Iniciativa já apoiou quase 200 projetos e fortalece o empreendedorismo tecnológico em todo o Estado
17 de julho de 2025
O programa Compete Minas, do Governo de Minas Gerais, já beneficiou cerca de 200 projetos de base tecnológica com recursos não reembolsáveis, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes regiões mineiras.
Ao impulsionar a inovação tecnológica das empresas que atuam em todo o Estado, a iniciativa, que contou com investimento de mais de R$ 67,8 milhões desde 2022, busca ampliar a competitividade empresarial por meio do estímulo à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à geração de soluções que impactem positivamente a vida da população.
O Compete Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Entre os projetos apoiados, está o da VMI Sistemas de Segurança, de Lagoa Santa (RMBH), que desenvolveu um sistema de raio X com quatro perspectivas alimentado por inteligência artificial (IA), capaz de identificar objetos ocultos em bagagens com maior precisão.
A tecnologia recebeu R$ 992 mil em recursos do Compete Minas na primeira rodada do edital, em 2022, e representa um avanço significativo na segurança de aeroportos, já que proporciona imagens mais detalhadas ao utilizar quatro geradores de raio X, o dobro do que é comumente usado em aeroportos, reduzindo pontos cegos e a necessidade de inspeções manuais.
Para quem quiser aproveitar, a quarta rodada de editais do programa está com inscrições abertas até 31 de julho. Nesta edição, serão destinados R$ 50 milhões para apoiar novas propostas de empresas, startups e cooperativas que desenvolvam produtos, serviços, bens e processos inovadores.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Governo de Minas Gerais.
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
5 de dezembro de 2025
Caravana da CNI e do Sebrae mapeia desafios e oportunidades de inovação de cada região do Brasil
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
4 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Felipe Garcia
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
25 de novembro de 2025
Conheça os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO