Pix redefine hábitos sociais e ganha protagonismo nas confraternizações de fim de ano
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de novembro de 2025
Pagamentos digitais consolidam novo comportamento entre jovens, que usam o Pix em tudo, do ingresso à divisão da conta
Com a chegada das confraternizações de fim de ano, o Pix assume papel de destaque e redefine a forma como os brasileiros, especialmente os jovens, consomem e se relacionam em grupo. Seja na compra de ingressos para festas, no rateio da ceia ou na divisão da conta do bar, o meio de pagamento instantâneo se consolidou como parte essencial da vida social, prática, rápida e integrada ao cotidiano digital.
Segundo a pesquisa Pagamentos em Transformação: do Dinheiro ao Código, realizada pelo Google, o Pix já alcança 93% da população e respondeu por 47% de todas as transações de pagamento no país em 2024, consolidando-se como o principal meio de pagamento entre os brasileiros. Para Leandro Fiúza, CEO da SaqPay, plataforma de soluções digitais em meios de pagamento, o avanço vai além da praticidade. “O Pix ultrapassou a barreira da conveniência e virou parte do comportamento social. Ele representa uma nova mentalidade de consumo, mais digital, imediata e colaborativa, especialmente entre os jovens”, destaca o executivo.
O movimento é impulsionado por uma geração que concentra no smartphone o centro da vida financeira e social. Para muitos, o dinheiro físico praticamente desapareceu, influenciando desde o consumo em bares e restaurantes até o compartilhamento de despesas em aplicativos e grupos de mensagem.
No setor de alimentação fora do lar, a tendência já aparece nos números, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Pix representa 16,5% do faturamento dos estabelecimentos no país. “O Pix se tornou parte da experiência social. Ele vai além da transação, é sobre conveniência, agilidade e até confiança entre amigos. A digitalização dos pagamentos acompanha o novo ritmo de vida das pessoas”, complementa Fiúza.
Com novas funcionalidades, como o Pix Automático e o Pix por Aproximação, o sistema tende a expandir ainda mais sua presença nas interações cotidianas. Para Fiúza, o próximo passo é a consolidação do Pix como meio de pagamento universal, presente em todas as etapas do consumo, do ingresso do show ao rateio do táxi na volta pra casa.
Neste fim de ano, marcado por reencontros e celebrações, o Pix deve ir além do meio de pagamento mais utilizado, promete ser o protagonista de uma nova economia social digital, que transforma a forma de consumir e de se conectar.
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