NAvegue pelos canais

Após visita Benchmark confirma:  operação da Sigma Lithium em plena capacidade em Minas Gerais
Operação da Sigma Lithium em plena capacidade na mina Grota do Cirilo, em Minas Gerais. Imagem: Sigma Lithium / Reprodução.

Após visita Benchmark confirma:  operação da Sigma Lithium em plena capacidade em Minas Gerais

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de agosto de 2026

Relatório da consultoria destaca a recuperação operacional da mina Grota do Cirilo, ganhos de eficiência e perspectivas positivas para a expansão da produção de lítio.

A operação Grota do Cirilo, da Sigma Lithium, no Vale do Jequitinhonha (MG), está operando em plena capacidade após um processo de reestruturação operacional, avaliou a Benchmark Minerals após visita realizada ao complexo industrial. 

A conclusão apresentada pelo principal analista de lítio da consultoria, Federico Gay, que verificou in loco a retomada das atividades e a performance da unidade pouco antes da divulgação do melhor trimestre operacional da companhia.

Gay confirmou a retomada das operações de mineração, com atividades simultâneas em duas cavas, desmonte de rochas, carregamento e transporte contínuos, além da planta greentech de separação por meio denso (DMS) em pleno funcionamento. 

Com  base na visita, a Benchmark passou a projetar crescimento sustentado dos volumes produzidos pela operação da Sigma em Minas Gerais.

Recuperação operacional reforça perspectivas

A Sigma Lithium havia interrompido temporariamente as operações da mina em outubro de 2025 para realizar melhorias operacionais. A retomada enfrentou desafios iniciais após a paralisação de três pilhas de estéril durante uma inspeção governamental no início de 2026, situação que já foi resolvida.

Segundo Federico Gay, o objetivo da visita foi verificar se a retomada das atividades havia se consolidado e avaliar os resultados da reestruturação implementada pela empresa para superar gargalos operacionais.

Estoque de concentrado de espodumênio a 5%. Foto: Benchmark / Divulgação.

“Com base nas evidências observadas durante a visita, a mina está operando em plena capacidade, com atividades de desmonte, carregamento e transporte contínuos nas duas cavas, apoiadas por uma planta DMS totalmente operacional e com um claro caminho para crescimento”, afirmou o analista.

Produção supera projeções

Os resultados do segundo trimestre reforçaram a avaliação positiva. A Sigma reportou produção de 35 mil toneladas de concentrado de espodumênio, volume 6% superior à projeção de 33 mil toneladas para o período.

De acordo com a companhia, a planta alcançou 70% de recuperação metalúrgica do lítio contido no espodumênio, enquanto a frota ampliada passou a operar em ritmo integral. A expectativa é que a Fase 1 alcance produção anualizada de aproximadamente 240 mil toneladas de concentrado, equivalente a cerca de 89% da capacidade nominal instalada de 270 mil toneladas por ano.

Reestruturação operacional mostra resultados

A Benchmark destaca que a decisão da Sigma de internalizar as operações de carregamento e transporte, além da modernização da frota com a incorporação de caminhões de 80 toneladas em substituição aos equipamentos de 35 a 40 toneladas., contribuiu para a recuperação operacional observada nos últimos meses.

Foram observadas atividades de lavra e transporte na mina de lítio da Sigma. Foto: Benchmark / Divulgação.

Para Federico Gay, os resultados da estratégia já são perceptíveis.

“O que a visita ao local confirmou é que a aposta feita pela empresa deu resultado do ponto de vista operacional, ainda que a estrutura financeira ainda esteja acompanhando esse processo”, avaliou.

Processo produtivo e práticas ambientais

A operação Grota do Cirilo utiliza processo de separação por meio denso (DMS), tecnologia que opera com energia 100% renovável e dispensa o uso de reagentes químicos no beneficiamento do minério.

O sistema de disposição de rejeitos também foi destacado pela Benchmark. As pilhas são empilhadas a seco, solução que reduz impactos ambientais e contribui para a estabilidade geotécnica da operação.

O analista observou ainda que a estrutura implantada permaneceu íntegra durante o período de desafios enfrentados pela empresa.

Crescimento permanece no radar

Após a visita, a Benchmark informou que continuará acompanhando a evolução da operação, especialmente a execução da nova sequência de lavra para compensar o período de menor produção registrado durante a reestruturação.

Na avaliação da consultoria, a redução do endividamento da empresa, o financiamento da retomada por meio de contratos de offtake e o potencial geológico da região sustentam perspectivas positivas para o projeto. A expansão da Fase 2 permanece prevista para o fim de 2027, condicionada às condições de financiamento.

Embora aspectos financeiros e logísticos continuem sendo pontos de atenção, a Benchmark conclui que o potencial de crescimento da operação permanece preservado e que a recuperação operacional observada em Grota do Cirilo é consistente.

OESP não é responsável por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Agência Minera Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe