NAvegue pelos canais

Grupo Boticário

Impulso ao empreendedorismo feminino
Conteúdo patrocinado

Impulso ao empreendedorismo feminino

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de novembro de 2023

Com alma feminina, Grupo Boticário cria iniciativas para que mulheres avancem em seus próprios negócios

Em 1980, Laura Oliveira, que trabalhava na embaixada da França em Brasília, foi presenteada com um frasco da colônia Acqua Fresca, fabricada por uma empresa paranaense que ela ainda não conhecia, chamada O Boticário. Encantada com a qualidade do produto, ela entrou em contato e pediu três exemplares de cada item da linha da marca. Vendeu tudo em poucos dias. Percebendo que tinha um negócio promissor nas mãos, Laura propôs abrir uma loja em Brasília, que se tornou a primeira da rede de franquias do Grupo Boticário, composta hoje por mais de 3,6 mil unidades.

A história de Laura – que até hoje é uma das franqueadas – ilustra bem como o empreendedorismo feminino faz parte do passado, do presente e do futuro da empresa. Hoje, mais de 60% do quadro de colaboradores é composto por mulheres, que são maioria também como donas de franquias e revendedoras. “O Grupo Boticário é um negócio com alma feminina e fazemos questão de valorizar essa característica cada vez mais. Estamos preparando e construindo uma geração de mulheres empreendedoras desde 1980”, diz Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho e acionista.

Mesmo com todos os obstáculos, 34% das pessoas que empreendem no Brasil, hoje, são mulheres, conforme pesquisa feita pelo Sebrae com base em dados do IBGE. Isso significa que há cerca de 10,3 milhões de mulheres à frente dos próprios negócios no País, sendo que a maioria está nas classes C, D e E. São iniciativas fortemente concentradas no setor de serviços, com destaque para as áreas de beleza e estética, bem-estar, moda e alimentação.

Com o objetivo de alavancar esses negócios e auxiliar a trajetória de parte dessas mulheres, o Grupo Boticário tem uma série de projetos de facilitação e capacitação, para empreendedoras. A venda direta, por exemplo, é uma estratégia de sucesso implantada há uma década pelo grupo, como parte da multicanalidade. Atualmente, a empresa tem suas marcas presentes em dois de cada três lares brasileiros, dialogando com 90% da população.

Para ingressar nesse negócio, a nova revendedora recebe apoio, suporte e incentivo do time de Vendas Diretas para compreender quais são as melhores oportunidades, incluindo dicas e treinamentos no aplicativo do Revendedor.

Essa ferramenta permite que as profissionais façam pedidos dos produtos, gerenciem seus estoques e suas vendas. Além disso, o aplicativo oferece a Minha Loja Digital. A partir dela, a revendedora passa a ter um link de sua própria loja para compartilhar com suas clientes, que poderão fazer os pedidos online.

Com isso, materializa-se a oportunidade de inserir essas mulheres numa atividade que oferece incremento de renda. Esse é um trabalhado essencialmente realizado por elas, que somam 86% das bases de revendedores. Desse total, 56% são negras.


O Grupo Boticário quer impulsionar o empreendedorismo feminino na sociedade – Crédito: Divulgação/Grupo Boticário

Vidas transformadas
Muito além do cenário interno de valorização das mulheres, o Grupo Boticário quer impulsionar o empreendedorismo feminino na sociedade como um todo. “Estamos convictos da relevância do tema e da sintonia com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza”, diz Grynbaum.

Ele lembra que empreender necessita basicamente de dois ingredientes: disposição e preparo. “Nosso objetivo é ajudar mulheres que têm disposição a se preparar melhor para esse desafio”, observa o vice-presidente do Conselho.

A empresa apoia o empreendedorismo e o protagonismo feminino em várias frentes. Um exemplo é o programa Empreendedoras da Beleza, que já formou mais de 35 mil mulheres desde o lançamento, em 2021, das quais 64% declaram ter obtido incremento de renda como resultado da participação na iniciativa.

“É um programa aberto para mulheres, em que há módulos sobre maquiagem, unhas, cabelo, questões financeiras, entre outros. São cursos que podem ser feitos online. E, atualmente, temos quase 200 mil inscrições”, completa Fabiana Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Boticário Produtos de Beleza Ltda.

Imagem em destaque: O Grupo Boticário quer impulsionar o empreendedorismo feminino na sociedade – Crédito: Divulgação/Grupo Boticário

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe