Quais são os sabores de gelato mais populares no Brasil? Gelateria revela nomes e curiosidades
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 5 de janeiro de 2026
Preferências globais por gelato apontam mudanças no paladar, valorização de ingredientes naturais e crescimento do consumo artesanal
Em um setor que cresce de forma consistente no Brasil, o gelato ganha cada vez mais espaço como uma experiência gastronômica sofisticada. De acordo com o IMARC Group, o mercado brasileiro de sorvetes e gelatos deve alcançar R$ 11,35 bilhões até 2033, após movimentar R$ 7,57 bilhões em 2024. A projeção indica um avanço médio anual de 4,6% entre 2025 e 2033, refletindo a preferência crescente por produtos artesanais, ingredientes naturais e sabores mais autênticos. Esse movimento acompanha a tendência global, em que conhecer os sabores mais vendidos do mundo permite compreender transformações culturais, hábitos de consumo e a busca por perfis sensoriais mais intensos.
Com identidade que agrega clássicos e lançamentos, a Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, alia tradição e inovação para oferecer sabores que são verdadeiros ícones culturais. Segundo dados do Google Trends de 2024, os sabores mais populares no Brasil nos últimos cinco anos são exatamente alguns desses clássicos, com o chocolate liderando com 34,23%, seguido de morango (27,92%), flocos (14,41%) e pistache (11,71%). Confira a seguir curiosidades e histórias por trás dos gelatos mais vendidos no mundo:
Chocolate
Um dos mais universais e queridos, não por acaso o gelato de chocolate aparece no topo das buscas. Na tradição italiana, é comum usar cacau de alta qualidade para garantir uma textura cremosa e um sabor profundo, menos doce e mais sofisticado do que muitos sorvetes industriais. Para muitos gelatiers artesanais, o chocolate é um canvas: permite variações como chocolate ao leite, meio amargo, gianduia ou mesmo combinações com frutas e nozes.

Morango
Esse gelato celebra como nenhum outro a fruta fresca, trazendo sua doçura natural e sua leve acidez. Em gelaterias artesanais, costuma-se usar morangos da estação ou purês delicados para preservar o aroma e a cor vibrante. É um sabor que remete tanto à infância quanto à sofisticação, especialmente quando combinado com bases cremosas ou elementos crocantes.

Flocos
Combinação clássica do sabor cremoso de baunilha com finas lascas de chocolate, o gelato de flocos tem textura suave e delicada, com a crocância como parte do charme. Nas gelaterias artesanais, o equilíbrio entre a base leve e o chocolate é essencial para garantir que cada colher tenha o contraste certo.

Pistache
Mais do que uma tendência, o pistache é um clássico gourmet: seu tom verde característico e seu sabor marcante, levemente salgado e intensamente aromático, o tornam um dos queridinhos. Gelaterias italianas tradicionais valorizam pistaches de regiões como a Sicília, onde o fruto é cultivado há séculos, e utilizam uma técnica cuidadosa para extrair toda a complexidade do sabor.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Markable Comunicação