Bons indicadores na refinaria de Mataripe são o cartão de visitas da empresa, que planeja fortes investimentos no Brasil
30 de novembro de 2024
O maior plano de investimento e modernização do setor de energia feito no Brasil nos últimos anos se refere à refinaria de Mataripe, na Bahia, que, desde que passou à gestão da Acelen, há três anos, vem apresentando ganhos significativos de eficiência e redução de impactos ao meio ambiente.
Os investimentos de mais de R$ 2 bilhões em modernização, segurança, transformação digital e eficiência hídrica e energética representam 2,6 vezes mais que a média histórica se comparada ao passado.
Com 74 anos de atividade, a usina baiana é uma das 17 refinarias de petróleo do Brasil e, hoje, a segunda maior do País, responsável por 14% da capacidade brasileira de refino e 42% da capacidade do Nordeste. Responde, sozinha, por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano.
Durante um vodcast produzido pelo Estadão Blue Studio e apresentado pela jornalista Michelle Trombelli, Luiz de Mendonça, CEO da Acelen, falou sobre o projeto. “Nosso foco foi combinar o aumento da produtividade com a melhoria da pegada ambiental da refinaria. Em termos de segurança, outro valor essencial, nos tornamos uma das melhores do mundo.”
De acordo com o executivo, a refinaria também observou uma redução no consumo de água (em 26%) e no consumo energético (menos 11%), enquanto a capacidade de produção diária cresceu 4%, passando de 289 mil barris de petróleo para 302 mil barris, alcançando a marca de mais de 83 recordes de produção com a gestão Acelen.
Com mais de 30 itens no portfólio, a refinaria de Mataripe produz também combustível marítimo, querosene de aviação e nafta (insumo usado pela indústria química). Seis novos produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1 e nafta craqueada) foram lançados desde que a refinaria foi assumida pela Acelen.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Acelen.
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
Banco do Nordeste usa crédito climático para acelerar transição no campo
4 de dezembro de 2025
Fachadas de prédios de São Paulo recebem projeções para alertar sobre o abandono de pets
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
2 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Maria Teresa Lima
27 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Vivian Novaes
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO