NAvegue pelos canais

Agência 99

Aliança pela Mobilidade Sustentável anuncia mil carros eletrificados
Conteúdo patrocinado

Aliança pela Mobilidade Sustentável anuncia mil carros eletrificados

Taras Makarenko/Pexels/Agência 99

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de maio de 2023

Celebrando um ano de lançamento, a Aliança pela Mobilidade Sustentável avança no seu compromisso de democratizar a eletrificação de carros no Brasil e anuncia novas metas para 2023: atingir a marca de mil veículos eletrificados na frota da 99 e mil postos de carregamento na cidade de São Paulo.
Criada e liderada pela 99, a Aliança pela Mobilidade Sustentável reúne outras 11 empresas (Banco BV, BYD, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Zletric) com o objetivo de impulsionar a adoção de veículos eletrificados no Brasil e auxiliar no desenvolvimento de toda a infraestrutura necessária para eletrificação da frota brasileira. Juntas, as companhias investiram cerca de R$ 35 milhões em ações em prol da mobilidade sustentável neste primeiro ano de Aliança.
“Seguimos investindo e apoiando o crescimento exponencial da mobilidade elétrica no país. Entre as metas do nosso primeiro ano de Aliança estava alcançar a marca de 300 carros eletrificados rodando pela 99. Superamos esse número e fechamos os primeiros doze meses de atuação com 485 modelos circulando pela plataforma. Agora, para esse segundo ano, mais que triplicamos essa meta inicial de 300 veículos”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99 e líder do DriverLAB, centro focado em soluções para condutores. “Além disso, mais de 110 mil passageiros foram impactados por esses carros, com mais de 75 mil corridas realizadas e 550 mil quilômetros rodados. Esses números demonstram a força dessa coalizão”, complementa o executivo.
A 99 tem como metas para a Aliança, fomentar a expansão das estações de carregamento com a criação de 10 mil pontos públicos de recarga até 2025 e chegar a 10 mil veículos eletrificados rodando pela 99 até 2025.
Para isso, vem discutindo e implementando ações para fomentar a mobilidade elétrica no Brasil criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando o aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e a outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.
Todos os esforços da Aliança pela Mobilidade Sustentável estão em linha com uma tendência de mobilidade divulgada em um estudo da McKinsey, realizado em outubro de 2022. Segundo os dados da consultoria, as empresas de transporte por aplicativo e os seus motoristas parceiros devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil. Segundo o estudo, até 2040, 85% da frota de veículos por aplicativo deve ser elétrica, número quatro vezes superior ao estimado para os carros de uso pessoal (21%).

Iniciativas pioneiras e parceiros estratégicos

A relevância da Aliança pela Mobilidade Sustentável e seu poder de transformação pode ser mensurado a partir da expansão da rede de parceiros neste primeiro ano de atuação. Apenas neste curto espaço de tempo, o grupo cresceu, passando de sete para 11 empresas parceiras ao lado da 99. “A transformação da mobilidade só é possível com a união de forças entre os players do setor. As metas da Aliança só são tangíveis pelo interesse desses grandes parceiros e investidores, os quais, assim como a 99 desejam ser pioneiros e criar um legado na mobilidade urbana brasileira”, afirma Fernando Pfeiffer, diretor de Estratégia de DriverLAB na 99.
A partir da cooperação entre as empresas, projetos importantes ganharam forma como é o caso do primeiro posto 100% elétrico do Brasil inaugurado no final de 2022, fruto de uma parceria da EZVolt, integrante da Aliança, com a Vibra. “Esse investimento nos auxiliou não só no aumento da frota eletrificada da 99, como também na evolução da rede de carregamento para todos os motoristas da cidade, reforçando nosso compromisso de adotar a cidade de São Paulo como polo pioneiro para implementação de programas de mobilidade verde e inspirar outras regiões do país”, complementa Pfeiffer.
Ao mesmo tempo em que promove a infraestrutura, a Aliança coloca os veículos elétricos nas ruas, mostrando que o trabalho em parceria das diferentes pontas do ecossistema do transporte pode fazer com que as duas demandas sejam atendidas simultaneamente. BYD e Caoa Chery, por meio da Aliança, já forneceram veículos para testes com motoristas de app. Além disso, a Movida promove, desde agosto de 2022, aluguéis de veículos elétricos pela metade do preço para os parceiros da plataforma.
Ao todo, as iniciativas da Aliança pela Mobilidade Sustentável evitaram que cerca de 127 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidos na atmosfera até agora.

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe