DHL Express e Sebrae se unem para levar MPEs brasileiras ao mercado internacional

Parceria oferece capacitação, consultoria e condições logísticas para impulsionar presença de pequenos negócios no exterior

26 de junho de 2025

DHL Express e Sebrae se unem para levar MPEs brasileiras ao mercado internacional

Nesta quinta-feira (26), a DHL Express, líder global em envios expressos, e o Sebrae lançaram uma parceria inédita para capacitar, orientar e apoiar financeiramente empreendedores que desejam expandir seus negócios para o mercado internacional.

O objetivo é desmistificar o processo de exportação, facilitar o acesso a novos mercados e criar um ambiente mais favorável à internacionalização dos pequenos negócios, para, assim, ampliar a participação das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras no comércio exterior.

Hoje, elas representam apenas 1% das exportações nacionais, apesar de corresponderem a cerca de 27% do PIB, segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ideia, assim, é combinar a expertise da DHL em logística global com o conhecimento técnico e a capilaridade do Sebrae.

É possível acessar o programa de forma gratuita pelo portal do Sebrae e pelo site www.aceleradhl.com. Lá, há uma trilha completa de conteúdo com cursos online, vídeos, e-books, consultorias e atendimento personalizado.

As empresas participantes também terão acesso a descontos progressivos a partir de 65% no frete internacional pela DHL, suporte com documentação e acompanhamento nos primeiros embarques. Outro diferencial é a integração com a plataforma MyDHL+, que permite rastrear envios, agendar coletas e realizar pagamentos em um só ambiente.

“O empreendedor brasileiro não imagina que exportar pode ser uma realidade. Quando descobre essa possibilidade, muitas vezes se sente perdido sobre como fazer”, diz Roberta Aviz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae. “A parceria foi desenhada para transformar essa jornada em um processo acessível e estruturado.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de DHL Express.