Grupo Heineken investe em parcerias pela sustentabilidade

Aliar a criação de novas oportunidades de negócio a projetos ambientais e sociais é o mote de Heineken Spin, hub com investimentos iniciais de R$ 150 milhões

10 de outubro de 2024

Grupo Heineken investe em parcerias pela sustentabilidade

Formado por iniciativas em quatro pilares, a Heineken Spin tem como essência um ecossistema formado por diversas iniciativas para promover a sustentabilidade e criar novos negócios.

Cada um dos pilares – circularidade de vidro, agricultura regenerativa, transição energética e marcas de impacto – está diretamente relacionado a vetores de impacto na cadeia produtiva da fabricante de cervejas, refrigerantes, energéticos e água mineral.

Mauro Homem (foto), vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos, falou sobre este investimento em novas oportunidades de negócio e projetos ambientais. “A Heineken entendeu que deveria ir além da produção tradicional de bebidas, preocupando-se não apenas com o crescimento e o futuro da empresa, mas também em gerar impacto ambiental e social relevantes.”

A ideia é promover parceria com empresas que já trabalham nas questão abordadas, como é o caso da Ambipar, líder de reciclagem do País. Aqui, o objetivo é impulsionar o reaproveitamento de embalagens de vidro, já que o índice de reciclagem, no Brasil, é de aproximadamente 30% – enquanto a reciclagem das latas de alumínio, mais fáceis de transportar, chega a quase 100%.

Com essa parceria, a Heineken Spin pretende criar nove centros de triagem pelo Brasil, para realizar a captura do material e para fomentar iniciativas que possam agregar valor ao vidro – e, com isso, aumentar a receita dos catadores.

Os investimentos iniciais são de R$ 150 milhões, sem contar os aportes dos parceiros, e a projeção é de que o conjunto dos investimentos seja recuperado em menos de um ano, com geração de lucro a partir daí.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Heineken.