Com mais de um século de existência, Hospital Sírio-Libanês avança na transformação digital
27 de julho de 2024
Inteligência artificial foi um dos temas abordados durante o bate-papo entre Fabio Costa, general manager da Salesforce, e Paulo Nigro (foto), CEO do Hospital Sírio-Libanês. Isso porque a tecnologia vem sendo cada vez mais vista como uma grande aliada em potencial dos médicos.
Nigro destaca que o hospital não usa a inteligência artificial nos exames, e, sim, nos laudos médicos. Ele explica que uma das finalidades é identificar palavras-chaves em laudos de mamografia, para identificar pacientes com maior chance de agravamento do quadro.
“É outra camada de inteligência, que é a inteligência humana somada à inteligência artificial. Juntos, esses dois tipos de inteligência podem fazer descobertas que não seriam feitas isoladamente, nem pelo olho humano, nem pela máquina”, diz o especialista. “O que precisamos fazer é dar condições ao nosso corpo clínico para se desenvolver a acessar as ferramentas.”
Ainda sobre o assunto, Fabio Costa ressalta que é extremamente positivo ver que, hoje em dia, há muitos médicos dedicados a aprender a interagir com essas novas tecnologias. “É importante trazer os médicos para esse contexto, em que a IA trabalha sobre uma base de qualidade gerada por humanos.”
Durante a conversa, eles também falaram sobre como a pandemia impulsionou a transformação digital na Medicina, de forma geral. Nigro explicou que, durante o período, o Sírio-Libanês adotou estruturas de fast track em todas as áreas, desde o estacionamento.
“Foi a aceleração de um processo iniciado há sete, oito anos, quando começamos por coisas bem simples, como planilhas, a adoção de um novo software e a montagem de um ou outro squad”, completou
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Salesforce.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO