Biometria facial impulsiona vendas no mercado imobiliário
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de janeiro de 2025
Grupo OLX investe R$ 2 milhões na implementação de solução da Unico, líder na validação de identidade, para garantir a segurança de anunciantes e usuários
Após um ano de recuperação, o mercado imobiliário tem expectativas positivas para 2025. O otimismo tem como base, por exemplo, o Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, elaborado pela Deloitte e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que constatou aumento tanto na procura, quanto na venda de imóveis residenciais no terceiro trimestre de 2024 e estimativa de alta para os últimos três meses.
Para conquistar uma fatia significativa desse mercado, dois fatores são fundamentais: credibilidade e segurança. Nesse contexto, a tecnologia se transformou em uma ferramenta indispensável para atrair e acessar os clientes, como fazem os portais ZAP e VivaReal, considerados os principais aliados das incorporadoras, imobiliárias e corretores.
Pertencentes ao Grupo OLX, as duas plataformas deram mais um importante passo para o desenvolvimento do setor imobiliário, implantando a biometria facial na autenticação de contas. O recurso garante mais segurança, e foi desenvolvido pela Unico, líder em soluções para validar a identidade real das pessoas.
A solução adotada pelos portais imobiliários beneficia tanto os usuários, que podem comprovar a identidade do anunciante por meio do selo de verificação; quanto corretores, imobiliárias e incorporadoras, impedindo que terceiros utilizem seus dados, e assim, proporciona melhor visibilidade e mais credibilidade aos perfis com a biometria cadastrada.
Investimento em segurança e desempenho
Para implementar a novidade, o Grupo OLX investiu R$ 2 milhões em 2024. Com 100% de precisão, a tecnologia biométrica desenvolvida pela Unico e adotada pelos portais imobiliários utiliza mais de 80 pontos da face dos usuários para reconhecer ou verificar a identidade.
A solução se destaca como a mais confiável do mercado, conferindo uma camada adicional de segurança e minimizando significativamente o risco de exposição em tentativas de ataques e fraudes, o que ajuda a preservar a integridade e privacidade dos dados dos usuários.
“O sistema de biometria da Unico passa por quatro camadas de análise e proteção, todas com tecnologia proprietária, incluindo prova de vida e score de risco. A Inteligência Artificial (IA) é usada para garantir maior precisão dentro do menor tempo possível, autenticando 90% das transações com resposta ‘sim’ em 1,7 segundo”, explica Fernanda Beato, diretora de Vendas da Unico.
Só para ter uma ideia da eficiência, a empresa líder em soluções para validação de identidade estima que o uso da biometria facial evitou o prejuízo de mais de R$ 3,2 bilhões, prevenindo fraudes somente em 2024, levando em conta todos os clientes e setores da plataforma Unico IDCloud.
Diretora de Produto do Grupo OLX, Regina Botter destaca que o cadastro biométrico não é obrigatório, mas é extremamente recomendado, uma vez que aumenta a confiança nas negociações e beneficia imobiliárias e corretores. “Estimamos, inclusive, que a medida tenha o potencial de ampliar em 15% os cliques nos anúncios com o selo de verificação e, consequentemente, agilizar o fechamento de negócios”, afirma.
Neste primeiro momento, o selo de “anunciante verificado” está disponível somente nos portais ZAP e VivaReal. Para realizar o cadastro biométrico, o anunciante deve acessar a plataforma exclusiva do Grupo OLX para gestão de anúncios, aplicativo do CanalPro, clicar no botão “Iniciar Verificação” e, na tela seguinte, clicar em “Tirar foto com o celular”. Na sequência, basta autorizar o uso da câmera e posicionar o rosto no centro da moldura que aparece na tela. O processo é feito de forma rápida e gratuita.
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