NAvegue pelos canais

Agência 99

Planejamento é a alma do negócio
Conteúdo patrocinado

Planejamento é a alma do negócio

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de dezembro de 2022

Por Agência 99

Desde 2018, Leonardo Schulz Timm Carneiro, 29 anos, trabalha como motorista de aplicativo na região Metropolitana de Porto Alegre (RS) e em Canoas, onde vive atualmente. O início na profissão contou com o incentivo de um amigo satisfeito com os resultados obtidos com o transporte por aplicativo.

“Na época, trabalhava como auxiliar de produção, quando meu amigo disse que estava conseguindo fazer um bom lucro”, conta Leonardo. “Decidi sair daquela empresa e tentar também”, lembra. E deu certo: com quatro anos de profissão, ele afirma amar essa atividade e conta que nem cogita parar.

Leonardo dirige um Fiat Grand Siena 1.4 e enumera a liberdade como sua principal conquista, entre outras vantagens. “O motorista de aplicativo pode definir quantas horas ou em que período do dia irá trabalhar e o quanto precisa ganhar, por exemplo.”

Organização ajuda nas metas

Com planejamento de médio e de longo prazo, Leonardo explica que é possível conciliar a direção com outras atividades. “Nós decidimos quando iremos folgar ou sair para as férias, ou como faremos para resolver qualquer problema ou compromisso pessoal”, revela.

Leonardo conta que a recompensa financeira é algo garantido quando o profissional se empenha bastante e se organiza. “Certamente o resultado será positivo”, afirma. No entanto, para alcançar essas metas, é essencial ter planejamento e, principalmente, fazer o controle dos gastos na ponta do lápis. “Recomendo sempre ter um caderno para anotar tudo: corridas, quanto gastamos e quanto lucramos. Só dessa forma será possível analisar o que faz mais sentido, comparar e melhorar a cada dia”, aconselha.

Organizado, Leonardo adianta que já traçou os planos para 2023 no caderno e que, da sua parte, continuará se esforçando ao máximo e tratando da melhor forma seus passageiros. “Quero continuar batendo minhas metas e conseguindo oportunidades como as que tive em 2022, um ano muito bom. Espero coisas ainda melhores para o próximo.”

De olho nas oportunidades

Com o tempo e a experiência acumulados na direção, o que faz sentido para Leonardo é trabalhar com base em objetivos e, também, aproveitar oportunidades oferecidas pelo aplicativo. “Estabeleço uma meta diária e só volto para casa quando consigo atingi-la. Claro que os horários variam muito, porque alguns dias fazemos corridas melhores, em outros nem tanto”, revela.

No período da manhã, ele costuma sair de casa entre 6h30 e 7h, trabalhando, normalmente, até 13h. “Depois, faço um intervalo para o almoço de 1h30 e, caso não tenha atingido minha meta, rodo até 19h, no máximo”, explica.

Para ajudar na performance, o motorista utiliza a estratégia de “posicionar bem” seu veículo. Isto é, estar em locais onde as chamadas são frequentes, como bairros comerciais e nos horários corretos.

Além disso, ele orienta aos demais condutores sempre prestar atenção às campanhas e promoções feitas pela 99, já que, de acordo com ele, elas ajudam a aumentar o faturamento. “Elas melhoram a qualidade do trabalho, na medida em que podemos ter jornadas menores e um lucro superior”, afirma.

Para aumentar a pontuação

Para quem está começando ou para melhorar a pontuação no aplicativo, Leonardo conta que a educação com os passageiros é fundamental. “Ser simpático, estar sempre com um sorriso no rosto e deixar as pessoas confortáveis dentro do carro é muito importante e influencia na avaliação final”, analisa.

De acordo com Leonardo, outras premissas de que não abre mão é o respeito às regras de trânsito e observar sempre a maneira como está dirigindo. “Estar atento aos limites de velocidade e a sinalização são condutas básicas para quem trabalha como motorista”, alerta. “A forma de direção também conta muito, como evitar freadas bruscas”.

Ele também aponta o cuidado com a apresentação pessoal. “Percebo que estar com roupas um pouco mais formais deixa os passageiros mais confiantes”, recomenda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe

Leia também