Energy Summit termina com presença de Claudio Castro e anúncios estratégicos para o setor energético

Governador do Rio assina dois decretos voltados à transição energética, enquanto especialistas discutem desafios da descarbonização, uso de minerais e inovação tecnológica no setor

2 de julho de 2025

Energy Summit termina com presença de Claudio Castro e anúncios estratégicos para o setor energético

“Temos condições de imaginar o Brasil como uma grande potência industrial e de serviços, sobretudo à luz do setor energético”, afirmou Claudio Castro (foto) durante o terceiro e último dia do Energy Summit 2025.

“Falando dessa questão da transição, não adianta a gente ficar pensando num Estado que só viva de petróleo e de gás. Temos que pensar também no biogás, na biomassa, no hidrogênio verde. Acreditamos que essas novas fontes energéticas têm tudo para fazer a diferença e que a gente possa no futuro próximo diminuir cada vez mais o percentual do uso de combustível fóssil”, disse o governador do Rio de Janeiro.

Na ocasião, Castro assinou dois decretos com benefícios para o setor de petróleo e gás.

Um deles incentiva o uso de gás natural em usinas termoelétricas por meio de benefícios fiscais do ICMS, que serão vinculados a investimentos das empresas em eficiência e transição energética. O outro decreto regulamenta o uso de biometano, autorizando que ele seja integrado à atual malha de gás natural do Estado, o que deve estimular o crescimento de iniciativas voltadas à geração de combustível renovável.

Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit, disse que esta segunda edição do evento foi um sucesso total, com 12 mil participantes, o dobro do tamanho do ano passado. “Novas áreas se expandiram com conteúdo superinteressante. Os temas mobilidade elétrica ou híbrida, biomassa e data center vieram para ficar, com uma grande tendência energética aqui no Brasil”, completou o executivo.

O Energy Summit 2025 contou com a presença de grandes empresas, autoridades governamentais, universidades, startups e investidores, com painéis sobre políticas públicas, descarbonização, inovação e regulação.

Em setembro, o Brasil será palco de um dos encontros mais relevantes do calendário mundial da inovação: o EmTech, evento oficial da MIT Technology Review. A edição brasileira será realizada durante os dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e deve reunir os principais CIOs do País, além de executivos, pesquisadores e empreendedores que lideram a transformação digital.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.