Escuta e troca de experiências marcam projeto do Colégio Rio Branco, que trata com as famílias de atualidades como saúde mental, bullying e conflitos
25 de setembro de 2024
Saúde mental, bullying e sexualidade são alguns dos temas discutidos por responsáveis pelos alunos do Colégio Rio Branco durante os Encontros com a Direção, que são reuniões realizadas mensalmente nas duas unidades da instituições (no bairro de Higienópolis, na região central de São Paulo, e na Granja Viana, bairro do município de Cotia, na Grande São Paulo).
Cada encontro dura até duas horas e tem sempre um tema a ser discutido, que é definido com antecedência. As reuniões recebem cerca de 60 pais e mães com filhos em diferentes faixas etárias – muitas vezes, palestrantes externos são convidados.
“Os pais enxergam os filhos mais frágeis do que eles realmente são e isso gera angústia. Esse sofrimento é genuíno e passei a me perguntar: ‘Como podemos ajudar?’”, diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. A ideia de criar o grupo surgiu de uma conversa sua com a mãe de um aluno, há 12 anos.
“No início, a principal dúvida dos pais era como a escola iria resolver determinada questão. No decorrer das reuniões, a pergunta mudou para ‘o que nós podemos fazer?’. Explico que a família e a escola têm papéis complementares e insubstituíveis. O primeiro forma o indivíduo, e o segundo, o cidadão. O trabalho conjunto entre família e instituição é o caminho para educar melhor”, explica Esther.
Sobre uma reunião recente, que falou sobre bullying e conflitos, a diretora-geral conta que a conversa caminhou para a compreensão de que uma pessoa pode estar em mais de uma dessas posições ao longo da vida: a de agressor, de agredido e de um grupo conivente. “A partir daí, analisamos como fortalecer o jovem caso ele passe por esses episódios.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Colégio Rio Branco.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO