Em painel do Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024, especialistas discutem as dificuldades enfrentadas pelas pacientes com essa doença rara e os avanços necessários para melhorar a vida dessas pessoas no País
30 de outubro de 2024
Promovido pelo Estadão Blue Studio e com patrocínio da MSD, o Estadão Summit Saúde e Bem-Estar 2024 tratou sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres com hipertensão arterial pulmonar (HAP), em um painel especial.
Participaram do bate-papo Flávia Lima, diretora executiva da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf), e Margareth Maria Pretti Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. A moderação ficou por conta da jornalista Camila Silveira.
Os temas debatidos abordaram as barreiras de acesso ao tratamento e as perspectivas de melhorias, em relação a esta condição progressiva, que exige diagnóstico preciso e cuidados especializados.
Também conhecida como HAP, a hipertensão arterial pulmonar é caracterizada pelo aumento anormal da pressão nas artérias que transportam sangue do coração para os pulmões. A doença é mais prevalente em mulheres jovens e adultas e tem alta taxa de mortalidade.
Durante o evento, Margareth Dalcolmo falou sobre a seriedade da doença. “A hipertensão arterial pulmonar é uma doença muito grave, com sintomas como falta de ar e incapacidade para realizar atividades simples do dia a dia”, diz a pneumologista. “Uma mulher jovem de 25 ou 30 anos, por exemplo, pode perder completamente sua autonomia, necessitando de oxigênio suplementar e ficando dependente de cuidados constantes.”
Já Flávia Lima, diretora executiva da Abraf, compartilhou a história de sua irmã, que faleceu aos 28 anos, devido à hipertensão arterial pulmonar. ““A jornada dessas mulheres é marcada por desafios desde o diagnóstico, que muitas vezes é retardado pela falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a doença.”
Na foto: A jornalista Camila Silveira, Flávia Lima, diretora executiva da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, e Margareth Maria Pretti Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (Crédito: Nunno Fonseca/Estadão Blue Studio)
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de MSD.
19 de março de 2025
Bacia do Rio Doce avança rumo à universalização do saneamento básico
Estudo aponta que 95% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Saiba como economizar!
17 de março de 2025
Ana Peretti, da Electrolux, revela desafios e estratégias de liderança no Talks Estadão Mídia & Mkt
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
27 de fevereiro de 2025
IA nos Negócios: MACKENZIE | Marcos Nepomuceno Duarte
13 de fevereiro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Luca Lima
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO