NAvegue pelos canais

Releases Geral

Entidades firmam acordo de R$ 10 mi para setor vitivinícola

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de dezembro de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

(DINO – 08 dez, 2023) –
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Consevitis-RS (Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul) firmaram, no último dia 21 de novembro, um convênio para o projeto setorial Wines of Brazil. Com vigência entre os anos de 2024 e 2025, o acordo prevê um aporte de R$ 10 milhões em investimentos – o maior da história do projeto.

O convênio visa a promoção de vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado internacional e deverá fomentar ações de promoção comercial, qualificação de vinícolas e apoio à obtenção de certificações em ESG. 

Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ‘o Brasil tem um potencial enorme para se tornar um grande produtor e exportador de vinhos’ e, com o novo convênio, serão fortalecidos os esforços ‘para promover os nossos produtos no exterior e ampliar a participação do Brasil neste mercado’.

Para o sommelier Bruno Magnavita, fundador da Elite Vinho, a parceria ‘é um marco significativo para o setor vinícola brasileiro’ e o investimento de R$ 10 milhões entre 2024 e 2025 no projeto Wines of Brazil mostra um ‘comprometimento significativo’ com o crescimento e a promoção do vinho brasileiro globalmente. 

‘Este aporte financeiro pode ser visto como um investimento no potencial inexplorado do Brasil como produtor de vinhos de qualidade, e um reconhecimento do papel que a indústria vinícola pode desempenhar na economia e na cultura brasileira’, diz o executivo.

Além de atuar no âmbito da promoção comercial internacional do setor vitivinícola brasileiro, a parceria no âmbito do projeto Wines of Brazil tem como intuito a qualificação de novas vinícolas, com foco em todas as regiões vitivinícolas do Brasil. 

‘Com o apoio da Apex-Brasil, o setor vinícola pode expandir sua presença em feiras internacionais, participar de missões comerciais e investir em campanhas de marketing direcionadas’, pontua Magnavita. ‘Além disso, o apoio na formação de uma imagem de marca forte e a garantia de padrões de qualidade elevados são essenciais para conquistar a confiança dos consumidores internacionais’.

Dados da agência que atua na promoção de produtos brasileiros no exterior dão conta de que, no ano passado, o Brasil bateu recorde nas exportações do setor, com US$ 13,6 milhões. Já a exportação de suco de uva em 2022 alcançou a cifra de US$ 2,9 milhões. Para 2023, as expectativas também são positivas: segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), as exportações de vinhos e espumantes brasileiros no primeiro semestre de 2023 somaram US$ 5.77 milhões, um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2022.

Para o sommelier da Elite Vinho, além do foco na exportação, é importante que estas iniciativas também avisem o fortalecimento do mercado interno, ‘criando uma base sólida de apreciação e demanda por vinhos brasileiros dentro do país’. Outro ponto destacado por ele, ‘é a necessidade de investir na pesquisa e desenvolvimento para aprimorar técnicas de vitivinicultura adaptadas às condições climáticas e geográficas do Brasil, elevando ainda mais a qualidade dos vinhos produzidos’.

Para saber mais, basta acessar http://www.elitevinho.com.br 

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe