Companhia investe em inovação para apoiar a indústria nacional na transição energética e na expansão do uso do biometano
3 de setembro de 2024
Como meios de auxiliar o processo de descarbonização do setor privado brasileiro, a Ultragaz vem ampliando nos últimos anos sua oferta de energéticos, desenvolvendo e acelerando soluções e alternativas de energia eficientes, viáveis, seguras, confiáveis.
E o biometano faz parte de uma destas soluções, já que o Brasil tem enorme potencial na produção desse biocombustível justamente por conta da origem do produto.
Erik Trench, diretor de Gases Renováveis da Ultragaz, destaca o processo realizado pela empresa. “O biometano já é gerado no Brasil a partir desse resíduo produzido nas grandes cidades, mas o diferencial está nas outras duas fontes”, explica. “Da cana, se faz tudo. E a indústria sucroalcooleira pode vir a ser a maior geradora de biometano do País. Além da pecuária, na qual o Brasil também é um dos maiores do mundo.”
O biometano, que começou a ser produzido pelo Brasil em 2012, é proveniente dos gases emitidos por resíduos que se encontram em aterros sanitários, usinas sucroalcooleiras, ou emitidos na pecuária, por exemplo. É uma fonte de energia alternativa ao diesel para frota pesada e ao gás natural fóssil na indústria, com importante papel na transição energética.
Um estudo divulgado em 2022 pela McKinsey mostrou que o mercado brasileiro de biometano pode chegar aos USD 15 bilhões até 2040, representando 50% da demanda de gás natural do País.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Ultragaz.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO