NAvegue pelos canais

Agência 99

Mobilidade sustentável passa pela adoção de variadas formas de transportes
Conteúdo patrocinado

Mobilidade sustentável passa pela adoção de variadas formas de transportes

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 18 de agosto de 2022

Por Agência 99

É notável que o rápido crescimento urbano nas cidades brasileiras não foi acompanhado de um desenvolvimento sustentável e eficiente. Em grandes metrópoles, como São Paulo, por exemplo, as áreas distantes do centro ainda têm dificuldade de encontrar transporte público de qualidade.
Em reportagem publicada no Estadão, o economista e pesquisador da Unidade de São Paulo (USP), Glauco Peres da Silva, afirma que o adensamento populacional reflete no deslocamento das pessoas. Dessa forma, a mobilidade urbana tem total relação com este fenômeno.
Segundo ele, nas grandes cidades brasileiras, de modo geral, houve maior fluxo migratório das áreas rurais para os centros urbanos. Assim, há aglomeração em cidades. Contudo, estas pessoas acabam precisando se deslocar para a área central e voltar para a periferia, o que gera o movimento.

Diversidade

Dessa forma, o uso dos diversos modais de transporte se tornou regra. Segundo o Chief Strategy Officer (CSO) da MaaS Global, Pedro Somma, as pessoas já são multimodais. “A maioria das pessoas que moram em São Paulo já integra diariamente ônibus com metrô e o número de viagens de bicicleta só aumenta. No entanto, a infraestrutura das cidades não acompanha o comportamento das pessoas. Basta uma visita aos bicicletários nas estações de metrô e trem, constantemente lotados, para constatar”, afirma.
Somma defende que em cidades referência do mundo, como Paris e Amsterdam, a prioridade ao carro particular na mobilidade não foi bem sucedida porque gera trânsito lento, emissões altas de CO2 e a falta de segurança viária. “São alguns dos elementos que mostram que precisamos buscar formas mais sustentáveis de deslocar as pessoas pela cidade”, diz.
Em sua visão, as cidades brasileiras devem seguir o exemplo de capitais como Paris, que facilitaram e até incentivaram comportamentos sustentáveis na mobilidade em detrimento do uso do carro privado.

Sustentabilidade

A 99, que desde abril deste ano encabeça a Aliança pela Mobilidade Sustentável, com propósito de aumentar a frota de carros elétricos no País, aposta no uso multimodal para tornar a acessibilidade ao transporte mais sustentável.
Em julho deste ano, por exemplo, um motorista parceiro da 99 testou, em São Paulo, o modelo elétrico BYD D1 EV, um carro elétrico criado especialmente para o transporte de pessoas na cidade. O carro é considerado um avanço na mobilidade e, também, um passo para a adoção dos carros elétricos, que não poluem, diferentemente dos carros que funcionam à combustão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe

Leia também