Acordo internacional do qual o Brasil é signatário prevê que parte das emissões anuais que excederem os patamares verificados em 2019 deverão ser compensadas a partir de 2027.
1 de abril de 2024
As companhias aéreas estão buscando zerar suas emissões de carbono até 2050, utilizando o mercado de compensação como uma ferramenta chave. Esse mercado permite que investimentos em projetos ambientais sejam trocados por créditos, os quais podem ser utilizados para abater as emissões. Contudo, existe preocupação quanto à eficácia dos projetos em relação à despoluição das operações da aviação, apesar de sua importância para alcançar as metas do setor, especialmente diante do compromisso internacional assumido.
O mercado de compensação poderá representar até 19% das iniciativas para zerar as emissões, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), sendo o Corsia um acordo que impulsiona essa tendência. Projetos de reflorestamento, manutenção de florestas e sequestro de carbono são algumas das iniciativas que geram créditos, os quais precisam ser aprovados por certificadoras e são avaliados quanto à sua efetividade na redução das emissões.
Apesar da importância atribuída à compensação, há divergências no setor sobre sua eficácia. Enquanto a Iata a considera uma ferramenta complementar, entidades como a Science-Based Targets initiative (SBTi) a enxergam de forma menos favorável, levantando preocupações sobre ‘greenwashing’. No entanto, muitas companhias aéreas estão investindo em projetos de compensação e desenvolvendo estratégias para reduzir suas emissões, incluindo iniciativas voltadas para pessoas jurídicas e físicas, além de projetos específicos de compensação como os voos de carbono neutro.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e sintetizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO