Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 27 de novembro de 2023
Em um mercado pautado por modelos baseados na probabilidade para autenticar a identidade, empresa inova ao oferecer a primeira solução determinística e com 100% de precisão por meio da biometria facial.
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, traz ao mercado uma solução inédita capaz de garantir 100% de precisão na autenticação de que é o real titular do CPF quem está realizando determinada transação ou serviço online. Trata-se do IDUnico, que usa a biometria facial combinada a outras camadas de segurança para validar a identidade em menos de três segundos – o usuário só precisa tirar uma selfie – e oferece uma resposta determinística e não baseada em probabilidades.
“No Brasil e na maior parte do mundo, as soluções de autenticação de pessoas são baseadas em modelos probabilísticos com respostas que resultam em um score, que pode ir, por exemplo, de -100 a +100. O IDUnico inova por ter uma resposta determinística e binária, com 100% de certeza no caso de um “sim, é o titular do CPF”, afirma Guilherme Ribenboim, Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Unico.
Essa taxa de assertividade é resultado do fortalecimento do ecossistema de soluções da empresa, pautado principalmente por um outro lançamento recente, o Unico IDPay, que foi anunciado no final de maio. Trata-se da autenticação da identidade do usuário também por biometria facial e da validação da titularidade do cartão de crédito junto ao emissor no momento da compra – uma solução voltada ao varejo, com foco no e-commerce. “Investimos milhões de reais durante mais de um ano para termos uma base de identidades autenticadas com segurança, privacidade e 100% de precisão. É essa base que usamos para o Unico IDPay e agora para o IDUnico”, comenta o vice-presidente.
De acordo com Guilherme Ribenboim, clientes do setor financeiro já tiveram ganhos expressivos com a nova solução. Um fazia a identificação de seus usuários em uma jornada complexa, com muitos atritos, pedidos de fotos e dados cadastrais. “Com o IDUnico, as empresas podem confiar 100% na face do cliente para abrir uma conta, um cadastro ou fazer uma transação”. Um outro cliente utilizava soluções de dois fornecedores para comparar os resultados e aumentar a probabilidade de acerto. “O IDUnico passou a ser a única solução ao entregar um resultado determinístico e assertivo, reduzindo custo e melhorando a performance”.
Chegada em novos mercados
A Unico foi pioneira no mercado brasileiro a oferecer às grandes empresas, principalmente do setor financeiro e varejista, tecnologia de biometria facial para autenticar a identidade de usuários em diferentes momentos, como abertura de conta bancária, contratação de empréstimo, pagamento de contas, entre outros. Até então, isso era feito por meio da solução Unico Check, que, de 2018 a setembro de 2023, autenticou mais de 735 milhões de transações e barrou mais de 10 milhões de fraudes de identidade. Na carteira de clientes, estão quatro dos cinco maiores bancos do país e nove dos dez maiores varejistas.
O Unico Check é o exemplo do modelo probabilístico de autenticação de validade, pois oferece um score e um foco claro na prevenção de fraudes – uma das maiores dores de bancos, fintechs e varejistas. Para Ribenboim, não se trata de dizer que um modelo seja melhor do que o outro. “Estamos ampliando nosso portfólio e nos posicionando como uma empresa com um ecossistema completo de soluções que entregam valor ao cliente de acordo com a dor do negócio e a necessidade de melhor performance e segurança. De qualquer forma, o IDUnico já faz parte de uma nova geração de soluções, trazendo mais modernidade em termos de estrutura, performance e escalabilidade”.
Antes mais restrita ao setor bancário e varejista, a proposta do IDUnico também inclui uma maior democratização da biometria facial, uma vez que a empresa pretende levar a solução para novos setores como hotelaria, telecomunicações e aviação. Nesses mercados, os clientes são, muitas vezes, identificados por meio de tecnologias conhecidas como face match ou face ID, que apenas tiram uma foto da pessoa e registram seus dados pessoais atrelados àquela face. Mas, no momento da captura facial, não existe o processo de autenticação da identidade, ou seja, nada ali garante que ela seja a real titular do CPF informado – diferentemente da autenticação por biometria facial, que compara aquela face a uma base confiável para determinar que a pessoa é realmente quem diz ser.
“Com o IDUnico, essas empresas poderão oferecer uma experiência melhor e mais rápida no momento de identificar o cliente e terão a segurança de que estão atendendo o verdadeiro titular daquele CPF. Muitos setores poderão se beneficiar de uma solução de biometria facial segura e 100% assertiva”, afirma o vice-presidente da empresa.
Sobre a unico
A Unico é uma empresa brasileira especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou um unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos, posicionando-a como a segunda empresa SaaS mais valiosa da América Latina, em 2022. A Unico desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, plataformas de educação corporativa, gestão de compra e venda de veículos e admissão digital com assinatura eletrônica, que foi reconhecida com o prêmio Top of Mind de RH. A companhia está presente em mais de 800 empresas-clientes, entre os maiores bancos privados, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias do país. Em 2022, a Unico foi nomeada como uma das empresas privadas mais promissoras do ano pela 5ª Edição do Ranking Anual Fintech 250 da CB Insights e esteve presente no Ranking Exame Negócios em Expansão, que reconhece as empresas brasileiras que mais cresceram no último ano. A IDTech é associada ao Fórum Econômico Mundial e integrante do Grupo de Trabalho sobre Confiança Digital. A empresa também desenvolve pesquisas em parceria com instituições acadêmicas nacionais. Saiba mais em https://unico.io. Saiba mais em https://unico.io.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.
Leia também
-
Agência Unico Compras de fim de ano: cuidado ao receber encomendas em casa
14 de dezembro de 2023Com a aproximação de datas festivas como o Natal, compras on-line são sempre atrativas pelo preço e pela comodidade. Receber as...
Saiba Mais -
Agência Unico Como aproveitar as ofertas da Black Friday sem cair em golpes
25 de novembro de 2022Por Agência Unico Especialistas dão dicas para proteger o bolso e os dados pessoais dos consumidores A Black Friday faz o bolso do consumidor tilintar para aproveitar descontos anunciados de até
Saiba Mais -
Agência Unico Engenharia social: até onde vão os fraudadores para enganar as vítimas?
21 de outubro de 2022Por Agência Unico Redobrar atenção antes de compartilhar dados pessoais e desconfiar de abordagens por ligação ou mensagem podem evitar golpes e prejuízos financeiros Fraudadores estão à
Saiba Mais