Entrega de mais 140 ônibus elétricos amplia frota sustentável em São Paulo

Capital chega a 1.149 veículos movidos a energia limpa e deixa de consumir mais de 43 milhões de litros de diesel por ano

27 de dezembro de 2025

Entrega de mais 140 ônibus elétricos amplia frota sustentável em São Paulo

A cidade de São Paulo deixa de consumir cerca de 43,5 milhões de litros de diesel por ano e reduz em aproximadamente 100 mil toneladas as emissões anuais de CO₂, com a eletrificação do sistema de ônibus na cidade.

E a frota de veículos elétricos foi ampliada no dia 17 de dezembro, passando para 1.149 unidades, após a entrega de mais de 140 unidades. Para se ter uma ideia, cada veículo equivale, em impacto ambiental, ao plantio de aproximadamente 6,4 mil árvores por ano.

Os novos ônibus foram viabilizados com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e da Caixa Econômica Federal, com recursos que fazem parte de contratos que preveem a ampliação progressiva da frota elétrica ao longo dos próximos anos.

As 140 unidades passam a ser operadas por oito concessionárias e começam a circular em todas as regiões da cidade.

Vale ressaltar que substituição gradual dos ônibus a diesel por modelos elétricos contribui para a melhoria da qualidade do ar e para a redução do ruído urbano, já que proporciona viagens mais silenciosas e confortáveis para passageiros e operadores do sistema.

Os veículos contam, ainda, com ar-condicionado, Wi-Fi e carregadores USB.

A política de eletrificação da frota inclui iniciativas como o modelo de subvenção adotado pelo município, o acesso a financiamentos para viabilizar a transição e a busca por soluções tecnológicas para garantir o fornecimento e o abastecimento dos veículos. O programa já foi reconhecido internacionalmente em eventos voltados à agenda ambiental e de mobilidade urbana.

Entre os ônibus entregues, nove contam com câmeras integradas ao sistema Smart Sampa. Ao todo, 44 veículos da frota elétrica já utilizam a tecnologia de monitoramento, o que aumenta a segurança das viagens.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.