Aquático-SP alcança a marca de 1 milhão de passageiros transportados

Em operação desde 2024 na Represa Billings, primeiro sistema de transporte hidroviário de São Paulo se consolida como alternativa eficiente e sustentável

15 de fevereiro de 2026

Aquático-SP alcança a marca de 1 milhão de passageiros transportados

Em operação desde 13 de maio de 2024, o Aquático-SP, primeiro sistema de transporte público hidroviário da cidade de São Paulo, atingiu a marca de 1 milhão de passageiros transportados, no dia 4 de fevereiro.

O serviço opera na Represa Billings e reduziu de cerca de uma hora para 17 minutos o trajeto conectando os terminais hidroviários Parque Linear Cantinho do Céu e Mar Paulista Bruno Covas, na zona sul da capital.

O sistema beneficia cerca de 385 mil moradores das regiões de Pedreira, Cocaia e Grajaú. O funcionamento ocorre diariamente das 5h às 21h.

Pesquisa de satisfação realizada pela SPTrans aponta índice geral de aprovação de 90,3%. A limpeza das embarcações foi avaliada positivamente por 97,5% dos usuários, enquanto 93,7% destacaram o conforto durante a viagem. Segundo o levantamento, 92,23% afirmaram que recomendariam o serviço.

Desde a inauguração, o sistema passou por ampliação operacional. A frota recebeu novas embarcações, incluindo modelo com capacidade para 86 passageiros, aumentando a oferta de lugares e a frequência das viagens. As embarcações são acessíveis e operam em estrutura adaptada para embarque e desembarque com segurança.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, o desempenho do Aquático-SP tem fundamentado estudos técnicos para possível expansão do transporte hidroviário em outros trechos da Represa Billings e também na Represa Guarapiranga, como alternativa complementar ao sistema viário da zona sul.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.