PR Newswire Internacional
Gartner revela que um terço dos CDAOs citam a medição do impacto dos dados, analytics e Inteligência Artificial como seu principal desafio
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 24 de fevereiro de 2025
PR NEWSWIRE
SAO PAULO, 24 de fevereiro de 2025 /PRNewswire/ — Trinta por cento dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOS) afirmam que seu principal desafio é a incapacidade de medir o impacto dos dados, analytics e Inteligência Artificial (IA) nos resultados dos negócios, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner, Inc.
A pesquisa anual Gartner Chief Data & Analytics Officer Agenda foi realizada de setembro a novembro de 2024 com 504 líderes executivos de Data & Analytics (D&A) em todo o mundo. Temas como esse e outros que moldam as prioridades para líderes de dados, analytics e Inteligência Artificial e mostram como eles podem aproveitar os mais recentes desenvolvimentos e tendências para acelerar os negócios serão destaque na Conferência Gartner Data & Analytics 2025, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
“Há uma enorme valorização em torno dos dados, na qual muitas empresas falam sobre o valor deles, o desejo de ser orientadas por dados, etc., mas poucas conseguem comprovar isso”, diz Michael Gabbard, Diretor Sênior e Analista do Gartner. “Frequentemente, as empresas que se alinham regularmente aos temas relacionados a dados superam seus concorrentes”.
Para a grande maioria (mais de 90%), as áreas focadas em valor e resultados dentro do escopo do líder de Data & Analytics tornaram-se sua principal responsabilidade nos últimos 12 a 18 meses, e continuarão a ser uma preocupação no futuro. No entanto, apenas 22% das empresas pesquisadas definiram, rastrearam e comunicaram métricas de impacto nos negócios para a maior parte de seus casos de uso de D&A.
“As empresas estão priorizando cada vez mais o desenvolvimento de uma estratégia robusta de Data & Analytics para aprimorar a tomada de decisões e a eficiência operacional, e isso cabe aos líderes de D&A”, diz Gabbard. “Os CDAOs devem acelerar a visão orientada por dados e centrada em decisões, identificando tendências importantes com antecedência para fazer escolhas proativas e informadas sobre a estratégia de Data & Analytics, criando um contexto operacional em torno desses fatores”.
De acordo com a pesquisa do Gartner, 91% dos CDAOs afirmaram que a criação de uma estratégia de D&A acionável é uma responsabilidade primária.
“Descobrimos que, embora a criação de uma estratégia de Data & Analytics acionável seja uma responsabilidade primária desses CDAOs, mais de um terço deles não identifica o estabelecimento e a evolução do modelo operacional como uma responsabilidade no mesmo nível”, conclui Gabbard. “Há uma lacuna perene entre o planejamento e a execução para os líderes de D&A”.
Os clientes do Gartner podem ler mais em “2025 CDAO Primer: Lead a World-Class Data and Analytics Organization” e “Ignition Guide to Build a Data and Analytics Strategy in the Age of AI“.
Sobre a Conferência Gartner Data & Analytics
Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre tendências de Data e Analytics nas Conferências Gartner Data & Analytics, que acontecerão de 03 a 05 de março em Orlando (Flórida – EUA); em 28 e 29 de abril em São Paulo (Brasil), de 12 a 14 de maio em Londres (Inglaterra); de 20 a 22 de maio em Tóquio (Japão); em 2 e 3 de junho em Mumbai (Índia) e em 17 e 18 de junho em Sydney (Austrália). Siga as notícias e atualizações da conferência no X usando #GartnerDA.
Sobre Gartner for Data & Analytics Leaders
O Gartner for Data & Analytics Leaders fornece insights objetivos e práticos para CDAOs e líderes de Data & Analytics, ajudando-os a acelerar sua estratégia e modelo operacional de D&A para aumentar o valor dos negócios. Informações adicionais estão disponíveis em https://www.gartner.com/en/data-analytics. Siga as notícias e atualizações do Gartner for Data & Analytics Leaders no X e LinkedIn usando #GartnerDA. Visite a Sala de Imprensa do Gartner para obter mais informações e insights.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas. Para saber mais, visite www.gartner.com
FONTE Gartner
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda
Leia também
-
PR Newswire Internacional Como presentear seu pai com brindes corporativos na Ninja Brindes
29 de junho de 2023PR NEWSWIRE SAO PAULO, 29 de junho de 2023 /PRNewswire/ — O Dia dos Pais é uma oportunidade de homenageá-los e presenteá-los por sua função nas famílias. Porém, embora o sentimento seja o
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional PR NEWSWIRE – INTERNACIONAL :: LMRKTS ajuda bancos a preencher a lacuna de adoção do SA-CCR
18 de janeiro de 2021LMRKTS ajuda bancos a preencher a lacuna de adoção do SA-CCR PR Newswire NOVA YORK e LONDRES, 18 de janeiro de 2021 NOVA YORK e LONDRES, 18 de janeiro de 2021 /PRNewswire/ — A LMRKTS, líder
Saiba Mais -
PR Newswire Internacional LambdaTest apresenta KaneAI: O primeiro agente de teste com IA de ponta a ponta, pioneiro em uma nova era em engenharia de qualidade
22 de agosto de 2024O KaneAI expandirá o acesso aos testes para além dos engenheiros e desenvolvedores. É o primeiro estúdio de testes para o setor de testes de software com tecnologia GenAI, projetado para
Saiba Mais