente a produção de sistemas de energia solar. À medida que o eclipse progride, a geração solar diminui na proporção do impacto sobre a irradiância, criando um déficit temporário na produção de energia.

Painéis solares autofabricados da Qn-SOLAR.

Como protagonista no setor fotovoltaico, a Qn-SOLAR resumiu 11 importantes conclusões para reduzir o impacto sobre a geração de energia solar.

1.  Armazenamento de energia

Antes de um eclipse solar, as operadoras de rede podem impulsionar suas reservas de energia, expandindo a capacidade dos sistemas de armazenamento de energia da bateria. A Qn-SOLAR já havia concluído as instalações de 15 GW e as usinas de energia próprias de 1,5 GW até 2022.

2.  Rede inteligente

Ao incorporar tecnologias de rede inteligente, as operadoras de rede podem gerenciar e enviar com eficácia recursos de eletricidade com maior precisão e ajustar automaticamente a oferta e a demanda de energia para garantir a estabilidade da rede.

3.  Estrutura de energia diversificada 

Uma estrutura de energia diversificada com energia eólica, energia hidrelétrica e energia térmica pode compensar a redução na geração de energia solar durante um eclipse. Além disso, o progresso das tecnologias de geração distribuída e microrede fortalece a capacidade da rede de suportar interrupções. A Qn-SOLAR iniciou a energia fotovoltaica em 2014, a energia eólica em 2020 e o armazenamento de energia em 2023.

4.  Programação dinâmica

As operadoras de rede podem monitorar os clipes em tempo real e ajustar os planos de geração e a remessa de energia de acordo, minimizando o impacto na rede. Além disso, os avisos iniciais permitem preparações adequadas com antecedência.

5.  Expedição de recursos flexíveis

A remessa flexível de vários recursos de geração de energia, como turbinas a gás de início rápido, usinas hidrelétricas e sistemas de armazenamento de energia, ajuda a gerenciar as flutuações de energia.

6.  Gestão do lado da demanda

Implementar estratégias de gestão do lado da demanda, como preços de tempo de uso e redução de pico de emergência, incentiva os usuários a ajustar seu consumo de eletricidade, reduzindo a demanda de energia durante o eclipse.

7.  Algoritmos de programação inteligente 

Alavancar algoritmos avançados de programação inteligente, como otimização do enxame de partículas e algoritmos genéticos, otimização dinâmica e programação da rede podem ser alcançados, melhorando a eficiência das operações do sistema de energia.

8.  Previsão científica

Combinar sistema integrado de observação climática e previsão astronômica permite previsões mais precisas do momento, localização e magnitude do eclipse, oferecendo orientação precisa para tomada de decisão para remessa da rede.

9.  Desenvolvimento da tecnologia de usina virtual 

A integração de várias fontes de geração distribuída por meio da tecnologia de usina virtual de energia cria uma unidade de geração de energia controlável e despachável, aprimorando a estabilidade operacional da rede elétrica.

10.    Interconexão de rede aprimorada

O fortalecimento das interconexões entre as redes facilita a complementaridade de recursos e a alocação otimizada, melhorando a estabilidade operacional geral do sistema de energia.

Notavelmente, as soluções acima podem reduzir significativamente o impacto, mas não o eliminam completamente.

A Qn-SOLAR oferece soluções integradas de energia solar fotovoltaica com equipes de negócios dedicadas e suporte técnico em diversas regiões. Eles fornecem serviços localizados e possuem um processo completo e ágil de gerenciamento pós-venda para lidar com situações tanto rotineiras quanto inesperadas. Para mais informações, acesse: https://www.qn-solarpv.com/.

Foto – https://mma.prnewswire.com/media/2243177/Qn_SOLAR_s_Self_manufactured_Solar_Panels.jpg

FONTE Qn-SOLAR

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe