A 5ª Mesa Redonda Ministerial do FMF termina com 100 governos e 59 organizações multilaterais, estabelecendo uma estrutura para uma nova era de desenvolvimento de minerais
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de janeiro de 2026

Em seu discurso de abertura, Sua Excelência o Ministro da Indústria e Recursos Minerais, Bandar Alkhorayef, enfatizou que esta edição representa um momento decisivo para o que se tornou o maior encontro ministerial global desse tipo. Ele observou que a participação se expandiu acentuadamente desde o lançamento da Mesa Redonda e do FMF em 2022, de 32 governos para ministros e representantes seniores de mais de 100 países, ao lado de 59 organizações internacionais, incluindo todos os estados membros do G20. Esse crescimento reflete o crescente reconhecimento de que o fornecimento de minerais é uma responsabilidade global compartilhada que exige soluções coordenadas e inclusivas.
O Ministro anunciou a criação de um Grupo Diretor Ministerial Permanente, encarregado de fornecer orientação estratégica à Mesa Redonda Ministerial e à FMF, monitorar a implementação das iniciativas existentes e propor novas áreas de cooperação. O grupo garantirá uma representação geográfica equilibrada com a adesão rotativa inicial de 19 países para garantir a continuidade e a responsabilidade.
Sua Excelência Khalid Al-Mudaifer, Vice-Ministro da Indústria e Recursos Minerais para Assuntos de Mineração, descreveu o progresso alcançado durante 2025 em três iniciativas principais. Primeiro, o desenvolvimento da Estrutura de Minerais Futuros para dimensionar o financiamento de infraestrutura e alinhar melhor as políticas governamentais, já que o Grupo Banco Mundial foi encarregado de explorar oportunidades para desbloquear financiamento nos sete corredores de infraestrutura prioritários identificados na África e na América Latina.
Em segundo lugar, desenvolver um padrão para a mineração responsável que melhore a transparência por meio da rastreabilidade; e, em terceiro lugar, estabelecer uma Rede de Centros de Excelência na África, Ásia Ocidental e Central e América Latina para desenvolver capacidade técnica, institucional e humana.
Notavelmente, a Sra. Valerie Levkoff, Vice-Presidente de Infraestrutura do Grupo Banco Mundial, apresentou uma nova estratégia de minerais para apoiar os países fornecedores, estendendo-se através do processamento e fabricação regionais, para criar valor local e oportunidades de emprego.
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/2861467/FMF_Roundtable.jpg
Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2314209/5717299/Future_Minerals_Forum_Logo.jpg

FONTE Future Minerals Forum

Tópicos Relacionados: Notícias de Feiras Comerciais, Política Externa/Assuntos Internacionais, Mineração/Metais
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda