NAvegue pelos canais

Brasil dribla a burocracia com reaproveitamento digital de documentos
Ivan Samkov / Pexels / Agência Unico

Brasil dribla a burocracia com reaproveitamento digital de documentos

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de dezembro de 2024

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nova tecnologia desenvolvida no País soluciona com segurança um dos principais obstáculos dos usuários para a contratação de produtos e serviços

“Eu realmente entendo a importância de determinadas burocracias. Entretanto, acredito que é possível encontrar um caminho para facilitar o dia a dia das pessoas, principalmente com a ajuda da tecnologia”, afirma a farmacêutica, Mariana Martins. Assim como boa parte dos brasileiros, Mariana, que tem 37 anos e mora sozinha, possui uma rotina muito atribulada, administrando a casa e as contas em meio à jornada de trabalho diária. “Tenho poucas horas livres durante a semana. Então, aprecio cada segundo”, complementa Mariana que valoriza muito as iniciativas que a ajudam a otimizar seu tempo. 

Para ela, a crescente presença da tecnologia em diversos produtos e serviços eliminou algumas barreiras, diminuindo, por exemplo, a necessidade de ir constantemente em determinadas empresas para a realização de tarefas burocráticas, principalmente relacionadas com assuntos financeiros. “Faz muito tempo que não piso em uma agência bancária. O smartphone se tornou um grande facilitador”.

Apesar disso, na opinião da farmacêutica, determinados processos online, mesmo que necessários, podem criar outras dificuldades e gerar insatisfações com as marcas. “Acredito que muitas empresas ainda precisam melhorar suas soluções para o atendimento aos clientes. Às vezes, perdemos muito tempo falando com robôs. Já outros serviços pedem constantemente para mandarmos fotos de documentos. Mesmo com a tecnologia, a burocracia ainda consome muito tempo e paciência. Será que não existe outro caminho?”, questiona.

Assim como acontece com Mariana, a burocracia desagrada diversos usuários durante a jornada digital. Insatisfeitos, muitos desistem de contratar alguns serviços pela web. É o que demonstra uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Unico – empresa líder em soluções seguras e confiáveis para validação da identidade real das pessoas.

De acordo com o levantamento, a burocracia foi apontada por 70% dos entrevistados como a causa da insatisfação com os processos online. Além disso, 44% informaram que já abandonaram algum processo digital por conta de dificuldades para enviar imagens dos documentos solicitados.

Inovação como solução para o problema

A crescente digitalização de processos nos mostra que além de viabilizar diferentes transações, pode aumentar os níveis de segurança e inclusive, ser um mecanismo para o combate a fraudes. Portanto, as empresas devem buscar ferramentas capazes de tanto proteger os dados, respeitando as leis vigentes, quanto de tornar a jornada digital mais fluída e simples.

Para o dilema da Mariana e de tantas outras pessoas que buscam uma experiência mais ágil e segura em processos online, a solução está exatamente na tecnologia. Agora, pessoas e empresas podem optar por compartilhar a imagem de documentos armazenados na base de dados da multinacional Unico, sem a necessidade de nova captura. Dessa forma, em apenas um clique, o usuário que está prestes a agendar uma consulta ou realizar um empréstimo, por exemplo, consegue finalizar a operação de forma rápida e eficaz. 

“Ao garantir que a pessoa realmente é quem diz ser, oferecemos ao usuário a opção de reaproveitar o documento, em conformidade com todos os consentimentos necessários”, explica José Bairral, Group Product manager da Unico. Caso não concorde com o reaproveitamento do arquivo armazenado, porém, o usuário segue para a jornada tradicional, fazendo uma nova captura de imagem do seu documento. 

Como resultados, as empresas que utilizam a solução de reaproveitamento de documentos da Unico observaram uma redução de até 70% na desistência da captura de documento, assim como um aumento de 20% na taxa de conversão.

A ferramenta foi desenvolvida para aceitar documentos novos e antigos, nas versões digitais e impressas. Além do Registro Geral (RG), a capacidade de reaproveitamento de documentos da Unico também armazena Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaporte.

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Acesso Digital Tecnologia da Informação S.A.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe