Agência Unico
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 23 de novembro de 2023
Solução de autenticação de identidade garante mais segurança no fluxo de aprovação de transações pelo banco digital, aumentando vendas e diminuindo perdas por fraudes
A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, acompanha as mudanças dos meios de pagamento no Brasil e observou um problema crônico que afeta milhões de brasileiros por ano: compras legítimas não aprovadas durante uma transação feita com cartão de crédito. Todos os envolvidos são colocados em risco, inclusive o emissor do cartão, já que é ele quem concede o crédito para a pessoa fazer uma compra e é acionado em momentos de abertura de estornos e contestação de cobranças.
Anualmente, cerca de R$ 120 bilhões deixam de ser convertidos em vendas, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cartões, pois os sistemas não conseguem comprovar a titularidade do cartão e a identidade do comprador. Assim como em muitas instituições financeiras, a Neon tinha dificuldades com a descentralização de decisões e algumas etapas de aprovação, o que poderia levar a compras boas sendo reprovadas, fazendo com que o cliente final culpasse o banco por uma compra negada.
Um outro cenário, era o fluxo de chargeback, quando uma cobrança é contestada pelo titular do cartão e o valor tem de ser devolvido. A Neon precisava reduzir o chargeback e garantir transações aprovadas com mais segurança, sem deixar de lado a boa experiência do seu cliente e a prevenção e combate às fraudes.
Pensando em atender essas necessidades, a Unico se aliou a Neon, que implementou o Unico IDPay, uma solução inédita de autenticação, que valida a identidade com biometria facial e a titularidade do dono do cartão de crédito junto ao banco emissor no momento da compra de forma simples e rápida. A implementação da tecnologia no processo gerou impactos positivos e total garantia de segurança, afinal, as transações que passaram pela solução não tiveram histórico de chargeback.
Com cerca de 26 milhões de clientes, a Neon necessitava de uma evolução rápida e segura nos processos. Conforme a parceria evoluía, os resultados seguiam cada vez maiores. Até o momento, um valor de mais de R$ 1 milhão foi aprovado e recuperado em transações de alto ticket médio. Ou seja, o Unico IDPay possibilitou novos ganhos financeiros e um volume transacionado maior à Neon. A taxa média de aprovação das transações que passam pelo Unico IDPay com cartões do Neon é de mais de 90%, transações essas que, muitas vezes, seriam reprovadas no fluxo tradicional de aprovação de um e-commerce.
“O nosso principal benefício é na autenticação que acontece de ponta a ponta. Quando realizamos a construção desse ecossistema e conexão, elevamos o nível de segurança nos processos e isso permite que todas as pontas sejam beneficiadas, enquanto reduzimos processos de reprovação e aumentamos as taxas de conversão.
Temos um potencial enorme com o Unico IDPay e é importante estarmos sempre atentos a cada vez mais aprimorar a experiência do usuário, recuperando as transações perdidas por conta de uma decisão incorreta seja por falta de informação, dados ou comportamento suspeito de fraude, o que pode gerar um cancelamento da transação”, explicou Anderson Cassolato, Head de Prevenção a Fraudes.
Para fortalecer o mercado e contribuir para a evolução digital nas compras online, o Unico IDPay atua como um conector entre e-commerce e emissores, construindo esta relação de co-criação. “O Unico IDPay combina a segurança da biometria facial para autenticar a identidade do comprador com a confirmação automatizada de que aquele CPF com face autenticada é realmente do titular do cartão de crédito.
Assim, com apenas uma simples selfie, a Unico analisa os dados a partir de uma base de identidades autenticadas e com assertividade garantida para, então, cruzar com informações do emissor do cartão de forma automática”, afirma Gabriel Pirajá, Head de Produto na Unico.
Além de melhorar a experiência dos clientes no momento da compra online, a tecnologia ainda soluciona os problemas envolvidos com contestações de compra, como reclamações ou mesmo perda de clientes quando compras não são aprovadas; altos custos envolvidos nas eventuais contestações; e perdas financeiras com a não aprovação de compras confiáveis.
Segundo Cassolato, a expectativa para que a parceria evolua é grande. “É uma tecnologia que agora faz parte do comércio eletrônico, então a expectativa é que isso reduza a fricção com o cliente e tenha uma conversão maior até o final deste ano.” conclui.
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